Trabalhar no mercado de alimentação necessita de uma maior manutenção do conhecimento por meio de capacitação e aprendizados para não ficar para trás. Isso inclui ficar por dentro do que está em alta, saber quais as melhores técnicas, descobrir a melhor receita de sorvete e, é claro, poder inovar dentro do seu estabelecimento.

Já existem empresas bem focadas em garantir isso. Como conta Laís Sato, Supervisora de Treinamentos da Finamac, “a gente consegue ajudar desde a pessoa que trabalha só com um produto e quer agregar outros até a pessoa que quer desenvolver algo exclusivo. Fora a capacitação de equipes, se precisar de algum treinamento ou suporte técnico.”

Quer entender mais sobre o mercado de sorvetes e inovações de receitas? Continue acompanhando o post para ficar por dentro do assunto!

Entenda como o mercado de sorvetes está se desenvolvendo

O mercado de sorvetes está crescendo, são várias lojas e produtores surgindo a cada ano e trazendo produtos inovadores. “A gente tinha o mercado de sorvetes normal, depois surgiram as paletas, os produtos à base de iogurte, o açaí, os gelatos etc.” afirma Laís.

A tendência é que continue se desenvolvendo em cima do que está fazendo sucesso nesse momento. Sem falar nas receitas de sorvete tradicionais e com propostas mais naturais — como sorvetes e paletas sem aditivos químicos — essa é uma tendência com grande potencial.

Muitos confundem crescimento do mercado com falta de espaço para novas empresas. Se a área cresce, significa que tem público para ela. Contudo, têm maior resultado as marcas que se destacam. Visto isso, é interessante que quem já trabalha em alguma das áreas de sorveteria passe a ampliar a gama de produtos para aumentar as vendas.

Por exemplo, se você vende picolés pode passar a inovar fabricando sorvete de massa com a mesma receita. O segredo disso é investir em boas máquinas, como as que têm flexibilidade de produzir gelato e sorvete artesanal. São milhares de soluções para apostar, mas, se tratando de inovação, é preciso fazer uso da criatividade!

Veja quais áreas estão fazendo maior sucesso

Visto o sucesso do consumo desses produtos, as empresas devem procurar se adequar para que tenham resultados garantidos nos próximos anos. Para isso, existem algumas opções nas quais investir no seu cardápio de sorveteria. Confira!

Açaí

O açaí é um produto que não para de fazer sucesso. Ele é cada vez mais procurado e vem aparecendo com uma cara nova. Além dos inúmeros adicionais e a famosa barca, as pessoas também estão mesclando ele com outras frutas, como a pitaya, morango e cupuaçu.

Diet

Devido ao crescimento da obesidade e do aparecimento de problemas de saúde como a diabetes, os produtos diet ganharam maior espaço no mercado. São caracterizados pela redução ou eliminação de ingredientes como o açúcar e gordura, geralmente tornando o sorvete mais saudável.

Zero lactose

São aqueles que não têm lactose na composição. No mercado já existem opções tradicionais que são totalmente à base de frutas e feitos com água. Porém, para agradar tanto público vegano quanto os intolerantes é preciso variar.

Para alcançar isso, a dica é inovar nos sabores e ir além desses mais tradicionais à base de frutas. Aposte em receitas utilizando leite de amêndoas, de arroz, coco, dentre outros que se assemelham ao comum para manter a cremosidade.

Saiba como um curso online Finamac pode ajudar na inovação

Com o mercado se desenvolvendo é preciso ter um diferencial competitivo para fazer sucesso. A Finamac é uma empresa que oferece capacitação para quem deseja ingressar nesse mercado ou se aprimorar. São formações desde o nível iniciante até o avançado.

No caso dos online são até incluídos livros de receitas nos materiais de apoio. Sem falar no serviço de consultoria que é totalmente personalizado. Nele o cliente pode pedir um tipo de produto ou sabor que a equipe desenvolve exclusivamente.

A equipe de consultores e produtores dos cursos também está sempre antenada em relação às novidades do mercado internacional e nacional a fim de que possa trazer inovações e tendências, além de criar a oportunidade de novas soluções.

As especializações são voltadas tanto para quem deseja ampliar o ramo com novos produtos e receitas quanto para quem nunca trabalhou com isso antes — além das opções de treinamentos de equipes e suporte técnico.

A empresa disponibiliza um enorme gama de possibilidades: treinamentos direto na fábrica, consultorias via Skype, showroom com as máquinas da Finamac, troca de ideias por e-mail etc.

Para ajudar nisso, além dos cursos, “a Finamac tem soluções para todos os tipos de mercado, então a gente tem máquinas de picolés, sorvetes de massa, gelato, vitrines expositoras” conta a Supervisora.

Descubra o que é essencial para o sucesso de uma sorveteria

Por mais essencial que realizar cursos do ramo seja para quem quer fazer maior sucesso, existem algumas outras dicas que farão toda diferença para quem deseja se destacar com sua sorveteria. Confira!

Descobrir o público-alvo

Não importa quantos cursos você faça se não souber qual é o seu público-alvo, bem como atingir e agradá-lo. Por exemplo, se os seus consumidores principais forem as crianças, os produtos precisam ser mais coloridos e divertidos para despertar a atenção delas.

No caso de adultos que se preocupam com a dieta, pode ser interessante investir em itens mais saudáveis e voltados para uma proposta natural. Pode ser que seu público deseje algo mais barato, sendo possível apostar nas receitas à base de água.

Não se limitar apenas a um produto

Por mais que o sorvete seja um produto clássico e que agrada praticamente a todos, é sempre interessante ter outras opções. Isso porque garante maior facilidade de agradar e de despertar no seu público a curiosidade de experimentar outros itens.

Para isso, vale vender açaí, já que é sucesso de vendas nesse momento. Além disso, procure oferecer opções de toppings personalizáveis, variedades de picolés, sobremesas com sorvetes e muito mais!

Investir em apresentações diferentes

A aparência de um alimento é um ótimo diferencial, uma vez que a visão tem grande influência na nossa vontade de consumir um produto. Não deixe de ter opções bem decoradas, boas composições, além de apresentações em taças de sorvete e barcas de açaí.

Esse é um mercado muito amplo, sendo que cada receita de sorvete pode render muita criatividade, inovação e levar ao aumento das vendas. Basta ter maior conhecimento desse meio em que atua e se manter atualizado sobre as tendências e técnicas.

Este artigo ajudou a esclarecer sobre como inovar no mercado? Não deixe de entrar em contato conosco da Finamac para conferir as opções de cursos que temos para você se aperfeiçoar!