Os dias quentes já estão batendo em nossa porta e nada como algo gelado para refrescar. Você pensa em começar um negócio aproveitando a primavera-verão? Quer ser um dos empreendedores de sucesso no ramo de sorvetes?

As opções são grandes: sorvetes premium, vegano, gourmet, orgânico e tradicional fazem com que as empresas atinjam públicos específicos. E você acredita que até os cachorros e gatos se tornaram foco neste mercado? Conforme a Mintel, agência de inteligência de mercado, foi traçada uma perspectiva de crescimento de 81% desse tipo de negócio até 2020.

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS) informou que o consumo de sorvetes no país passou de 686 milhões de litros no ano de 2003 para mais de 1 bilhão em 2016. Sendo assim, nosso país se tornou o 10º maior produtor mundial e o 11º maior consumidor. O que achou dos números?

Para se tornar um grande empreendedor, conheça e se inspire nos empresários de sucesso do mercado de sorvetes. 

1. Frutos do Cerrado

Frutos do Cerrado, conhece essa marca? A fábrica está instalada em Goiânia (GO) e Uberlândia (MG) e abastece 58 lojas franqueadas nos estados de Goiás, São Paulo e Minas Gerais. Sabores? Eles têm do que você imaginar: pequi, jatobá, cajá-manga, brejaúba e mangada são alguns deles, mas, no menu, constam mais de 54 opções para não botar defeito.

Ismael Almeida, sócio e diretor da empresa, informa que os sorvetes fazem o maior sucesso e tem até fila para adquirir sua franquia. Tudo é feito com muito critério, desde a parceria com pequenos produtores, colheita (só de 70% dos frutos), preservação ambiental (mantendo a riqueza da biodiversidade que há no Brasil), até a gestão da empresa.

2. Creme Mel

Mais uma companhia de sorvetes sai de Goiânia para ganhar o Brasil: a Creme Mel, fundada por Antônio Benedito dos Santos em 1988, após desistir de sua profissão de motorista de ônibus. Somando o lucro dos sorvetes a venda de um carro, a empresa começou a crescer, e, assim, um investimento foi puxando outro. Em 1996, comprou o prédio da fábrica atual, no valor de R$ 1 milhão.

Como utilizava leite de vacas Jersey, seu ex-chefe Odilon Santos acabou se tornando sócio, por ser produtor dessa raça de gado. Isso fez com que a produção hoje chegasse a 33 mil picolés por hora e 15 mil litros de sorvetes por hora. O mix de sabores é distribuído em Goiânia (GO), Uberlândia, Montes Claros, Betim (MG), Palmas (TO), Vitória da Conquista, Imperatriz e Brasília.

3. Shakerama Shake e Delícias

O empresário Luciano Rodrigo de Souza viu em sua demissão da rede de sorveteria que gerenciava a oportunidade de colocar em prática todo o seu conhecimento em seu próprio negócio; nasceu aí a Shakerama Shake e Delícias, em 2015, na cidade mineira de Araxá.

Seu investimento inicial consumiu suas economias de anos de trabalho — R$ 400 mil. Com o sucesso da sorveteria, Luciano abriu mais duas lojas: em Jacareí (SP) e Canavieira (BA). Em abril de 2017, entrou para o mercado de franquia com loja física e quiosque. 

4. Chiquinho Sorvetes

Inaugurada em 1980 em Frutal (MG), Isaias Bernardes abriu sua primeira empresa batizada com o apelido de seu pai, Chiquinho Sorvetes. O negócio foi dando certo e expandiu para Guaíra (SP), e, em 2010, já tinha 80 unidades. Com esse crescimento, a Chiquinho Sorvetes logo deu início aos processos de franquias.

5. Ice Pet

Produzindo mais de 30 mil potes por mês, a Ice Pet do empreendedor Paulo Silva percebeu o quanto o calor incomodava os animais e viu no sorvete um mercado potencial para investir e refrescar os bichanos. Os sorvetes não contem açúcar, gordura e lactose. São vendidos em sabores variados, desde frutas até salmão, não trazendo nenhum mal à saúde dos pets.

Em 2012, Paulo ficou sabendo que a fábrica já existente estava sendo vendida, gostou do conceito e da proposta e resolveu comprar. De dois pontos de vendas que já tinha, expandiu o negócio para mais de 140 e entrega no Brasil todo. 

Características de um empreendedor de sucesso

Gostou de ver o sucesso de quem apostou e se deu bem na área de sorvetes? Para chegarem ao topo, todos eles tiveram atributos essenciais de um bom empreendedor. Confira quais são, a seguir.

  • iniciativa para começar seu próprio negócio, resolver os problemas que apareciam, tomar as decisões que lhe pareciam mais acertadas e divulgar sua marca;
  • planejamento para saber como e onde chegar, monitorar os resultados e se dedicar ao máximo para melhorar todos os setores;
  • perseverança para driblar os momentos inesperados, por mais difíceis que sejam, buscando as melhores soluções para o momento assumindo os riscos;
  • controlar as finanças para não passar apertos em fases de sazonalidade ou ser surpreendido por situações complicadas da economia;
  • autoconfiança para apoiar a si próprio e acreditar que seu sonho irá dar certo, pois está comprometido com o empreendimento;
  • saber se comunicar bem com funcionários e clientes para evitar conflitos e desentendimentos, fazer networking para fortalecer os negócios;
  • manter-se informado não somente por noticiários, mas com a atualização de conhecimentos referentes ao seu ramo de atuação.

O que achou dos exemplos desses empreendedores de sucesso? O mercado é promissor, e com as orientações corretas, podem se tornar uma boa fonte de renda. Visto que o mix de produtos e sabores atendem clientes específicos ou até mesmo, diversos. Você se considera com o perfil deles de pró-atividade, planejamento, controle financeiro e espírito de risco? Mantenha-se informado e curta nossa página no Facebook