Pensando em montar um negócio em sua casa? Esta tem sido e foi uma escolha feita por muitos empreendedores de sucesso para obter mais lucro com custos reduzidos. Afinal, o trabalho em casa não exige uma estrutura ou ambiente complexos para trabalhar, não acha?

Além de você poder ser seu próprio chefe, a possibilidade de ter horários flexíveis e estar junto da família tem contribuído para o crescimento desse tipo de negócio. No conforto do lar, mas com disciplina, ganha-se tempo para dedicar-se mais ao seu empreendimento.

Com algumas horas de dedicação e foco, é possível ter estabilidade financeira e até obter um lucro de mais de um salário mínimo por mês. Neste post, você vai conhecer algumas opções de máquinas que podem ser um bom investimento para você começar. Confira!

Veja opções de máquinas para trabalhar

Uma das melhores para investir são as máquinas de sorvete, picolé e açaí — produtos que têm apresentado crescimento de consumo no mercado brasileiro. Em 2017, por exemplo, as vendas ultrapassaram 1 milhão de litros, segundo a Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes.

Se você tem uma garagem ou algum cômodo desocupado, aproveite e comece o seu novo negócio. Para encontrar os maquinários necessários, busque em indústrias específicas que vão garantir um atendimento e suporte adequados.

Máquina de fazer sorvete  

Vender sorvetes tem grandes vantagens, afinal, vivemos em um país de clima quente. Mesmo no inverno o sorvete pode vir acompanhado de uma calda quente. Uma boa pedida, não é?

Desta forma, o consumo dos clientes e, consequentemente, o lucro, acontece o ano inteiro. Além disso, você terá um custo reduzido, pois o investimento será apenas na máquina, nos ingredientes e nas embalagens.   

O lucro dependerá de diversos fatores, mas pode chegar até mais de R$1.000,00 em um dia de vendas boas, se tornando uma fonte de renda para a família toda trabalhar e dividir os lucros.

Outro detalhe interessante é que a máquina de sorvete pode ser colocada em qualquer lugar que tenha passagem de pessoas ou mesmo para você montar uma fábrica pequena de sorvetes, picolés ou açaí para abastecer as sorveterias e outros comércios.

Uma sugestão é a máquina de sorvetes Pro 4. O equipamento é semi-automático e possibilita a fabricação de sorvetes de açaí, abacaxi, limão, chocolate, morango, baunilha etc.

O processo de fabricação dessa máquina é por batida, ou seja, quando estiver produzindo um sabor deve aguardar o batimento e congelamento para depois colocar outra mistura — esse tipo de sorvete é conhecido como artesanal ou de balde.

Outro ponto de destaque é que a máquina produz até 80 litros de sorvete por hora, com 12 litros por batida.

Máquina para fazer picolé  

Além de vender picolés na sua casa, você também pode abastecer as cantinas das escolas, lanchonetes, vendedores de picolés ambulantes, festas etc. Prático e de rápido consumo, o picolé agrada pessoas de todas as idades.

No mercado, encontramos três tipos de máquinas para picolés ideais para quem busca iniciar um negócio.

Turbo 8

A Turbo 8 é uma máquina semi-automática para produzir picolés de diversos sabores. Prática e rápida, fabrica de 200 a 250 picolés por hora.

O equipamento funciona com energia monofásica tanto para residência quanto para prédio comercial, apresentado bom custo-benefício. Além disso, a Turbo 8 é pequena (ocupa 40% do espaço), de simples manuseio e fácil instalação.

Mixer 15

Algumas pessoas iniciam a produção de picolés batendo a massa em um liquidificador industrial. Mas ele não é o equipamento correto para deixar seu produto com a devida qualidade.

Para a produção de picolés, o ideal é usar o Mixer 15, que emulsiona e homogeniza todos os ingredientes, incorporando ar na massa para que os picolés fiquem macios, dê melhor rendimento e lucratividade. É fácil de limpar e higienizar. Também é monofásico.

Kit 200

Se você busca algo mais completo, o Kit 200 pode ser uma boa opção. No kit, você terá as máquinas Turbo 8, Mixer 15 e, ainda, a seladora de embalagem e o Flex Unmold Tank.

Este último equipamento é um tanque com água aquecida eletronicamente, na temperatura ideal para mergulhar a forma de picolés. Termocontrolado, dá um choque térmico para soltar os picolés do molde. Com essa máquina também é possível inserir caldas de chocolate para fabricar picolés com cobertura de chocolate. Uma delícia, não é?

A seladora de embalagens, por sua vez, tem capacidade de 20cm de selagem. Ela também tem um pedal e barramento de metal para selar plásticos de polipropileno, laminados, biorientados, entre outros materiais.

Máquina para fazer açaí

O açaí está na moda e virou sucesso. Investir em uma máquina desta fruta pode ser uma alternativa em relação a uma loja de açaí. Afinal, de 2011 a 2016 os derivados de açaí representaram 22% em sucos, 12% em bebidas energéticas e esportivas, 9% em lanches, 7% em sobremesas e sorvetes, 5% na categoria láctea e 3% em doces e balas, de acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).  

Com um mercado promissor e o Brasil, grande produtor da fruta, você consegue encontrar ótimas máquinas no mercado.

Uma boa opção é o Kit Pro 4 + Açaí Mixer para produzir a massa. Por meio de um processo de fabricação por batida, segue as mesmas diretrizes do sorvete. Essa máquina tem capacidade para até 80 litros de açaí e a produção é capaz de pagar o investimento em curto prazo.

Uma grande vantagem é que, além de ser silenciosa,o açaí é produzido em poucos minutos, evitando formação de cristais de gelo!

As máquinas para trabalhar em casa oferecem boas condições de pagamento e ótimo custo-benefício. O importante é você identificar em qual nicho de mercado quer atuar e se tem perfil para gerenciar o próprio negócio.  

Lembre-se de que para ser empreendedor é necessário ser proativo, motivado, autorealizador, pesquisador entre outras características. Para se destacar ainda mais, fazer cursos de produção de sorvetes, picolés e açaí, bem como de gestão e marketing, faz toda a diferença!

Então, está animado para ingressar no mundo dos sorvetes, picolés e açaí? Então, não pode deixar de conhecer essas 8 dicas para ganhar dinheiro neste mercado.