A redução de custos nas sorveterias é uma pauta muito importante. Assim como acontece em outros tipos de negócios, donos de sorveterias estão sempre em busca de estratégias para otimizar os custos operacionais e aumentar as margens de lucro. Todavia, nesse setor, o assunto é mais importante do que nos demais, já que as margens são bastante estreitas.

Sorvetes de massa, picolés e açaís são produtos com ticket médio baixo e, por isso, deve-se operar da maneira mais econômica possível para conseguir lucrar nessa indústria. No artigo de hoje, mostraremos algumas das maneiras de praticar a redução de custos nas sorveterias e como isso pode ser benéfico para seu negócio.

Pronto para aprender? Então continue a leitura!

1. Aproveite a sazonalidade

Sorvetes não são alimentos sazonais. Uma parte considerável da população os consome tanto no inverno quanto no verão, embora em menor medida. Quando falamos em aproveitar a sazonalidade para reduzir os custos, portanto, não estamos nos referindo a parar de operar em um determinado período do ano, mas a adaptar o cardápio e as ofertas para conseguir margens maiores e mais vendas em todas as estações.

É muito fácil observar isso com sorvetes e picolés de frutas. Fica menos oneroso produzir aqueles que utilizam sabores sazonais já que, em determinados períodos do ano, esses insumos ficam mais baratos devido à alta produção.

Ter um cardápio flexível, que se adapta a essas mudanças, é uma maneira de reduzir custos na sorveteria e proporcionar muitas novidades para os clientes. 

Faça adaptações periódicas naquilo que vende e compare fornecedores para obter o melhor custo-benefício na compra dos materiais necessários para fazer sorvetes. Assim, você conseguirá aumentar a margem de lucro de todos os seus produtos e manter o consumidor interessado em visitar o estabelecimento.

Considere também utilizar um software de gestão de recursos, como os ERPs. Eles ajudarão a detectar quando precisa adquirir novos insumos, em que quantidade e qual preço deve pagar por cada um para manter suas margens de lucro constantes.

2. Troque as máquinas da sorveteria

Será que as máquinas da sua sorveteria estão proporcionando o máximo de economia para o negócio? 

Máquinas de sorvete de gerações anteriores ou com tecnologia defasada consomem muito mais recursos do que as mais recentes, e isso pode estar proporcionando uma conta de energia mais alta do que você pode pagar.

Para cortar custos, considere atualizar os equipamentos que utiliza para produzir, envazar e armazenar sorvetes. As máquinas da Finamac contam com um sistema exclusivo que vai ajudá-lo a implementar uma redução de custos efetiva.

O Sistema Ecostart garante a partida e o desligamento suave dos batedores de sorvete, o que proporciona uma economia de energia de pelo menos 20% para o empreendimento. O recurso ainda protege as máquinas e aumenta a durabilidade delas para que possam ser utilizadas por um período maior, o que também traz economia para a empresa.

Monitore os gastos das máquinas que utiliza na sorveteria e observe se eles não estão elevados demais. Assim, você poderá identificar se é hora de trocar as máquinas ou se são outros os gargalos que estão fazendo com que o negócio perca dinheiro.

3. Capacite os operadores

Sabia que um dos grandes problemas que geram desperdício de recursos nas sorveterias é a baixa capacitação dos operadores? Operar as máquinas de maneira correta garante não apenas que elas durem mais e exijam menor manutenção, mas também que não gastem tanta energia e insumos quanto aquelas operadas de forma incorreta.

Capacitar sua equipe é benéfico em outros pontos também. Profissionais mais bem treinados conhecem melhor todas as etapas de produção de sorvete e podem sugerir modificações que vão evitar desperdícios e gastos desnecessários.

Busque cursos livres, workshops e treinamentos individuais para preencher essa lacuna de conhecimento para os operadores das máquinas a fim de obter melhores resultados em economia na produção de sorvetes e garantir a utilização ótima de todos os equipamentos disponíveis na sua fábrica.

4. Controle o consumo de recursos

Quanto a sua fábrica consome todos os meses? Água, energia e refrigeração são os principais gastos de uma sorveteria e devem ser monitorados de perto.

Uma mudança brusca nos valores desses recursos pode indicar o mal funcionamento de um equipamento e outros problemas que, se resolvidos com manutenção, terão peso menor no orçamento da empresa do que a substituição completa das máquinas.

Fique atento para quanto custa operar sua sorveteria e de olho nos medidores de água e energia. Eles são indicadores importantes para a implementação adequada de recursos voltados para a redução de custos.

5. Monitore a redução de custos

Não basta apenas implementar todas as dicas que mencionamos aqui. Monitorar o impacto delas para a sua sorveteria é tão importante quanto dar o primeiro passo. Por isso, defina algumas métricas e uma série de metas para conseguir concluir seus objetivos.

Uma sorveteria de sucesso deve estar em um processo de melhoria contínua. É impossível fazer isso se você não sabe quanto custou manter o negócio nos períodos anteriores e qual foi o ROI das inovações que implementou.

Coloque tudo na ponta do lápis e observe os dados ao longo do tempo. Apenas dessa forma, você conseguirá garantir que as mudanças que fez na sorveteria estão realmente contribuindo para a redução de custos e a melhoria do negócio.

Se precisar, aposte em um sistema de gestão empresarial para ajudá-lo. Ele permitirá visualizar os dados da sorveteria com mais clareza, utilizando dashboards intuitivos para entender como cada métrica impacta a lucratividade e a eficiência do seu negócio.

E aí, pronto para reduzir custos na sua sorveteria? Comece com as orientações que mencionamos aqui, mas esteja aberto para novas tecnologias e processos que têm impacto positivo no negócio. Fique atento a publicações e se atualize sempre para manter a sua sorveteria eficiente, produtiva e sustentável.

O que achou destas estratégias de redução de custos? Pronto para implementá-las na sua empresa? Fale agora mesmo com um dos especialistas da Finamac e descubra os equipamentos que temos para ajudá-lo a economizar insumos e reduzir o custo operacional do seu negócio!