Finamac
Nomes de sorveteria: a importância de escolher o ideal
13 de novembro de 2019
Categoria:

Nomes de sorveteria: a importância de escolher o ideal

Ao começar um negócio, é preciso providenciar diversos fatores como fazer o planejamento, escolher o ponto comercial, abrir a firma, selecionar os melhores nomes de sorveteria e optar por um entre outros aspectos.

Esta última é importante porque o nome é um dos elementos que determinará a atração ou não do cliente por sua empresa. Por isso, ele tem que ser chamativo, fácil de ser pronunciado e pequeno, pois isso é uma parte do caminho para o sucesso que já estará cumprido.

Outro detalhe é registrar o nome da sorveteria para que ela tenha segurança jurídica perante o mercado. Sendo assim, aprenda agora como é esse processo.

Entenda o impacto que os nomes de sorveteria trazem para a loja

A escolha do nome para sua sorveteria é relevante porque será um dos fatores para que os consumidores comprem seu produto, além, é claro, de outros aspectos. Assim, deve ser apropriado para a atividade que será desenvolvida, pois há empreendedores que querem inovar tanto que provocam confusões junto a seu público.

Logo, o nome precisa informar que se trata de uma sorveteria e não de algo similar; desta maneira, os clientes procurarão seu negócio sabendo o que ele oferece. Você também pode usar um slogan para reforçar o serviço, como se explicasse o tipo de produto ou conceito que é praticado.

Desta forma, elabore uma estratégia para o reconhecimento de sua marca e produto criando um posicionamento favorável, visando ao fortalecimento do vínculo com seus consumidores. Saiba quem são eles, como se comportam no momento da compra e no dia a dia, por exemplo. Essas informações são relevantes para ajustar a divulgação ao público.

Com um nome forte, o trabalho de publicidade e marketing é mais lembrado pelos clientes, porque você pode oferecer, por exemplo, na primeira semana da inauguração uma ou duas horas de degustação a eles para que conheçam os sabores e possam indicar para outras pessoas.

Outra situação importante é a divulgação ao contratar influenciadores digitais para tornar a sorveteria conhecida na cidade ou região, como também ter páginas nas redes sociais, o que é imprescindível para os negócios neste século XXI. Afinal, como eles têm muito seguidores, haverá um aumento de curtidas na página da empresa e isso se converterá em novos clientes ao longo do tempo.

Aproveite, ainda, para fazer promoções em determinados dias, assim atrairá mais clientes, ocasionando por consequência um aumento de vendas e mais lucratividade.

Veja algumas dicas práticas para serem executadas

Estude os principais nomes das sorveterias da região

Pesquise os nomes das sorveterias que existem na sua região, cidade e na internet e escolha aqueles que combinem com seu negócio. No entanto, leve em consideração os tipos de sorvetes que elas oferecem e as palavras-chave que compõem os nomes.

Há aqueles sorvetes com sabores tradicionais, sorvetes premium, que são mais sofisticados com receitas exclusivas, outros direcionados a determinados públicos, como sem lactose, sem glúten etc. Analise se o nome pode demonstrar o que esperar do produto.

Inclua, também, na estratégia, a localização da loja para que as pessoas memorizem a marca para encontrar com facilidade a sorveteria, como também a característica do ambiente: se é colorido, mais sóbrio, neutro, mostrando, assim, a essência do negócio.

Conheça bem seu público

Não sabe nada sobre seu público-alvo? Então, é preciso conhecê-lo agora, pois ele irá ajudar na escolha do nome da sorveteria. Se criar um nome sofisticado e os clientes forem populares, isto não gerará identificação e vice-versa. Já parou em alguma loja e achou que o ambiente não era para você? Pense nisso.

Os consumidores precisam sentir a identificação com a marca. Desse modo, avalie o lugar em que será instalada a loja, os tipos de produtos que serão comercializados, qual público quer atingir e a classe econômica dele para que a sorveteria atraia as pessoas certas.

Faça um brainstorming com a equipe

Primeiramente, brainstorming significa tempestade de ideias. Chame algumas pessoas para auxiliarem nesta tarefa. Fiquem em uma sala confortável, distribua lápis, papel e use um quadro branco para que todos escrevam as ideias que forem surgindo ao longo do período. Divida a reunião em dois tempos.

No primeiro tempo, una o maior número de sugestões dadas quanto aos nomes de sorveteria. Não vale criticar as ideias dos outros, pois uma puxa a outra, visto que é um trabalho de equipe. Levante todas as sugestões dadas.

Em um segundo momento, vá eliminado aquelas que consideram não adequadas e selecione as que têm mais relação. Veja se as opções escolhidas são do agrado dos presentes e quais indicam como boas opções. Nesta parte, as críticas estão liberadas para que haja novas alternativas. Depois, façam uma peneira e selecionem de dois a três nomes de sorveteria como sendo os melhores e optem por uma.

Consulte o registro de marcas e patentes

Para não ter problemas jurídicos com o nome da sorveteria, após a escolha consulte-o no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual), que regulamenta o registro de marcas e patentes.

Verifique se não há outra empresa usando o mesmo termo, afinal é preciso que haja disponibilidade para que a sorveteria tenha um nome inédito e não responda por crime de plágio. Estando tudo certo, registre o nome da sorveteria, evitando, desse modo, que outras pessoas usem a mesma opção.

Crie o logotipo da sorveteria

Nome escolhido, agora é hora de escolher a representação gráfica, ou seja, o logotipo da sorveteria. Por meio dele, os clientes conseguem identificar a empresa onde quer que vejam o logo, principalmente nas peças que fazem parte do plano de marketing. Sendo assim, solte a imaginação, mas não invente muito, porque menos é mais neste quesito.

Resumindo, não se sinta perdido para escolher nomes de sorveteria para o seu negócio. Com essas dicas, você encontrará a opção certa e ainda poderá usufruir de boas campanhas de marketing, visando conquistar, como também fidelizar os clientes. Uma marca forte no futuro promoverá seu crescimento.

Agora que entendeu como proceder, siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn e YouTube para estar sempre bem informado sobre o mercado de sorvetes.

Compartilhar: 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também:

magnifiercrosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram