Empreendedores sorveteiros que querem desenvolver seus negócios precisam inovar elaborando novos sabores de sorvete de massa, como também criando combinações diferentes com outras sobremesas. Independentemente do tamanho, seja uma bola, um pote, um litro ou mais, o importante é torná-los irresistíveis. 

Do tradicional ao mais exótico, você pode fabricar recheios, misturá-los a outras consistências e fazer com que seus sabores sejam únicos. Isso aumentará o número de clientes e, por consequência, o faturamento. Sendo verão ou inverno, ninguém resistirá a essas delícias. Portanto, aprenda como inovar no sorvete e aproveite todas as possibilidades que aprenderá neste post. Boa leitura! 

Conheça os diferentes tipos de sorvete de massa 

Os sorvetes são classificados em seis categorias pelo mercado, pois cada um depende do processo de fabricação e da maneira como é apresentado. Assim, veja as diferenças para que possa criar variações de itens com o objetivo de atrair mais público. 

Sorbets 

Os sorbets são sorvetes de massas feitos à base de água, sem nenhum tipo de gordura vegetal ou animal. Em sua fabricação, também não é usado leite nem derivados. Geralmente, são utilizadas polpas de frutas que trazem mais refrescância e são uma opção a mais que os picolés. 

Sherbets 

Os sherbets já levam de 4 a 5 % de gordura na massa e são feitos de leite, por isso são mais cremosos e menos refrescantes que os sorbets. 

Sorvetes artesanais 

Os sorvetes artesanais têm a massa mais densa e pesada e menos incorporação de ar, lembrando um caseiro. Em sua maioria, são vendidos por bola ou quilo. 

Sorvetes industriais 

Estes já são mais leves, com textura suave devido à alta incorporação de ar. São aqueles que você costuma ver a preços mais baratos. 

Sorvetes premium 

No sorvete premium, usam-se matérias-primas nobres, raras e um teor de gordura de cerca de 16%. É um produto direcionado a um público de maior renda, sendo mais caro. 

Frozen yogurt 

O frozen yogurt já aposta em um consumidor que busca hábitos saudáveis, pois ele tem menos gordura e sua base de produção é o iogurte. 

Saiba as maneiras de inovar com o produto 

O sorvete de massa é um clássico, afinal oferece a quem prova uma textura macia, sabores variados adoçados, trazendo prazer e frescor aos consumidores. Com tanto atributo positivo, é necessário buscar inovação sempre, para que sua sorveteria seja visitada constantemente. Até porque o consumidor modifica seu comportamento a todo momento, devido às influências externas que recebe (desde a internet até poder aquisitivo). 

Atualizar o sabor é um bom negócio para movimentar o mercado e driblar a sazonalidade em qualquer período do ano. Assim, seu público fica feliz com as novas experiências e terá sempre a expectativa de que algo melhor está sendo preparado. Mas como criar novidades em uma sorveteria? Veja as dicas abaixo. 

Produza sorvete de massa recheado 

Produzir sorvetes requer cuidados com a higiene, técnicas de produção, boas receitas e bons maquinários. Com essas diretrizes, você poderá produzir um produto recheado com uma excelente mescla, qualidade e quantidade certa de conteúdo.  

No entanto, os insumos devem ser frescos, os chocolates precisam ser de qualidade, as caldas na medida certa entre a textura e o açúcar. Já a mescla necessita ser feita na própria máquina de sorvete automaticamente, porque o processo manual não oferece uniformidade, além de ser cansativo.  

A escolha dos recheios é muito importante porque, nesse quesito, sua criatividade deve estar aguçada para fazer as combinações certas dos sabores existentes com os novos, por exemplo: 

  • o tradicional chocolate pode oferecer diferenciais quanto a tamanho dos pedaços, quantidade e textura; 
  • as frutas nos sorvetes em massas com sabores diferentes resultam em um produto mais leve, saudável e direcionado a consumidores que querem ingerir menos calorias; 
  • misture chocolate com frutas mais cítricas como morango e abacaxi, dando um sabor de prazer e, ao mesmo tempo, refrescante. 

Fabrique outros produtos para servir junto com sorvete de massa 

O sorvete não precisa ser servido sozinho em uma taça, casquinha ou em meio a frutas. Ele vai muito bem acompanhado por bolos de morango, chocolate, abacaxi, vulcão, petit gâteau, brownies, waffles com cereais, tiramisu, crepes, panquecas e panini gelados. Além disso, não precisam vir com os sorvetes, podem ser servidos sem guarnição. São fáceis de fazer, dão retorno e conquistam consumidores. 

Misture sabores 

Na moda atualmente, o sorvete de massa com álcool é uma alternativa para o verão, com drinques ao estilo Alice, passas ao rum com conhaque, caipirinha de vários sabores, uísque cream e Amarula, prosecco e pêssego, vinho malbec com frutas vermelhas, saquê com coco são algumas das opções. Sem álcool, há sabores de sorvete inusitados, como: 

  • queijo cuia, melaço de cana e pimenta rosa, fabricado com água destilada de pétalas de rosas, manjericão, creme com pimenta dedo-de-moça e capim-santo; 
  • feijoada: a linguiça dá lugar à palha italiana, farofa de castanha de caju e gotas de chocolate, que representam os feijões, e a calda de caramelo ao caldo de feijão, e ainda, duas bolas de sorvetes ao gosto do cliente; 
  • espaguete com polpa de morango, coco ralado lembrando o queijo parmesão, farofa crocante de caju e duas bolas de creme de baunilha. 

Aproveite períodos sazonais para elaborar novas ofertas  

Aprenda a comercializar produtos que incluam o sorvete de massa na receita ou que possam ser substituídos por ele. Confira. 

Bolo de sorvete 

O tradicional bolo recheado, por exemplo um brigadeiro, pode ganhar, no lugar de chocolate e coco, sorvete nas mesmas camadas. Isso você pode fazer em várias combinações de bolo. Uma massa de chocolate com sorvete de morango, um bolo de limão com sorvete de limão, de acordo com sua criatividade. Contudo, o bolo depois de pronto precisa ficar na temperatura adequada para não derreter o sorvete nem congelar a massa. 

Torta de sorvete 

Parecida com o bolo, leva maior quantidade de sorvete em uma única camada. A torta, feita de massa de biscoitos ou podre, ficará no fundo da forma coberta com sorvete e uma calda por cima para criar uma casquinha crocante. A variedade de sabores a ser desenvolvida é grande, por isso experimente, mas não se esqueça da refrigeração certa para não estragar o produto. 

Panetone de sorvete 

Aposte no panetone de sorvete na época do Natal. Trufado ou de frutas, é uma iguaria que conquista o gosto das pessoas. Retire a parte de cima do panetone e o miolo dele, depois recheie com sorvete do seu gosto, tampe novamente e coloque chocolate derretido. Com esta sobremesa, o 25 de dezembro será inesquecível. 

Resumindo, para inovar no sorvete de massa é preciso usar técnicas, buscar e criar novidades para tornar sua sorveteria mais atrativa e com o gosto do seu público. Desse modo, ele sentirá vontade e prazer de estar lá consumindo seus produtos. Por consequência, aumenta sua venda e lucro. 

Aprendeu as diversas dicas deste post? Então, tenha mais conhecimento sobre o mercado sorveteiro assinando nossa newsletter.