Planejar uma inauguração de sorveteria envolve uma série de fatores importantes que não podem ser desconsiderados, afinal, o evento é a primeira oportunidade de causar uma impressão positiva para o público. Sendo assim, traçar um plano com atenção sobre todos os detalhes da inauguração pode tornar o processo bem mais simples do que parece, além de não deixar brechas para imprevistos.

Desse modo, um dos primeiros aspectos a serem analisados diz respeito aos diferenciais que o seu negócio oferece em relação aos concorrentes. Isso porque, ao lançar algo novo no mercado, todo empreendedor quer se destacar no segmento e encontrar formas de conquistar o público. Assim, é preciso apostar na criatividade e divulgação para começar com o pé direito.

Vamos entender de forma prática como organizar uma inauguração de sorveteria? Confira a seguir dicas indispensáveis para fazer desse momento uma experiência bem-sucedida.

Ofereça treinamento aos funcionários

O sucesso de uma inauguração está relacionado, principalmente, à experiência que é proporcionada para o público. Ou seja, se a sorveteria conta com bons produtos e atendimento personalizado, as chances de fidelizar os clientes na primeira visita são muito maiores.

Sendo assim, ofereça treinamentos aos funcionários para que eles possam atender aos consumidores da melhor maneira possível. Inclusive, é o momento para ensinar a utilização correta de todos os equipamentos da sorveteria para que o atendimento ao cliente seja ágil e preciso para evitar filas e desconfortos.

Agende a melhor data

Imagine fazer todo o planejamento do evento de inauguração, mas acabar marcando no mesmo dia de uma comemoração importante perto da sua sorveteria. Certamente, isso afetará negativamente a abertura do seu empreendimento, afinal, a atenção do público será dividida.

Nesse quesito, a identificação do público-alvo mostra-se muito importante, pois a partir do conhecimento dos hábitos dos consumidores, será possível estabelecer a melhor data e horário para a inauguração da sorveteria.

Deixe o ambiente agradável

O conforto é imprescindível nesse setor. Afinal, o espaço reunirá pessoas que buscam um momento agradável com amigos e familiares. Portanto, a decoração é importante para deixar o ambiente com um clima adequado. Então, aposte em boa iluminação, móveis confortáveis e em cores que promovam a identidade visual da sorveteria.

Além do mais, cuide dos detalhes do dia da inauguração com antecedência, como a climatização do ambiente e a disponibilização de rede Wi-fi para o acesso dos clientes. Essas são questões importantes para os empreendedores que querem oferecer uma boa experiência já no primeiro contato.

Utilize as redes sociais para divulgar a inauguração

A divulgação é um detalhe que merece bastante atenção, pois uma boa estratégia de comunicação e aproximação com os futuros clientes é um dos itens essenciais para uma inauguração bem-sucedida.

Nesse sentido, crie perfis para a sua sorveteria nas redes sociais e produza conteúdos interessantes e descontraídos sobre o seu serviço e bastidores. Além disso, é uma boa ideia criar um evento na respectiva página do Facebook, uma vez que é possível concentrar todas as informações, como data, horário, local, entre outros detalhes.

Outra ideia é tirar boas fotos de seus produtos, como um sorvete de taça bem decorado, para fazer com que os seguidores já saibam o que esperar da inauguração da sorveteria. Incentive também que os clientes postem fotos no estabelecimento, marquem o perfil e usem hashtags correspondentes para que outras pessoas também conheçam seu espaço. Além disso, lembre-se de criar avisos nas redes que servirão como lembretes para o seu evento. 

Faça um evento de inauguração com atrações

Se a primeira impressão é a que vale, o melhor é procurar se destacar e proporcionar uma experiência marcante para o público, não é mesmo? Por isso, é importante planejar bem qual o tipo de inauguração é a mais adequada a se fazer.

Nesse caso, o primeiro passo deve ser conhecer o seu público-alvo. Trata-se de uma região com muitas crianças e adolescentes? Então, que tal oferecer atividades específicas para essa faixa etária e incluir um pequeno espaço com brinquedos? Esses diferenciais poderão atrair um público específico para o seu evento, além de mostrarem preocupação em agradar os consumidores.

Forneça promoções na semana de inauguração 

Promoções são muito bem-vindas em inaugurações, inclusive, são até esperadas. Contudo, é preciso fazer um planejamento para não acabar tendo um prejuízo. Assim, procure promover aqueles produtos em que você tem mais lucro, para que as ofertas não prejudiquem suas finanças.

Na verdade, existem várias formas de atrair consumidores com promoções na semana de inauguração. Por exemplo, se a ideia é fazer campanhas com foco na fidelização, uma dica é oferecer um percentual de desconto para aqueles que trouxerem um amigo ao estabelecimento. Afinal, com a qualidade do produto e o bom atendimento, certamente o cliente voltará espontaneamente à sua sorveteria.

Explore várias formas de divulgação

Como dissemos, a divulgação é fator primordial, porém, ela não precisa ficar apenas nas redes sociais. Na verdade, você pode e deve incluir várias ferramentas diferentes para anunciar o seu evento.

Pense na inauguração da sorveteria como a sua primeira oportunidade de fazer uma estratégia de marketing, portanto, invista em diferentes possibilidades, como os materiais impressos (panfletos, faixas, cartões de visita etc).

Nesse caso, certifique-se de anunciar os diferenciais dos seus produtos, atrações, promoções da semana de abertura e tudo mais sobre o seu evento. Ah, e não esqueça de usar imagens de dar água na boca para instigar o paladar dos possíveis clientes.

Uma boa opção é fazer parcerias com influenciadores digitais da região para que eles compareçam na inauguração e postem a respeito nos seus perfis nas mídias sociais. Isso porque eles podem atingir mais pessoas e trazer um novo público ao seu estabelecimento.

A inauguração de sorveteria não deve ser encarada com um evento qualquer, afinal, trata-se da chegada de um novo empreendimento para o mercado de sorvetes. Assim, começar com o pé direito pode ser decisivo para o sucesso do negócio.

Dessa forma, lembre-se das nossas dicas na hora de planejar a abertura da sua sorveteria para que não ocorram imprevistos ou situações desagradáveis, manchando sua marca logo no começo. Tenha em mente que você deve começar o planejamento com boa antecedência para que tudo seja devidamente pensado.

E então, o que falta para fazer a inauguração da sua sorveteria? Deixe um comentário logo abaixo e compartilhe com a gente sua opinião sobre as dicas apresentadas neste post!