Se você tem uma sorveteria, seja ela de pequeno ou grande porte, com certeza já ficou com dúvidas sobre como evitar desperdício de alimentos. Afinal, esse é um dos grandes desafios das sorveterias, pois é um problema que afeta diretamente o seu faturamento.

Quer aprender a driblar esse empecilho? Então, continue lendo este artigo para aprender como evitar desperdício e melhorar a lucratividade da sua sorveteria.

Conheça seu fluxo de caixa

Uma das dicas mais preciosas que podemos dar é: conheça seu negócio. Em quais meses você vende mais e em quais tem menos vendas? Que produtos estão com baixa saída? Essas são algumas das perguntas que você precisa saber responder se quiser aprender a evitar desperdício na sorveteria.

Isso porque, a partir das respostas, é que será possível fazer uma previsão dos períodos de menor faturamento para já se preparar e controlar a entrada de produtos. Por exemplo, o mês de agosto costuma ser menos lucrativo que julho, período de férias escolares. Isso quer dizer que manter a mesma quantidade de entradas no estoque para esses dois meses pode lhe causar prejuízo e, assim, desperdício de itens.

Controle o estoque

Aliada à dica anterior, está a administração de estoque. Afinal, uma das maiores preocupações de quem trabalha com alimentos deve ser o controle minucioso das datas de validade de cada um dos seus produtos. Além disso, é importante que se tenha extremo cuidado ao armazená-los, pois, caso contrário, é possível que os itens do estoque venham a estragar — o que geraria um grande prejuízo.

Por isso, uma solução para evitar desperdício da sua sorveteria é gerenciar rigorosamente o seu estoque para ter informações precisas sobre quais produtos devem sair primeiro, além da quantidade que deve ser adquirida nas próximas reposições.

Faça promoções

É época de frio e chuva, e o movimento caiu? Que tal promover ofertas para manter rotatividade de clientes e não deixar que as vendas caiam? Essa é uma maneira eficaz de evitar o desperdício mesmo no inverno.

Você pode oferecer desconto para quem trouxer um amigo ou ofertas de “compre um e leve dois”. Tudo isso é válido para chamar a atenção dos consumidores e motivá-los a frequentar o estabelecimento. O resultado positivo dessa ação é evitar que seus produtos fiquem parados na vitrine e corram o risco de desperdício. Contudo, lembre-se de planejar bem as promoções!

Engaje sua equipe

Pouco adianta que você esteja focado em combater desperdício se sua equipe ainda não adotou boas práticas para evitar esse problema, concorda? Por essa razão, é importante incluí-los efetivamente nessa missão.

Para isso, você pode ajudar a conscientizar seus funcionários sobre a importância das medidas descritas até aqui. Além disso, ofereça um treinamento adequado sobre o controle e armazenamento dos produtos, para que eles estejam realmente preparados para diversas situações.

Aprender como evitar desperdício deve ser uma atitude primordial para quem quer melhorar o faturamento da sorveteria. Portanto, além das dicas que apresentamos aqui, procure trazer criatividade para a administração do negócio. Por que não criar novos sabores para seu cardápio com ingredientes que estão em bom estado, mas que seriam desperdiçados? As possibilidades não têm fim!

Se o controle financeiro do seu estabelecimento é um assunto importante para você, não deixe de conferir, também, nosso post sobre boas práticas para reduzir custos na sorveteria!