Você está abrindo uma sorveteria ou ampliando a sua? Será que vale a pena comprar uma máquina de sorvete usada ou uma nova? Você sabe analisar o equipamento para reconhecer suas vantagens e desvantagens? 

Ao fazer uma aquisição de máquinas para sorveteria, é indicado considerar fatores importantes para que não tenha problemas com custo, manutenção, limpeza, peso, entre outros. O equipamento certo é imprescindível, afinal, ele que conseguirá produzir o suficiente para atender seus clientes. 

Se sente insegurança se está fazendo (ou não) a melhor compra, não se preocupe! Neste post você saberá o que deve ser avaliado. Acompanhe! 

Vantagens e desvantagens de uma máquina de sorvete usada e de uma nova 

Pesquisar as opções entre máquinas usadas e as novas é importante para que se tenha parâmetros quanto ao custo-benefício e saber de que maneira isso impactará no seu negócio. 

Custo 

Ao comprar uma máquina usada, veja se não precisará de reparos pontuais ou troca de peças em pouco tempo. Antes, consulte o catálogo de suprimentos do fabricante para saber a vida útil do maquinário e os custos de reparos.

Analise as datas de trocas para saber se logo que adquirir o produto já não terá que gastar com ele, além de seu prejuízo se a máquina tiver de ficar parada para conserto. 

Por outro lado, com uma máquina nova, você não terá nenhuma dor de cabeça, pois há garantia de 12 meses para qualquer reparo ou substituição. O equipamento vem atualizado com novas tecnologias, proteção contra sobrecarga, ciclo de trabalhos mais longos, gerando mais produtividade. 

Outra vantagem é a redução no número de funcionários devido à boa operação que a máquina de sorvete nova proporciona. 

Necessidade de manutenção 

Ao escolher um equipamento usado, verifique o processo de manutenção preventiva. Caso aconteça algum problema, avalie se está dentro da garantia do fabricante ou revendedor.

Para a máquina usada estar sempre trabalhando, a manutenção é uma constante. Geralmente, por ser um produto de segunda mão, não costuma vir com garantias. Mesmo em boas condições, ela é necessária. Por isso, avalie a procedência.  

Se você optar por uma máquina nova, não terá de se preocupar com os defeitos e nem incluir os reparos no seu custo, até porque, hoje, algumas garantias têm se estendido por até cinco anos. Assim, será que a máquina usada de sorvete é vantajosa? 

Peso 

Outra vantagem interessante de uma máquina nova está no peso total que, devido às novas tecnologias e aos designs criativos, tem proporcionado equipamentos mais leves e com maiores funcionalidades e de fácil transporte. 

Um equipamento de sorvete mais antigo será mais pesado e maior, tomando mais espaço em sua sorveteria. Pense na dificuldade de ficar tirando ele do lugar para poder realizar a limpeza de seu estabelecimento e, consequentemente, estragando o piso. 

Garantias 

Independentemente se o seu investimento é para iniciar um negócio ou ampliar o já existente, é um valor nada barato. Assim, é preciso considerar a garantia de retorno nesse momento de compra. 

Caso a aquisição seja via financiamento de equipamentos, a financeira exige uma garantia fundiária para emprestar esse dinheiro. Muitas vezes, o bem não pode ser substituído ao longo do contrato, ficando preso até acabar o mesmo. E os juros de um equipamento usado são mais caros que um novo. 

Eficiência 

Veja a eficiência de uma máquina usada, pois um equipamento que produz muito em determinadas horas e ficara parado nos demais tem custo menor em relação a um que trabalha o dia todo em baixa produção. 

A relação custo-benefício de uso da máquina está ligada ao tempo de operação dela. O indicado é aproveitar o máximo da capacidade em um menor tempo para evitar a subutilização. Por exemplo, poderá adquirir uma máquina de sorvete usada com capacidade menor para trabalhar 100% o dia todo. 

Como uma máquina nova tem uma tecnologia avançada, tudo já foi pensando quanto à capacidade. Dessa forma, poderá produzir o seu sorvete em um espaço de tempo menor, obtendo mais eficiência na sua produção.   

Limpeza 

Para fazer a limpeza do equipamento usado, analise se não terá de chamar uma empresa de refrigeração ou outro especialista para o serviço, a frequência e o valor a ser pago. Esse custo deve entrar nas vantagens e desvantagens de um equipamento de segunda mão.  

Se os cuidados com a higiene não forem adequados, a máquina de sorvete terá baixo rendimento, prejudicará a consistência do produto, aumentará o consumo da energia, e a sujeira forçará a máquina a trabalhar. 

Atualmente, as máquinas de sorvete novas vêm com sistema de limpeza facilitado. De forma prática, você mesmo poderá fazer a higienização. Viu como fica mais fácil? 

Compare 

Certifique-se de que está comprando a máquina direto do proprietário, pois pode haver intermediários que cobrarão uma comissão, e isso onerará seu investimento, já que é um produto usado. O mesmo não acontece com uma máquina nova que é vendida direto da fábrica ou do revendedor autorizado. 

Lucratividade 

Custo, manutenção, limpeza e eficiência precisam ser avaliados para a sua lucratividade numa compra de máquina usada, uma vez que poderá dificultar a margem de lucro. Com um equipamento novo, sua sorveteria terá lucros altos de até 300% e um sorvete de melhor qualidade. 

O que deve ser considerado na sua compra 

Antes de comprar uma máquina de sorvete usada, estude o tamanho e a expectativa de crescimento da sorveteria como estratégia para investimento, quem é seu público-alvo e de quanto será a sua demanda. Isso proporcionará escolher a máquina que suprirá as necessidades do negócio. Analise a posição que ocupa dentro do mercado em que vive. 

Consulte profissionais mais experientes para não se arrepender depois. Conhecimento a mais é uma sabedoria e serve de experiência em uma tomada de decisão para que obtenha sucesso em sua empresa. 

Esperamos que este artigo sobre vantagens e desvantagens de uma máquina de sorvete usada possa ter esclarecido suas dúvidas quanto a custos, à necessidade de manutenção, a peso, a garantias, à eficiência, à limpeza etc. 

Caso queira saber mais alguma informação sobre o assunto e acrescentar alguma vantagem ou desvantagem que não foi especificada aqui, comente no post, e vamos continuar o debate!