Seu negócio está crescendo e já não é possível mais fazer todo o trabalho com ajuda dos sócios. Um profissional com experiência em sorveterias, bom currículo e bastante interesse em crescer junto com a empresa se faz necessário. Mas você nunca lidou com a contratação de funcionários e não sabe por onde começar.

Todos os empreendedores já estiveram nessa mesma situação e tiveram que aprender mais sobre a contratação de funcionários. Para ajudá-lo, disponibilizamos um guia completo para encontrar profissionais que serão parceiros do crescimento do seu negócio. Confira!

1. Conheça melhor as leis trabalhistas

O primeiro passo para contratar um funcionário é conhecer as regras da CLT. A Consolidação das Leis Trabalhistas regulamenta como e em que circunstâncias uma empresa pode contratar um funcionário, definindo os direitos e deveres de ambas as partes dessa transação.

Você pode conhecer mais sobre a CLT lendo o artigo que a regulamenta, ou entrar em contato com seu contador e advogados. Eles são especialistas no assunto, tanto do ponto de vista financeiro quanto do ponto de vista legal, e ajudarão a tirar as suas principais dúvidas sobre a contratação de colaboradores.

2. Defina o perfil do profissional que quer contratar

O segundo passo para tudo correr bem na contratação de funcionários é definir o perfil do profissional que você precisa para integrar a sua equipe. Há, no mercado, uma porção de convenções para a contratação de funcionários e divulgação de vagas, e uma delas é que devemos criar uma lista de qualificações para poder filtrar entre os currículos recebidos.

Por isso, será preciso elencar as características ideais de um colaborador. Algumas das mais citadas pelo mercado são pontualidade, proatividade e produtividade, mas tudo vai depender de como a sua fábrica de sorvetes opera. 

As características de uma vaga devem ser singulares, ou seja, definidas especificamente para que o trabalho naquela área do negócio seja mais bem-sucedido. Em alguns momentos você vai precisar de um profissional com perfil de vendedor, já em outros de alguém com capacidade de gerenciar equipes.

Converse com o seu time se já tiver contratado profissionais no passado e estiver pensando em aumentar o pessoal. Os profissionais que já trabalham na sua sorveteria conhecem cada etapa da produção de sorvetes e podem mostrar para você que características buscar para contratar um funcionário eficiente.

3. Avalie a capacidade de trabalhar em equipe

O trabalho na sorveteria é bastante diferente daquele em um escritório. Frequentemente, trabalhar em equipe, para fazer com que o sorvete saia com perfeição para os seus clientes, é uma das demandas do trabalho. Por isso, é fundamental avaliar a capacidade de um colaborador de contribuir nesse cenário.

No momento da contratação, dinâmicas em grupo são uma ótima ferramenta para distinguir capacidades de liderança e colaboração. Procure, porém, só incluir nessas dinâmicas pessoas cujo perfil se encaixa no da sua empresa e que já demonstraram em experiências passadas um bom relacionamento com outros membros da equipe. Essas características deverão estar delineadas no currículo do profissional.

4. Estabeleça os benefícios da vaga oferecida

Uma maneira de tornar uma vaga mais atraente para os seus futuros funcionários é delineando com clareza os benefícios que eles terão ao trabalhar na sua empresa. Plano de saúde, vale-alimentação e flexibilidade de horas são aqueles que costumam chamar mais atenção dos trabalhadores, mas você pode inovar e oferecer outros benefícios extras para fazer com que sua vaga seja ainda mais atraente.

Os benefícios não são parte do regime da CLT, ou seja, não são definidos por Lei. Portanto, coisas como vale-transporte para se locomover até o ambiente de trabalho não são considerados benefícios. Mas uma vez que uma empresa acorda um benefício, seja ele qual for, ela deve cumprir com ele. 

Portanto, fique atento para não oferecer nada que não possa entregar. Se essa for a sua primeira contratação, é natural que os benefícios sejam uma parte difícil da descrição da vaga. Pesquise o que outras sorveterias na sua região oferecem para os colaboradores para ter uma ideia daquilo em que deve investir.

5. Escolha onde divulgar sua vaga

Assim como é preciso saber em que plataformas promover os seus produtos para que eles cheguem até o consumidor, o mesmo é válido quando estamos falando de vagas de trabalho. Se você não conseguir expô-las nos canais certos, terá problemas em receber um volume considerável de currículos relacionados à oferta.

Portanto, antes de começar o processo de seleção, é preciso distinguir em que canais anunciar. Provavelmente a sua cidade conta com um portal ou jornal famoso. Esses podem ser bons lugares para colocar um anúncio de emprego, desde que o perfil de profissional que você procura os acessem.

As redes sociais são outros ótimos espaços para divulgar vagas. A maioria dos usuários não tem problemas em compartilhar essas informações, mesmo que elas não sejam relevantes para eles, e uma mensagem simples pode chegar a muitas pessoas.

Use Facebook, Twitter e LinkedIn para divulgar a sua vaga apenas quando tiver todos os pré-requisitos dela definidos, incluindo o orçamento para essa contratação. Assim, você poderá filtrar rapidamente as várias mensagens que receberá.

6. Promova sua empresa para os candidatos

Pode parecer estranho precisar promover a sua empresa durante a contratação de um funcionário, mas não é difícil entender por que isso ajuda a filtrar candidatos de alta qualidade. Profissionais com experiência e perfil adequados nem sempre estão procurando por um novo emprego, mas podem querer trocar de empresa se a sua for mais atraente que aquela em que trabalham agora.

Por isso, sua empresa precisa estar na vitrine no momento da contratação. A perspectiva de crescimento dela é lida como uma perspectiva de crescimento para o profissional e deve ser mostrada com clareza.

Ambiente, preocupações com sustentabilidade, outros profissionais que já trabalham ali e as vantagens que eles veem em ser parceiros da empresa podem todos ser usados como critérios para divulgar o seu negócio como um bom local para trabalhar.

Contratar um profissional para ajudá-lo na sorveteria não precisa ser uma tarefa difícil. Coloque as dicas que aprendeu aqui em prática e comece agora mesmo a procurar pelos funcionários que serão fundamentais para fazer com que o seu negócio cresça!

Gostou de entender mais sobre a contratação de funcionários? Então você vai adorar acompanhar os outros conteúdos produzidos pela Finamac. Siga nossos perfis no Facebook, no LinkedIn e no YouTube para não perder nenhuma atualização!