Ter uma sorveteria é um grande investimento. Por isso, é preciso que você aprenda a estudar o seu mercado, entender seus consumidores, analisar as necessidades desse público e, a partir daí, trabalhar para se destacar da concorrência e levar o melhor produto para o seu público.

Ter um cardápio de sorveteria diferenciado é uma excelente maneira de transformar seu negócio em um verdadeiro sucesso. Para ajudar você com isso, separamos algumas dicas que podem ser colocadas em prática hoje mesmo na sua sorveteria, aumentando seu alcance e trazendo consumidores novos para o seu negócio.

Quer aprender sobre o assunto? Continue a leitura.

Por que é importante diversificar o cardápio de sorveteria?

Ter um cardápio diverso é fundamental para aumentar a quantidade de novos clientes e atender às demandas dos seus consumidores. Quanto mais diversificado e completo for, maiores são as chances de você conseguir aumentar o faturamento e transformar a sua sorveteria em um sucesso.

Essa diversidade é, também, uma forma de se destacar da concorrência: se você oferecer um cardápio de sorveteria diverso e diferenciado para os seus consumidores, é possível que se tornar uma referência e se destacar no mercado, atraindo cada vez mais pessoas para a sua loja.

Como diversificar o cardápio e aumentar o faturamento?

Ok! Chegamos até aqui entendendo a importância de ter um cardápio de sorveteria diferenciado para aumentar o faturamento. Porém, como fazer essa mudança de forma eficaz?

As dicas que separamos hoje são aplicáveis em sorveterias de todos os portes. O que é necessário, no entanto, é um estudo de mercado, e falaremos sobre isso mais para frente. É hora de aprender algumas coisas para colocar em prática hoje mesmo.

1. Tenha opções diferenciadas

Sem dúvidas, muita gente adora sorvete. No entanto, algumas pessoas têm intolerância à lactose, dietas com restrição de açúcar ou um estilo de vida vegano.

Pensando nisso, é preciso que o seu cardápio consiga atender a essas necessidades. Sempre que possível, invista em produtos focados nessas minorias para aumentar a sua atuação de mercado e alcançar um público que até então não estava presente dentro do seu estabelecimento.

2. Cuide da apresentação dos produtos

O primeiro contato dos clientes com os produtos é que definirá a sua atração pelos seus sorvetes, por isso, é preciso que eles tenham uma boa apresentação. No caso de self service, garanta que o ambiente está limpo e que os sorvetes estão organizados e na melhor textura possível.

Caso você trabalhe com pratos feitos, como sundaes ou banana split, por exemplo, é preciso que os atendentes sejam treinados para preparar um prato igualmente bonito e atrativo, capaz de surpreender os clientes ao serem servidos.

3. Deixe seu cardápio completo

Se você não colocar todos os produtos no seu cardápio, como os clientes saberão o que você tem disponível para eles?

Esse cuidado precisa ser tomado independentemente do modelo da sua sorveteria: em pequenos empreendimentos, é comum vermos o cardápio na parede. Certifique-se de que o espaço disponibilizado para essas informações é suficiente para caber todos os produtos comercializados, e garanta que tudo estará lá, visível para o público.

No caso de estabelecimentos que utilizam um cardápio impresso, por exemplo, é interessante separar por tipos de produtos, e inserir todos de forma organizada, facilitando o acesso à informação para todos os consumidores.

Sempre que alguma novidade aparecer na lista de produtos, atualize o cardápio!

4. Diversifique sabores

Ter sabores diferenciados também é fundamental. Invista na busca por sabores além dos já comercializados na sua loja, feitos com matérias-primas especiais e que garantam uma experiência completamente diferente para os seus consumidores.

Analise o que seus concorrentes estão fazendo e veja se existe algum sabor que você ainda não está trabalhando. Além disso, é interessante ter um bom diálogo com os clientes: veja o que eles pedem, quais sabores eles estão buscando e quais demandas estão apresentando.

Com essas informações, é possível ter novos insights e mudar a sua perspectiva, ouvindo diretamente dos consumidores quais pontos precisam ser melhorados e onde estão os diferenciais competitivos do seu negócio.

5. Aumente os complementos e toppings

Um outro detalhe que merece atenção são os complementos e toppings disponíveis na sua sorveteria. Nesse momento, entram os mesmos detalhes sobre a variedade de sabores: é preciso entender quais são as necessidades do seu público e descobrir se você tem toppings diferenciados que atendam às necessidades e restrições alimentares dos seus consumidores.

Para os acompanhamentos, os mesmos cuidados são interessantes: converse com os consumidores e veja se eles estão sentindo falta de alguma coisa. Levante os benefícios desse investimento e avalie a possibilidade de incrementar os toppings.

6. Faça uma pesquisa de mercado

Como citado ao longo do conteúdo, é necessário analisar a concorrência e fazer uma pesquisa junto ao público para descobrir o que as pessoas estão buscando dentro do seu estabelecimento.

Essa pesquisa de mercado vai ajudar você a entender as novas tendências de consumo, como as sorveterias estão se adequando, quais são as necessidades dos consumidores e como você pode mudar o seu negócio para atender às novas exigências.

7. Trabalhe com novidades por estações

Uma alternativa que poderá ajudar você a aumentar os atrativos da sua sorveteria é trabalhar com alguns pratos por estações. Por exemplo, no inverno, é possível criar pratos quentes, que trabalhem o sorvete de forma diferenciada. 

Nessa alternativa, você teria que trabalhar com um cardápio diferenciado para essas ocasiões e gerar a demanda por escassez, uma vez que serão produtos feitos por edição limitada.

Entender a sua empresa ajudará você a transformar o seu cardápio de sorveteria e aumentar a qualidade e diversidade dos produtos que serão comercializados. Além da fidelização de clientes, essa estratégia ajudará a aumentar o alcance da sua empresa e conquistar cada vez novos clientes.

Com um cardápio diferenciado, você poderá atender aquelas minorias que têm restrições alimentares e se tornar uma referência no seu mercado. O resultado? Aumento do faturamento da sua empresa!

Quer aprender mais para transformar a sua sorveteria? Leia nosso artigo Conheça aqui 7 dicas para inovar no sorvete de casquinha.