Finamac
Sorveteria sustentável: confira 6 dicas para aplicar em sua empresa
16 de setembro de 2019
Categoria:

Sorveteria sustentável: confira 6 dicas para aplicar em sua empresa

O impacto humano na natureza é cada vez mais perceptível e, por isso, os negócios estão fazendo mudanças para evitar de contribuir negativamente com a emissão de gases que criam o efeito estufa e a poluição. Uma sorveteria sustentável é aquela que investe em estratégias para poupar matéria-prima e usar de maneira mais inteligente os recursos que tem.

Mas por que investir nesse conceito? As sorveterias sustentáveis têm um apelo com o consumidor, cada vez mais preocupado com o que consome e como isso impacta o ambiente ao seu redor e podem utilizar isso como um apelo de marketing. Além disso, a economia de energia e outros insumos proporcionada por práticas mais sustentáveis tornam as adaptações feitas em uma sorveteria mais vantajosas ainda para os empreendedores.

Confira algumas maneiras de deixar o seu negócio mais sustentável e veja como colocá-las em prática!

1. Repense as embalagens do seu negócio

O plástico é muito comum nas sorveterias: ele está presente nas embalagens utilizadas pelo consumidor, nos potinhos em que ele consome o alimento e, em muitos casos, nas colheres, pás e canudos utilizados para tomar sorvetes e milkshakes.

Recentemente, a polêmica com os canudos feitos com esse material, porém, levou muitos empreendedores a repensarem o uso do plástico e alguns governos estaduais e municipais a promulgarem leis que coíbem o uso dos canudos. Embora as sorveterias não precisem eliminar completamente o uso de plástico para serem sustentáveis, elas podem promover mudanças estratégicas para garantir que o consumo dessas embalagens e utensílios não tenha impacto tão grande no Meio Ambiente.

O plástico biodegradável é uma alternativa para repensar as embalagens da sua sorveteria. Feitos com matéria-prima vegetal, eles são absorvidos pela natureza em tempo menor do que os polímeros tradicionais, que podem levar até 100 anos para se decompor.

Mudar as embalagens do negócio e adotar o plástico verde também é bom para os negócios. Fabricados nacionalmente, os biopolímeros oferecem excelente custo-benefício e são eliminados completamente da natureza em um prazo de cerca de 120 dias servindo até como húmus na adubação e participando de processos naturais e sustentáveis como a compostagem.

2. Aprenda novas técnicas para produzir sorvetes

O quanto você sabe sobre sustentabilidade? Para tornar a sua sorveteria mais eficiente no consumo de materiais e manter a capacidade inovadora da sua empresa é preciso investir em mais conhecimento sobre o setor.

Fazer cursos para assimilar como melhor utilizar as máquinas da sua empresa e compreender as tendências de mercado vai lhe ajudar a entender que mudanças podem ser feitas na planta da sua fábrica de sorvete para torná-la mais sustentável.

Todo negócio tem particularidades e é apenas conhecendo cada uma delas que você poderá entender como fazer dele mais eficiente e sustentável. Cursos de reciclagem ensinarão para você as técnicas mais avançadas em prática no mercado.

3. Invista em tecnologia para uma sorveteria sustentável

Que tal investir em tecnologia para fazer com que a sua fábrica seja mais sustentável? Novas matrizes energéticas, como a solar, reduzem o custo por kW e tornam mais eficiente a utilização desse recurso tão valioso e onipresente na fabricação de sorvetes.

Mas há várias maneiras de repensar o uso de energia dentro da empresa. Sensores conectados à Internet das Coisas, por exemplo, vêm sendo utilizados com sucesso pelas empresas para monitorar o uso de energia elétrica e entender os padrões de consumo, a fim de reduzir a conta de luz sem afetar a produção.

Eles permitem detectar gargalos na produção que afetam as contas de energia e encontrar alternativas para barateá-la. Outras atitudes mais simples, como trocar as lâmpadas tradicionais por luzes de LED também contribuem bastante para poupar o recurso.

4. Adquira máquinas que poupam energia

Sabia que as máquinas utilizadas pela sua sorveteria influenciam bastante na capacidade que ela tem de ser sustentável? Há muitos diferentes tipos de equipamentos no mercado e apenas alguns deles contam com selos de qualidade que atestam sua capacidade de poupar energia. Na hora de montar a sorveteria ou atualizar o maquinário dela, leve esse aspecto em consideração.

Comprar uma máquina com tecnologia para poupar energia vai ajudá-lo a operar com margens de lucro maiores e mais eficiência e permitirá liberar orçamento para investir em outras técnicas de economia de recursos que citamos aqui.

5. Incentive bons comportamentos

Os consumidores também podem fazer sua parte nas sorveterias sustentáveis desde que sejam motivados pela marca. Instalar bicicletários no estacionamento da sorveteria ou oferecer descontos para quem chega até a sua loja utilizando alguma forma de transporte alternativo (como as bikes e os patinetes elétricos) é uma ótima ideia.

Mais que isso, o seu negócio pode fazer parcerias para que a entrega dos produtos seja feita com menos impacto para o meio ambiente. Redes de entregadores que utilizam esses meios de transporte alternativo para levar sorvetes para clientes em regiões próximas simplificam a vida do consumidor e reduzem o impacto ambiental da sorveteria.

6. Aposte em reciclagem

Como a sua sorveteria dispõe do lixo que produz? Separar metais, plásticos, papel e matéria orgânica para fazer o descarte adequado desses produtos é uma maneira de tornar o negócio mais sustentável.

A coleta seletiva é positiva para as economias locais, gerando renda e emprego para as comunidades e não exige muitos esforços de quem opta por praticá-la. Limpar e higienizar o lixo que a sua sorveteria produz, ensacando os produtos de forma adequada, é o primeiro passo.

Grande parte das cidades conta com o serviço de coleta seletiva e você pode implementar essa mudança no negócio educando colaboradores sobre a importância de reciclar e tornando essa prática padrão dentro da empresa.

Sustentabilidade não é só uma tendência e sim uma nova visão de mundo. Para que a sua empresa se mantenha competitiva e consiga atrair consumidores nos próximos anos, ela terá que se adaptar a essa maneira de ver as coisas. Com as dicas que aprendeu aqui, é possível tornar a sua sorveteria sustentável no longo prazo e fazer com que ela seja ainda mais eficiente.

E aí, o que achou dessas melhores práticas para fazer da sua sorveteria sustentável? Tem alguma técnica ou recurso que já utiliza na sua empresa? Não se esqueça de compartilhá-la com a gente pelos comentários!

Compartilhar: 

One comment on “Sorveteria sustentável: confira 6 dicas para aplicar em sua empresa”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também:

magnifiercrosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram