Você quer saber como aumentar as vendas de sorvetes? Então precisa ler este post, pois quando o empresário vê suas vendas caírem por qualquer razão, ele fica pensando o que poderá fazer para melhorar seu negócio. E uma das alternativas tem sido se especializar no mercado, afinal, essa sobremesa tão querida pela população pode ser inovada constantemente, independentemente se é verão ou inverno.

Os números apresentados pela Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes demonstram uma expansão de consumo. No ano de 2018 foram consumidos 1.099 milhões de litros. Em 2019, antes de terminar o ano, a demanda ultrapassou os 1.100 milhões de litros. Por esse motivo, o Ivanildo Martins, trade marketing da Finamac, ensinará como vender sorvete. Confira!

1. Atente para os novos nichos

Novos nichos estão surgindo e o açaí é um deles. É um produto que não tem queda em suas vendas nos dias mais frios, ao contrário do sorvete. No verão, por exemplo, ele agrega no faturamento para quem já trabalha com sorvetes e picolés.

Outra fatia interessante é criar sorvetes naturais, zero lactose e veganos, que são pouco encontrados e muito procurados devido às mudanças de estilo de vida e de saúde. As sorveterias que investem nesses produtos alcançam bons resultados.

Os consumidores têm buscado por alimentos mais saudáveis e diferenciados. Mesmo havendo, ainda, uma menor concorrência, é necessário obter conhecimento e um engenheiro de alimentos para desenvolver as diversas opções.

2. Escolha bons equipamentos para a economia de recursos

Não se iguale perante a média. Para que seu sorvete tenha padrão e seja marcante é preciso ter boas máquinas para produzi-los. Por exemplo, um pasteurizador que dê uma qualidade diferenciada, uma produtora que proporcione uma cremosidade única, uma máquina de picolé que faça o produto sem cristais de gelo.

As máquinas devem proporcionar praticidade na produção dos sorvetes, de maneira que não precisará de mão de obra especializada e nem de muitos funcionários para operá-las.

Outro detalhe a ser considerado é que a Finamac, indústria de máquinas para sorvetes, procura atender todos os requisitos técnicos e há uma padronização das peças dos equipamentos. “Suas máquinas são as únicas do mercado que levam o selo do Inmetro, garantindo a segurança dos produtos. Esse é um diferencial forte da nossa marca”, explica Ivanildo Martins, que acrescenta o quanto esse selo é importante nos outros países, uma vez que atesta seu alto nível.

Para que as máquinas trabalhem corretamente, gerando produção, redução de energia e lucro, o empreendedor deve fazer a manutenção preventiva para evitar estragos. Igualmente, elas são fabricadas de maneira que a limpeza seja fácil de ser feita por qualquer pessoa, por isso é importante não deixá-las muito sujas.

Mais uma vantagem é quanto à assistência técnica, que pode ser realizada sem dificuldades por profissionais de refrigeração. Inclusive, os equipamentos da Finamac têm garantia de um ano, ou seja, prazo acima dos 90 dias exigido por lei.

3. Pesquise as melhores empresas para a compra das máquinas

É essencial pesquisar bastante antes de comprar. Opte por máquinas certificadas, que foram testadas em diversas situações, proporcionando segurança e produtividade, de acordo com as informações do fabricante. Também, avalie se tem sistema de economizadores de energia, que é um fator importante nos custos de seu negócio.

Considere as características das máquinas, levando em conta que cada uma funciona melhor dentro de um objetivo, assim como a sua resistência, porque há aquelas que não podem receber múltiplos alimentos — por exemplo, o açaí pode estragar algum componente dependendo do equipamento.

Se possível, visite a fábrica para conhecer mais de perto como são produzidas, ver o funcionamento, aprender como deve operá-las e converse com os engenheiros e tire todas as suas dúvidas. Depois disso, avalie as referências da empresa no mercado e o atendimento para comprar as máquinas de sorvetes certas para seu negócio.

4. Faça cursos de aperfeiçoamento para melhorar os resultados

Buscar conhecimento sobre como produzir e sobre o mercado de sorvetes é muito importante, independentemente se você é principiante ou já atua na área. É preciso se especializar para obter bons resultados em seu empreendimento.

Além de fabricar as máquinas, “a Finamac se preocupa com o aprendizado de seus clientes. Dessa forma, oferece cursos para fabricação, ensinando como produzir, as técnicas e demais processos que envolvem seu negócio de sorvete, gelato, açaí ou picolé. Orienta, inclusive, criar uma identidade visual e a sua importância para o fortalecimento da marca do cliente. Tudo para trazer novas experiências dos consumidores dentro de sua loja”, reforça o trade marketing.

5. Diversifique sua linha de produtos

Antes de investir em novos produtos, é necessário conhecer o perfil de seus clientes, a região onde atua e o mercado de sorvetes, sendo que os consumidores se tornaram mais exigentes e procuram por novidades.

O que tem permitido o crescimento do setor é a demanda por experiências sensoriais novas, variados formatos de produtos e embalagens, inovação nos modelos de negócio e, claro, combinações diferentes e inéditas, por isso:

  • invista em coberturas e caldas;

  • acrescente frutas ao sorvete;

  • ofereça farofas doces;

  • dê a opção de diversos tipos de granulados.

6. Crie uma identidade visual

Em uma sorveteria que tem identidade visual é muito mais fácil de o cliente identificar o seu produto e até exigir uma qualidade diferenciada. “Não adianta ter uma qualidade única se o seu produto tem uma embalagem para sorvete e picolés igual à de outras marcas, por exemplo aquele saquinho de picolé escondido”, observa Ivanildo.

Uma forma de se diferenciar, por exemplo, no caso dos picolés, é investir em tamanhos e formatos irreverentes. Isso gera o mesmo custo de um picolé comum, mas para um produto diferente. Assim, terá uma identidade única.

Mais uma maneira é inovar nos recheios dos sorvetes e picolés. Há marcas que criaram sabores como banana, melão, siriguela etc. Outras rechearam o picolé com creme de avelã, leite condensado e demais sabores, dando cara nova a um produto antigo.

O empreendedor tem que sair na frente para consultar empresas de forma a criar um sabor único. Hoje o mercado é bem criativo, então dá para fazer isso.

Como vimos, para ter sucesso em suas vendas os passos vão desde saber escolher bons equipamentos, com redução de gastos e economia de recursos até fabricar um produto diferenciado, marcante e que atraia os seus consumidores. Sabendo como aumentar as vendas de sorvetes, obterá lucro o ano todo, faça chuva, sol ou frio.

Se gostou das dicas e ficou interessado nesse segmento, entre em contato com nossa empresa para obter informações e conhecer mais sobre esse mercado.