Em qualquer empresa, o marketing é um investimento muito importante. Afinal, é por meio de boas estratégias que será feita a comunicação com novos clientes e a fidelização com o público que já frequenta o estabelecimento. Por isso, quando o assunto é marketing para sorveteria, é preciso se apropriar de práticas específicas para ter resultados satisfatórios.

Pensando nisso, reunimos aqui 3 dicas de boas práticas de marketing para sorveterias focadas em otimizar as vendas do seu negócio. Continue a leitura e confira!

1. Realize promoções no momento certo

Você conhece bem seu negócio? Essa pergunta é essencial para o sucesso das promoções. Afinal, saber como a sorveteria funciona é o que vai garantir que suas estratégias sejam bem aplicadas.

Assim, uma das coisas que você precisa analisar é sobre os dias nos quais o movimento é mais fraco. A partir dessa informação, o empreendedor pode criar campanhas promocionais com o objetivo de manter a lucratividade nesses períodos de baixa clientela.

Por exemplo, se o dia da semana com menos movimento é na quarta-feira, crie a “Quarta da Casquinha”, que oferece uma casquinha grátis na compra de um açaí ou gelato. Dessa maneira, mais pessoas se sentirão instigadas a frequentar a sorveteria naquele dia e ainda, quem sabe, levar um amigo.

2. Ofereça produtos inovadores

Uma sorveteria não precisa vender apenas o tradicional sorvete. Aliás, vale destacar que há muitas outras opções, como picolé, açaí na tigela, milk shake, sundae, gelato, sorvete na taça ou na casquinha, petit gateau, banana split etc. Trazer novas alternativas para o cardápio da sorveteria é uma forma de atrair mais clientes, pois a inovação é um grande diferencial.

Além disso, pense que a estratégia de marketing pode vir mesmo de novos ingredientes e sabores. Pesquise as preferências do momento e busque outras opções além das tradicionais, como waffle, cookies, creme de avelã, capuccino, entre outras. Lembre-se ainda de que a própria aparência do produto funciona com uma ação de marketing, ou seja, procure trazer inovações para a decoração das taças, explore temáticas, tendências, datas comemorativas etc.

3. Invista em estratégias digitais

A atuação nas redes sociais é uma das principais dicas de marketing para sorveterias. Isso porque o perfil do estabelecimento é, muitas vezes, o primeiro contato entre a marca e os consumidores.

Na verdade, o uso das redes sociais deve ser associado a outras estratégias de marketing. Por exemplo, se definiu ofertas promocionais ou trouxe alguma novidade para a sorveteria, utilizar o seu perfil no Facebook ou Instagram para divulgar essas ações é essencial para atrair mais interessados.

O conteúdo postado nas redes também merece atenção. Nesse sentido, adotar boas práticas, como linguagem adequada, uso de imagens dos produtos, vídeos chamativos, é uma atitude importante para a estratégia digital. Além disso, estabeleça uma comunicação amigável, esteja sempre disponível para tirar dúvidas e estimule o engajamento com os posts, por meio de comentários e compartilhamentos.

Essas foram 3 dicas essenciais de marketing para sorveteria para otimizar as vendas do seu negócio. Esteja sempre atento aos resultados das estratégias que utilizar para saber o que funcionou e o que precisa de ajustes. Certamente, com atitudes como essas, sua marca se tornará referência no mercado.

Gostou das nossas dicas para otimizar o marketing da sorveteria? Então, que tal receber conteúdos como este no seu e-mail? Assine já nossa newsletter e tenha acesso a outras dicas.