Embora seja altamente rentável, o mercado de sorvete ainda é um nicho pouco explorado no Brasil — uma pena para os consumidores, já que é uma delícia de sobremesa.

Assim como todo segmento comercial, montar um negócio de venda de sorvete exige investimento financeiro e muita pesquisa na escolha dos materiais certos, especialmente ao comprar máquina de sorvete.

Para que você forneça sempre o melhor produto para o seu cliente, é essencial investir em uma máquina de qualidade, com um grande rendimento e que permita uma produção de sabores diversificados. Ela também precisa ter peças fáceis de limpar, garantindo a higiene do seu sorvete e diminuindo as possibilidades de contaminação do alimento.

Continue a leitura e conheça tudo o que você precisa saber antes de comprar uma máquina de sorvete!

Veja o que verificar antes de comprar uma máquina de sorvete

A seguir, explicamos em detalhes sobre cinco aspectos principais que precisam ser analisados antes do investimento. Acompanhe.

Prazo de garantia

Quando um produto que você comprou apresenta falha técnica, você pode entrar em contato com o fabricante para solicitar a troca — desde que esteja dentro do prazo de garantia.

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) estabelece uma garantia legal, que existe independentemente do que estiver previsto no contrato. Ela indica que você tem até 30 dias para reclamar de um produto não durável (como alimentos) e 90 dias para os duráveis.

A garantia contratual é aquela definida pelos termos do fabricante, ficando a cargo da empresa oferecê-la ou não. Ela começa a contar a partir da data de emissão da nota fiscal e pode ser consultada no termo de garantia do produto.

Também é importante verificar a chamada garantia estendida, que é contratada à parte. Nesse caso, você precisará pagar um valor extra para ter direito a essa modalidade. Nesse quesito, existem três principais armadilhas no mercado, as quais listamos abaixo:

1. Prometer prazo de garantia de muitos anos

Simples, muitos fabricantes inserem no contrato ou no termo de garantia uma pegadinha. Ao informar de forma genérica que o produto tem “cinco anos de garantia”, estipulam que esse prazo é condicionado apenas aos itens fabricados por eles.

Como compressores, componentes de refrigeração, motores elétricos, pneumáticos, entre outros, não são produzidos — são apenas adquiridos das grandes indústrias —, o que esse período cobre, na realidade, são apenas as estruturas metálicas e alguns componentes mecânicos, que dificilmente podem apresentar algum problema.

2. Não entregar o termo de garantia

Muitos fabricantes costumam não entregar o termo de garantia ou, até mesmo, não especificar quais os compromissos que são assumidos durante o prazo estipulado.

3. Negociar valores que não são descritos na nota fiscal

É comum que os fabricantes ofereçam descontos ou valores que não são informados na nota fiscal — ou seja, a “meia nota” ou, até mesmo, não emiti-la. Dessa forma, quando o comprador precisar garantir seus direitos, terá sérios problemas para exercê-los.

Serviços de manutenção

A manutenção de uma máquina de sorvete pode ser tanto preventiva (para evitar os problemas antes que eles ocorram) quanto corretiva (troca de peças defeituosas, por exemplo).

Deixar para fazer a manutenção corretiva de uma máquina nunca é uma boa ideia, pois defeitos são imprevisíveis e podem acontecer justamente no momento em que você mais precisa do seu equipamento, o que pode gerar um prejuízo inestimável para qualquer dono de comércio.

A manutenção preventiva, por outro lado, garante que sua máquina esteja sempre em perfeito estado de funcionamento, permitindo que você faça o prognóstico dos problemas antes mesmo deles acontecerem, além do benefício de poder agendá-la para um dia em que não prejudique suas vendas.

O ideal é procurar uma assistência técnica especializada para reparos mais complexos. Porém, alguns serviços simples, como a troca de peças, podem ser feitos por você mesmo — nesse caso, basta consultar o manual do seu produto.

Pelo motivo descrito acima, você deve sempre solicitar o manual ao fabricante. E caso não encontre desenhos claros e que identifiquem todas as peças do equipamento, instruções de instalação, segurança e operacionais completas e bem escritas, fuja desse fabricante. Pois, além de ser um requisito obrigatório, é essencial para você não ficar refém de nenhum técnico, e ainda evidencia a real preocupação e cuidado que ele tem com o cliente.

Frete

O valor do frete para qualquer compra depende do tamanho e peso do produto e do local onde a entrega será efetuada. Algumas empresas oferecem frete gratuito, mas com produtos de grande porte o frete costuma ficar por conta do comprador.

O preço da entrega também dependerá da transportadora utilizada. Boa parte das empresas oferecem a opção de fazer a entrega por meio de uma transportadora privada, e o cliente escolhe o que preferir na hora de fechar a compra.

Ao fazer sua pesquisa, você pode entrar em contato com o fornecedor para saber os valores e prazos de entrega ou fazer a simulação no próprio carrinho de compras, caso esteja comprando pela internet.

Assistência técnica própria

Por ser um ramo ainda em expansão, você não encontrará muitas empresas que façam a manutenção de máquinas de sorvetes, o que pode gerar uma certa dor de cabeça quando seu equipamento apresentar defeito ou quando você simplesmente precisar fazer uma checagem de rotina.

Oferecer uma assistência técnica própria é um grande diferencial que deve ser levado em conta, pois isso indica que a empresa está tão empenhada em estabelecer uma relação de confiança com o cliente quanto em vender o produto.

Tendo isso em mente, certifique-se de que o fabricante ofereça condições de prestar auxílio ao cliente também no pós-venda, e de que o serviço de manutenção oferecido esteja disponível na sua região.

Peças de reposição

Como tudo tem um tempo de vida útil, é certo que em algum momento você terá que trocar uma ou mais peças da sua máquina de sorvete.

Em muitos segmentos comerciais, as peças de reposição não são vendidas pelos mesmos fabricantes das originais. Isso significa um trabalho a mais para o consumidor, que precisará fazer toda uma pesquisa de mercado para saber qual tipo e em qual lugar comprar.

Para evitar isso, basta escolher uma empresa que forneça peças de reposição para todas as máquinas vendidas por ela. Nesse caso, você só precisará consultar o manual técnico, verificar o código do componente e entrar em contato com a empresa para encomendar um novo.

Saiba porque comprar máquina de sorvete na Finamac

A Finamac oferece uma variedade de máquinas para a fabricação de diferentes tipos de sorvete, de acordo com os objetivos do cliente. Você pode contar com equipamentos tanto para vendedores mais experientes quanto para iniciantes no mercado.

Todos os equipamentos vendidos são constituídos de componentes modulares e herméticos, o que permite que você mesmo faça a troca das peças de maneira bem simples, apenas consultando o manual técnico.

Além de máquinas de sorvete, a empresa também oferece cursos de capacitação para formulação de sorvetes, consultorias e treinamento operacional para clientes. Um dos grandes diferenciais também são os cursos anuais realizados pela empresa, destinados a sua rede de técnicos existentes no país, e que podem ser oferecidos também aos técnicos de confiança indicados pelos clientes da empresa.

A tecnologia utilizada é a melhor que existe no mercado nacional, pois a Finamac trabalha em parceria com escolas e institutos de pesquisa para desenvolver suas próprias patentes, sendo, inclusive, a única empresa brasileira que usa a mesma tecnologia da indústria aeroespacial em suas máquinas.

Investir em uma nova fonte de renda pode parecer assustador no início, principalmente quando se trata de um segmento sobre o qual não existem muitas informações. Com este artigo, você já sabe o que levar em conta antes de comprar máquina de sorvete e certamente está mais preparado para iniciar o seu negócio.

Agora que você já sabe o que é preciso para comprar sua máquina de sorvete, venha conhecer os produtos da Finamac e veja você mesmo os nossos diferenciais!