O sorvete é uma das sobremesas mais consumidas em nosso país, em 2016, por exemplo, foram mais de 1 milhão de litros. Exatamente por isso, ele incorpora muito das culturas locais e, assim, há diversas variedades de sabores de sorvete. Por exemplo, no Japão, um sabor extremamente popular é o sorvete mocha, feito com chá verde! Mas e, no nosso país, o que tem feito realmente sucesso? 

Para você ficar por dentro dos sabores de sorvete mais consumidos atualmente, preparamos este post. Continue a leitura e não deixe de oferecer essas opções!

1. Baunilha (Creme) 

O tradicional ainda é muito popular, de acordo com a Associação Internacional de Laticínios, o sorvete de baunilha foi a escolha entre todos os sabores de sorvete de 29% da população mundial. O primeiro registro desse sabor data do ano de 1500, sendo produzido pelos astecas. Ele foi apresentado aos conquistadores espanhóis quando viajaram pela Mesoamérica. 

Acredita-se que o sorvete de baunilha tenha sido inventado na Ásia no século XIV. A distribuição de sorvetes do Oriente para a Europa aconteceu quando os mouros e os árabes viajaram para a Espanha, levando o conhecimento da refrigeração. 

No início do século XVIII, italianos e franceses faziam sorvete de baunilha ou sobremesas de baunilha congeladas, fazendo misturas suaves com açúcar, ovos e gemas.

2. Chocolate

Não deveria ser uma surpresa que o sorvete de chocolate esteja em segundo lugar na lista dos sabores mais populares. Ele foi criado em Nápoles, na Itália, por volta de 1692. Na época, o chocolate quente foi transformado em uma sobremesa congelada tendo o sorvete de baunilha como base.

No entanto, o sorvete de chocolate apenas se tornaria popular no final do século XIX. Naquela período, os imigrantes italianos trouxeram a receita e começaram a compartilhar com seus novos vizinhos.

Atualmente, o sabor leva em sua receita ovos, creme, açúcar, sorvete de baunilha e cacau em pó. No entanto, o licor de chocolate é frequentemente adicionado para intensificar o sabor.

3. Morango

Um sorvete fresco de morango sempre cai bem em dias quentes, não é mesmo? Atualmente, a receita desse sabor é normalmente feito com morangos frescos ou com o aroma da fruta, que são batidos juntamente com baunilha, ovos, creme e açúcar. 

O famoso sorvete rosa tem uma reputação icônica, em 1813, o sabor foi servido na segunda posse de James Madison, o quarto presidente dos Estados Unidos, um homem saudado como o “Pai da Constituição” por seu papel na elaboração do Constituição dos EUA. Um legado bastante sério para um sabor de sorvete tão divertido.

4. Napolitano

Criado pela primeira vez no final do século XIX, o sorvete napolitano apresenta os blocos de sorvete de morango, de chocolate e de baunilha, colados lado a lado no mesmo recipiente, sem nenhuma divisória entre eles. Embora algumas marcas misturem os sabores com um efeito de redemoinho, esse método de bloqueio de cores é o mais famoso. 

O sorvete napolitano foi nomeado por suas origens italianas. Acredita-se que os três sabores dos sorvetes eram tão popular entre os imigrantes napolitanos nos EUA, que os produtores locais resolveram misturá-los em um. 

5. Flocos

Esse sabor é uma adaptação brasileira de um sorvete muito famoso nos EUA, o “chocolate chips”, feito com gotas de chocolate. Como elas não são tão comuns no país, os brasileiros criaram um sabor utilizando as raspas do chocolate.

Uma das formas mais difundidas para a produção desse sabor é a mistura de chocolate derretido ao sorvete, pois ao entrar em contato com as baixas temperaturas o chocolate se solidifica e ao ser agitado, transforma nos flocos que tantos adoram.

6. Cookies ‘n’ cream

Quando o assunto é sorvete, os EUA são a maior influência atual. Um sabor tipicamente americano tem sido o favorito dos brasileiros. Ele consistem em misturar à base do sorvete de baunilha ou chocolate uma quantidade razoável de biscoito, geralmente recheado ou com gotas de chocolate.

Ele ficou popular por unir as sensações do gelado com o crocante. Dessa forma, é possível morder e sentir o biscoito esfarelando na boca, enquanto sente o sabor do sorvete. 

7. Coco

Até agora falamos de muitos sabores europeus e norte-americanos que conquistaram o mundo. Chegou o momento de sobre uma invenção tipicamente brasileira que conquistou o mundo. Acredita-se que o sorvete de coco tenha sido inventado no Rio de Janeiro, onde misturava-se a base de leite de vaca batido com a água e flocos de coco.

Com o tempo, variações foram sendo criadas, como o prestígio (feito com a base de sorvete de chocolate) e o coco queimado. Atualmente, nos EUA, as grandes sorveterias vendem diferentes sabores com o sorvete de coco para acompanhar. 

8. Passas ao rum

Geralmente, os mais jovens não são fanáticos por esse sabor. Porém, à medida que seus paladares amadurecem, o sorvete de passas ao rum passa a ser um dos campeões, indispensável em qualquer sorveteria.

O leve sabor alcoólico do rum acrescenta meio azedo e meio amargo, o que é contrabalanceado pelo doce das passas. Além disso, elas ficam durinhas em baixa temperatura, adicionando um toque de crocância ao morder.

9. Café

Outro campeão, principalmente entre os adultos amantes de cafeína, é o sorvete de café. O gosto amargo da bebida é perfeita para quem tem o paladar mais exigente, podendo ser combinado com diversos outros sabores, como baunilha e chocolate. 

Além disso, esse sorvete cai muito bem em shakes, os chamados frapuchinos. Com isso, ele é um sucesso para quem não quer tomar uma bebida quente em um dia de verão, mas não abre mão do seu café diário.

Para estabelecer um empreendimento de sucesso é preciso contar com os principais sabores de sorvete no cardápio. Por isso, se você pretende possuir uma sorveteria de sucesso, não deixe nenhuma das opções acima de fora. Há desde opções tradicionais, como o flocos e o chocolate, e as novidades, como o cookies ‘n’ e o café. O importante é sempre saber o que seu público deseja e atendê-los!

Gostou de conhecer um pouco mais sobre os sabores de sorvete mais consumidos? Certamente algumas dessas curiosidades não eram do seu conhecimento, não é mesmo? Por isso, aproveite para compartilhar esse conteúdo nas suas redes sociais.

Powered by Rock Convert