Todo empreendedor quer ter um negócio bem-sucedido, e aqueles que decidem abrir uma sorveteria não são diferentes. Mas ter uma sorveteria de sucesso é um esforço contínuo, que exigirá que você olhe para todas as áreas do negócio e faça otimizações constantes para obter resposta do consumidor.

Da qualidade dos produtos à maneira como sua marca interage com o consumidor, tudo influencia no sucesso do seu empreendimento. Quer conhecer o que precisa saber para ter uma sorveteria de sucesso? Então confira os tópicos a seguir!

Crie um cardápio diferenciado e faça modificações periódicas nele

O primeiro diferencial de uma sorveteria é a qualidade dos seus produtos. Por isso, investir em um cardápio que reflita o tipo de negócio que você quer comandar é fundamental. Provavelmente, na sua área, existem outras sorveterias, já mais bem-estabelecidas e com uma clientela fiel – mas como elas conseguiram chegar lá?

Vender alimentos é, acima de tudo, sobre o sabor. Pesquise, faça cursos, conheça o paladar daqueles que consomem no seu mercado e veja o que outras marcas estão fazendo para se inspirarem. Um cardápio rico faz com que o cliente continue voltando a visitar sua loja, afinal, ele sempre terá algo novo a experimentar.

Utilize a sazonalidade a seu favor e crie novas misturas e novos sabores de acordo com as estações para manter os clientes atraídos pelo seu negócio. Quanto mais novidades eles conseguirem perceber no seu cardápio, maiores serão as chances de voltarem para ver o que há de novo.

Adquira máquinas de alta qualidade

Para conseguir criar produtos alimentícios com sabor incrível, você terá que ter o equipamento correto. Por isso, o sucesso da sorveteria está intimamente conectado com os materiais que ela utiliza para produzir seus sorvetes. Máquinas de baixa qualidade, que não recebem a devida manutenção ou estão desatualizadas, criam sorvetes com menos qualidade do que aqueles feitos em equipamentos diferenciados.

Invista na planta da sua sorveteria, adquirindo as máquinas produtoras e envasadoras que garantirão produtividade alta para sua sorveteria e um sabor padronizado em todos os alimentos que ela produz. Assim, você conseguirá utilizar a qualidade dos seus produtos como ponto positivo na venda e terá mais facilidade para conquistar o consumidor.

Escolha bem os fornecedores e desenvolva um relacionamento com eles

Outro ponto importante na hora de garantir a qualidade do seu sorvete é encontrar os fornecedores que consigam entregar insumos de alto valor agregado. Afinal, são eles (aliados a uma boa receita) que deixarão seu sorvete com um sabor incrível.

Procure fornecedores da sua região que consigam entregar o volume de estoque que você precisa semanalmente para comandar a produção de sorvetes e estabeleça contratos fixos com eles. Dessa maneira, você conseguirá poupar nas compras de matéria-prima e garantir que não faltará nenhum sabor nos freezers da sua sorveteria.

Treine seus colaboradores e invista em atualizações periódicas

Para garantir uma sorveteria de sucesso, também é essencial contar com a ajuda de profissionais que consigam fazer bem seu trabalho e ajudá-lo a inovar o mercado de sorvetes da sua região.

Para conseguir isso, não há nada mais eficiente do que treinar seus próprios sorveteiros, oferecendo cursos e workshops para que eles possam aprender a balancear uma receita de sorvetes e consigam elevar o nível de qualidade do seu estabelecimento.

Faça cursos na área e aprenda a gerir uma sorveteria de sucesso

Agora que você já aprendeu como garantir que sua sorveteria tenha um produto de qualidade e consiga entregar um sabor único para os seus clientes, é hora de olhar para outros aspectos do negócio, como a gestão. Comandar de maneira adequada a gestão da sua sorveteria é um ponto importante para que ela gere lucro e cresça com o passar do tempo.

Se você não tem experiência com a gestão de um negócio dessa natureza, é hora de começar a estudar. Faça cursos e aprenda o necessário para garantir uma boa administração financeira e operacional do seu negócio.

É muito mais fácil fazer uma sorveteria dar certo quando você tem o conhecimento necessário para comandá-la. Por isso, não se esqueça de procurar ajuda, se sentir que precisa.

Melhore o ambiente da sua sorveteria para atrair consumidores

Você já deve ter ouvido um milhão de vezes que o cliente tem sempre razão, mas por que essa máxima é repetida com tanta frequência? Sem clientes, um negócio não funciona e fecha as portas rapidamente. Portanto, fazer o possível para atrair e agradar o seu público-alvo deve ser uma das preocupações desde a abertura do negócio.

Muitos donos de sorveteria preocupam-se com todos os aspectos certos (garantir uma boa receita e um excelente cardápio, ter uma equipe eficiente, conhecer mais sobre a área), mas ignoram como o ambiente de suas sorveterias influencia na decisão de compra.

Um local agradável, de fácil acessibilidade, em que é possível sentar e saborear sorvetes por longos períodos de tempo deve ser o seu objetivo. Procure um arquiteto para ajudá-lo com os detalhes e separe parte do orçamento da sua sorveteria para realizar melhorias contínuas no espaço.

Invista em publicidade e promova seu negócio nas redes sociais

Por último, não se esqueça de que as pessoas devem conhecer o seu negócio antes de se tornarem clientes fiéis. Ter um bom ponto e produtos não é nada se você não consegue fazê-los atrair consumidores.

Para contornar essa questão, estabeleça uma presença nas redes sociais, utilizando a produção de conteúdos e os anúncios direcionados para atingir pessoas da sua região. Considere comprar um anúncio em veículo de comunicação local, se isso for interessante financeiramente para o seu negócio. E não se esqueça de promovê-lo junto aos consumidores, utilizando quem já visitou sua sorveteria como canal de comunicação.

Cartões de fidelidade e descontos para quem traz um amigo para visitá-la pela primeira vez é uma ótima maneira de se promover com ajuda do cliente.

Para que uma sorveteria atinja o sucesso, ela precisa, antes de tudo, de bons materiais com que trabalhar e um produto de alta qualidade e valor agregado. Priorize esses dois aspectos do negócio a princípio e acompanhe os resultados da sua sorveteria mensalmente para entender o que precisa fazer para otimizá-la.

Gostou de aprender como ter uma sorveteria de sucesso? Dê o próximo passo e fale com um dos consultores da Finamac para conhecer nossos equipamentos, cursos e workshops.