O mercado de sorvetes está em constante evolução. Para agradar e surpreender consumidores, fábricas e lojas buscam entender melhor o paladar deles e desenvolver inovações que tornam o consumo dos alimentos gelados ainda mais prazeroso. Ficar de olho nas tendências do setor é a melhor maneira de colocar opções irresistíveis ao alcance das papilas gustativas dos seus clientes.

No artigo de hoje vamos mostrar o que está fazendo a cabeça dos produtores de sorvete em todo o país. Confira algumas alternativas que podem ser integradas à produção dessa sobremesa no seu estabelecimento! Vamos lá?

1. Opções livres de alérgenos

Entre as tendências para o mercado de sorvetes, nenhuma cria um diferencial competitivo como as opções livres de alérgenos. Hoje temos muito mais consciência sobre nossas alimentações, o que devemos fazer para nos manter na linha e preservarmos a saúde. Intolerância à lactose e dietas restritivas ao glúten se tornaram mais conhecidas e têm um papel na tomada de decisão.

Para manter os seus produtos atraentes é preciso abraçar essa tendência. Criar sabores e opções diferenciadas para o consumidor que tem restrições alimentares fará com que a sua sorveteria seja a primeira opção para ele. Ela trará novos clientes, que antes não podiam consumir o produto tanto quanto gostariam, e chamará a atenção de quem quer experimentar um estilo de vida mais saudável e, para isso, definiu algumas restrições alimentares.

Não é preciso parar de produzir os sabores tradicionais, mas manter uma separação entre os equipamentos que utiliza para fazer os dois tipos de sorvetes aumenta a higiene da fábrica e evita a contaminação dos produtos. Disponibilizar produtos exclusivos para quem precisa observar o que come e oferecer informações claras sobre eles já é o bastante.

2. Redução de corantes e conservantes artificiais

Da mesma maneira como nos tornamos mais conscientes sobre restrições, também passamos a fazer opções menos danosas, e isso muda a cara dos produtos que o cliente procura. Uma tendência no mercado de sorvetes é a criação de sabores que não contam com corantes artificiais, conservantes ou outros preservadores. Esses produtos in natura têm uma vida útil menor nos freezers, mas são bem-vistos pelo público e cada vez mais solicitados.

Oferecer essa alternativa para os seus clientes é uma maneira de motivá-los a consumir mais sorvetes e a voltarem à sua loja. Quando esse alimento perde o estigma como sobremesa rica em elementos artificiais, ele ganha espaço no mercado frente a outros alimentos cheios de açúcares e ingredientes pouco naturais.

3. Sorvetes premium

Não são só produtos mais naturais que os clientes procuram. Eles também estão migrando em direção a sabores mais complexos e são mais informados agora que no passado. O poder de compra do brasileiro aumentou bastante nos últimos anos e isso teve um impacto no estilo de vida e, claro, em como ele se alimenta.

Viagens ao exterior enriqueceram nosso paladar e fizeram com que conhecêssemos produtos diferentes do que aqueles que costumávamos encontrar no mercado nacional. É normal, então, encontrar consumidores exigentes que buscam não só um alimento para se refrescar no verão, mas também uma experiência gastronômica pela qual estão dispostos a pagar mais.

Sorvetes premium e gelatos artesanais aliam receitas inovadoras a ingredientes de alta qualidade e entregam a esse cliente não só sabores distintos, mas uma experiência de consumo aprimorada.

Isso influencia em todos os aspectos do negócio, desde o ambiente das sorveterias ao atendimento que ela disponibiliza. Ficar atento para essa tendência fará com que a sua loja venda e lucre mais.

4. Produções elaboradas

Sabores tradicionais, como chocolate, limão e maracujá, continuam tendo espaço no mercado. Há muitas pessoas que não abrem mão deles e há um motivo para serem a base dos cardápios da maioria das sorveterias. Porém, ambientes conceituados nos quais é possível encontrar produções elaboradas têm ganhado público e espaço, e neles é a combinação de texturas e sabores o grande destaque.

Crocantes, cremosos e ousados, os novos sorvetes vêm com coberturas que não faziam parte do self-service das sorveterias da nossa infância. A mistura de ingredientes é essencial para criar uma assinatura única para os estabelecimentos que os comercializam.

5. Insumos frescos e diferenciados

Toda a nossa preocupação com a saúde não se limita à busca por produtos que não contêm glúten, lactose ou que deixaram os conservantes de lado. Insumos naturais são populares hoje e o esforço que a sua empresa faz para adquirir matéria-prima de alta qualidade é notado pelos clientes.

Pense em produtos orgânicos, cardápios atualizados conforme a estação e na compra de frutas fornecidas localmente. Um bom sorvete é importante para conquistar o cliente, mas informações sobre a origem dos materiais que utiliza na confecção deles também.

6. Consumo em outras estações

No Brasil ainda se consome uma quantidade bem maior de sorvetes no verão e na primavera do que nas outras estações. Entretanto, as sorveterias têm tentado mudar isso. A oferta de produtos que são atraentes também no inverno, como sorvetes acompanhados de caldas quentes ou de petit gateau, representam o investimento que as empresas do setor têm feito para aumentar suas vendas fora de época.

Essa tendência continua em alta e, nos próximos meses, você verá a introdução de novos sabores nos cardápios das sorveterias. Customizar o que serve no outono e inverno para que o sorvete se mantenha popular é um desafio que os negócios da área têm levado bem a sério para manterem suas margens de lucro e a loja cheia o ano todo.

7. Inovações na produção

Além de tudo isso que mencionamos até aqui, há outra grande inovação passando a fazer parte do dia a dia das sorveterias. Trata-se da inclusão de novas formas de servir o produto, que trazem para a rotina do consumidor experiências de que ele sempre vai se lembrar.

Em São Paulo já existem estabelecimentos que servem sorvetes em nuvens de algodão-doce, por exemplo. Tecnologias para fazer com que o produto seja mais cremoso ou saboroso são outras inovações da indústria alimentícia para capturar consumidores.

O mercado de sorvetes integra, de forma contínua, uma porção de novidades para surpreender e cativar o público. Marcas que se preocupam em criar sabores e experiências são as mais bem-sucedidas e você deve estar atento às tendências do mercado para conseguir se destacar.

E aí, gostou de conhecer estas tendências para o mercado de sorvetes? Então compartilhe com os amigos em suas redes sociais!

Powered by Rock Convert