A máquina de açaí é um equipamento indicado para empresas que pretendem produzir o alimento no local. Ela uniformiza o processo de produção do creme de açaí, torna mais fácil a entrega de um produto consistente e com a textura ideal e, quando falamos em máquinas industriais, automatiza o processo para que a sua empresa consiga produzir em maior escala.

Cada uma delas cria bateladas do produto, o que faz com que sejam capazes de atender a demanda de lojas próprias ou de uma distribuidora. Neste artigo falaremos mais sobre o mercado de açaí e dos equipamentos necessários para produzir esse creme que é sucesso entre os brasileiros. Confira!

Por que investir em máquinas de açaí?

O açaí é um dos produtos mais consumidos no Brasil. Em 2010, a produção da fruta somava 709.000 toneladas e desde então só cresceu. Mesmo na entressafra, a demanda pelo alimento é tão grande que os preços da matéria-prima do creme de açaí aumentam consideravelmente.

Esse alimento saudável e cheio de benefícios para a saúde tornou-se particularmente popular entre os praticantes de exercícios físicos e por pessoas que não podem consumir sorvetes, por intolerância à lactose ou qualquer outra necessidade especial.

Investir na área é dedicar-se a criar um produto 100% nacional, com excelente sabor e muito procurado pelos clientes.

Por que comprar uma máquina da Finamac?

As vantagens das máquinas da Finamac são os padrões de produção do produto. Mesmo os equipamentos artesanais trabalham com extração baseada na temperatura, o que garante consistência de textura e sabor. O sistema de partilha eletrônica do batedor é outro diferencial e ajuda a evitar picos de energia que prejudicam os componentes externos.

As máquinas industriais são digitalizadas, ou seja, podem ser controladas de maneira precisa. Como se tratam de equipamentos de alta produção, há segurança como leitores de pressão para evitar que erros do operador causem grandes problemas.

O produto ainda entrega uma excelente experiência de uso, contando apenas com três botões que permitem fazer toda a máquina funcionar.

Qual o equipamento mais adequado para o meu negócio?

Produzir sorvetes e açaís são dois processos bem diferentes. Nem todas as máquinas que produzem o primeiro são capazes de bater o segundo. Isso se deve ao fato de que o fruto do açaí é muito resistente e contém sementes, o que faz com que ele seja bastante abrasivo.

Por isso, mesmo em um processo de produção artesanal, vale a pena investir em uma máquina especializada que não só ajudará você a produzir um alimento de melhor sabor e qualidade, mas também durará mais na sua linha de produção. As máquinas que listamos abaixo são todas resistentes à abrasividade do produto e capazes de produzir um açaí de alta qualidade.

Açaí Mixer

Todas as máquinas de sorvete que a Finamac comercializa são capazes de fazer também açaí. A diferença é que, para produzir esse alimento, é necessário adquirir um mixer ou triturador. É ele que processa o açaí para que se possa fazer o creme.

Liquidificadores não têm hélices resistentes o bastante para processar gelo, o que reduz a velocidade de produção do creme de açaí. Para cada batelada, é necessário esperar que o gelo descongele, o que reduz a escala da produção consideravelmente e pode ocasionar a oxidação do produto.

O tempo para a pedra de açaí degelar é de cerca de 3 horas. Por isso, trabalhar sem um mixer não é indicado nem mesmo para quem produzirá pouco produto ou o para atender a uma única loja, por exemplo.

O Açaí Mixer faz ambos os processos de quebra e derretimento e trabalha com, pelo menos, 80 kg de açaí por batida.

Kit Pro 4

A Pro 4 é a menor produtora da linha de máquinas da Finamac. Ela é capaz de bater 10 litros em cerca de 8 minutos, que podem ser retirados em duas caixas de 5 litros ou uma caixa de 10 litros.

A cada hora o produtor pode tirar de seis a oito caixas, por isso, essa é uma máquina indicada para as empresas que têm metas, como vender 20 caixas por dia. Para completar essa demanda são necessárias apenas 3 horas.

Assim como a Pro 16, sobre a qual falaremos a seguir, a Pro 4 é uma máquina para produção artesanal de açaí. Em plantas contínuas, de escala industrial, é preciso adquirir um equipamento mais robusto, como a Super C ou a Super C Plus.

Pro 16

A Pro 16 é recomendada para produções artesanais, mas produz uma quantidade maior de açaí do que o equipamento mencionado no tópico anterior. É possível fazer cerca de 12 caixas por hora, ou algo entre 30 a 50 caixas por dia.

Para uma empresa com demanda ainda maior que essa, o indicado é buscar máquinas industriais como as Super C.

Super C

Dentre as marcas vendidas pela Finamac para a produção industrial de açaí temos a Super C. Ela é parte integral para uma produção intermediária, que precisa tirar de 14 a 15 caixas de açaí por hora.

Da mesma forma que outras máquinas de produção contínua, como a Super C Plus, ela não exige que a calda seja adicionada aos produtos em intervalos pré-determinados. Caldas são bombeadas automaticamente de dentro de tinas, tanques ou trituradores (tanques de mais de 80 litros).

Não é preciso investir muito tempo operando a máquina, que faz grande parte do trabalho de produção sozinha. Automatizar a planta, poupar em mão de obra e investir dinheiro em outras áreas do negócio fica mais fácil com esse tipo de produto.

Super C Plus

A Super C Plus é a máquina mais robusta da Finamac, recomendada para empresas que têm metas maiores, como a produção de mais de uma tonelada de açaí todos os dias. Ela consegue entregar de 25 a 30 caixas por hora, ou seja, 250 a 300 kg de açaí a cada 60 minutos.

A aquisição de uma marca, porém, depende da sua demanda e orçamento. Há equipes que produzem quantidades bem altas de açaí todos os dias em máquinas artesanais, enquanto outras fazem volumes menores do alimento em máquinas industriais. A referência de produção por hora é indicada aqui para que você consiga definir qual oferece o melhor custo-benefício para as necessidades do seu negócio.

A maioria das marcas produzidas pela Finamac são comercializadas também em kits, que integram um mixer e uma batedora. Na nossa página de produtos você encontra esses kits e pode ver mais detalhes sobre cada item que os compõem.

Gostou de conhecer melhor as opções de máquina de açaí disponíveis no mercado? Fale agora mesmo com um de nossos especialistas para descobrir qual é a melhor para o seu negócio!