Passar de funcionário a empreendedor é sempre um grande passo. Por isso mesmo, ele deve ser dado com todo o cuidado, especialmente em um ambiente cada vez mais concorrido como no panorama atual. Felizmente, se você souber como fazer uma análise de mercado, pode minimizar a maior parte dos riscos envolvidos.

Como o nome já diz, uma análise de mercado é, basicamente, buscar informações que facilitem a criação e o sucesso da sua empresa. Sem esse conhecimento, o início do seu trabalho tende a ser bem mais difícil.

Para evitar desperdício de investimento e ajudar você a começar do jeito certo, separamos, neste post, alguns passos simples para analisar o cenário do seu negócio. Acompanhe!

Conheça a situação da área em que pretende atuar

Não há como fazer uma análise de mercado sem entender em qual deles você pretende atuar. Será uma forma de indústria? Prestação de serviços? Produtos artesanais? Esse é o ponto central de todas as suas decisões empresariais. Então, é melhor começar a aprender desde já.

Primeiramente, você deve descobrir se essa área de atuação é viável hoje ou não. Dependendo do local e de outros fatores de mercado, pode ser que um negócio não esteja muito promissor. Será que há um bom público consumidor? Os fornecedores aos quais você tem acesso são bons? Mais uma vez, questões simples que fazem toda a diferença.

Estude seu público-alvo

Depois de entender o seu setor de forma geral, é hora de conhecer seus potenciais clientes. Se não há consumidores suficientes, então sua empresa não terá renda para se manter e crescer. Felizmente, graças à tecnologia digital e à internet, é bem fácil obter essas informações.

Primeiro, você deve estabelecer um perfil de consumidor ideal, incluindo faixa etária, poder aquisitivo, principais problemas etc. Entender as dores dos seus clientes será muito útil na hora de desenvolver produtos que ofereçam soluções reais.

Acompanhe o trabalho dos seus concorrentes

Alguns acreditam que há como fazer uma análise de mercado apenas olhando para o próprio negócio. Porém, isso está bem longe da verdade. Se você pretende superar seus concorrentes, é melhor saber o que eles estão fazendo e como.

O primeiro objetivo aqui é entender quais padrões as outras empresas já estabeleceram para o mercado. Faixa de preço, prazo de entrega, qualidade de atendimento etc. Isso também ajuda a revelar as áreas nas quais o setor ainda é deficiente, mostrando uma boa oportunidade para construir o diferencial do seu negócio.

Leve em conta as projeções para o futuro

O fato de um sistema estar funcionando hoje não significa que ele vai funcionar daqui a um mês ou um ano. Felizmente, dentro do mundo dos negócios, cada setor costuma dar sinais de que vai se expandir ou retrair com alguma antecedência.

Antes de fazer seu investimento, volte ao seu estudo do setor e verifique se os próximos meses também favorecem seu novo negócio. Se o mercado estiver em expansão, você pode aproveitar essa onda de crescimento. Caso se encontre em retração, será melhor buscar outra oportunidade.

Com esses passos, você já sabe como fazer uma análise de mercado e se preparar para investir no próprio negócio. Quer tirar mais alguma dúvida ou acrescentar alguma informação? Conte para a gente nos comentários!