Ter um negócio próprio é o sonho de muitos brasileiros. No entanto, existem alguns detalhes que precisam ser considerados e repensados diariamente para garantir o sucesso do empreendimento.

Quando pensamos em empresas dos mais diversos portes, existe uma figura que é a chave para o crescimento de qualquer negócio: o cliente. Quanto mais clientes você atrair para a sua empresa, maiores serão as taxas de lucro e, por consequência, o sucesso da sua empresa.

Se você está empreendendo em uma sorveteria e quer descobrir como atrair clientes, confira as dicas deste artigo.

Por que é necessário investir em estratégias que ajudam a atrair mais clientes para sua sorveteria?

A matemática por trás dessa lógica é simples: quanto maior o número de clientes da sua sorveteria, maior será o seu lucro. Se os seus produtos forem de qualidade e seu atendimento for diferenciado, a recorrência de compra será cada vez maior, impactando positiva e diretamente na rentabilidade da empresa.

No entanto, ainda é comum encontrarmos empresários que ainda não dão muita atenção para esse tipo de estratégia. O resultado? Empresas estagnadas, com crescimento prejudicado e que poderiam estar explorando todo seu potencial.

Quais são as melhores estratégias para atrair clientes?

Se você quer sair dessa inércia e começar a ter resultados realmente expressivos, está na hora de descobrir estratégias de como atrair clientes e aumentar a rentabilidade da sua sorveteria. Vamos conhecer algumas ações?!

1. Aposte em promoções

O primeiro passo é apostar em promoções. Sem dúvidas, qualquer tipo de consumidor adora economizar na compra de algum produto ou serviço.

Por isso, analise os produtos com maior demanda, visualize aqueles que são mais promissores e faça promoções. Não entenda as promoções como perda de dinheiro – elas são uma forma de atrair mais pessoas e fidelizar consumidores.

Lembre-se sempre de pensar no longo prazo.

2. Divulgue as promoções nos lugares certos

Não adianta fazer promoções e não divulgá-las. É preciso que você elabore ações de comunicação para levar essa informação para os seus consumidores.

Avalie quais canais e lugares são os mais interessantes e estratégicos para a sua empresa e divulgue as novidades e promoções nessas plataformas.

Uma dica é estar presente nas redes sociais. Hoje, essas plataformas digitais são muito usadas por consumidores, tanto como entretenimento como fonte de pesquisa, descoberta de novos estabelecimentos e para acompanhar informações daquelas empresas das quais já são clientes.

3. Lance novos produtos

Outra forma de atrair novos clientes é com o lançamento de produtos diferenciados. Veja o que seus concorrentes estão fazendo e analise o que seus consumidores estão demandando.

De tempos em tempos, é comum que o mercado apresente novas demandas e oportunidades de produto. Basta analisar os anos anteriores: lembra-se da febre das paletas mexicanas? Muitas sorveterias investiram nesse produto, que possuía muita saída durante um determinado período de tempo.

A ideia é que você consiga acompanhar esses novos lançamentos e esteja preparado para atender o consumidor quando ele começar a busca por esses produtos.

Com base nisso, dê uma reformulada no cardápio: lance novos produtos, avalie o que já está sendo comercializado e divulgue as novidades.

4. Crie um programa de fidelidade

Um programa de fidelidade para os consumidores pode ser uma estratégia simples, mas que surte efeito. Se você tem uma sorveteria, essa é uma das estratégias mais interessantes para manter a recorrência de compra dos clientes e aumentar o ticket do seu negócio.

Analise quais são as melhores formas de estruturar essa estratégia e coloque-a em prática, oferecendo vantagens para os consumidores frequentes.

5. Foque no atendimento

Além da qualidade do produto, que é fundamental, o atendimento ao consumidor é um pilar capaz de crescer ou destruir uma empresa.

Se você quer ter uma sorveteria de sucesso, descobrir como atrair clientes e aumentar a rentabilidade do seu negócio, é imprescindível que você tenha um bom atendimento. Para isso, é necessário treinar a sua equipe e garantir que o padrão de qualidade do atendimento seja mantido por todos os colaboradores envolvidos em todo o processo.

Esse atendimento diferenciado será responsável não só pela fidelização dos consumidores existentes, mas pela indicação desses para amigos e familiares, que passarão a frequentar seu estabelecimento e, consequentemente, aumentar suas oportunidades de venda.

6. Crie um ambiente agradável

Com um produto diferenciado e um atendimento de qualidade, é hora de criar um ambiente agradável para que os consumidores se sintam à vontade e frequentem o estabelecimento.

Hoje, inclusive, observamos um crescimento de ambientes “instagramáveis”, os quais são montados de forma a estimular o registro de fotos e vídeos por parte dos clientes. A vantagem: divulgação gratuita!

Essas pessoas tiram fotos dos produtos ou com os amigos dentro desses ambientes para mostrar nas redes sociais. Isso pode chamar ainda mais consumidores e aumentar as vendas do negócio.

7. Destaque-se entre a concorrência

É necessário avaliar a concorrência e saber o que está acontecendo por lá. Visualize as ações que estão sendo feitas, confira o cardápio e, se possível, monitore o que os consumidores estão falando a respeito nas redes sociais.

Isso vai ajudá-lo a descobrir quais diferenciais competitivos precisam ser trabalhados e como se destacar dos concorrentes diariamente.

8. Fique atento às prioridades e necessidades dos clientes

É importante acompanhar as necessidades dos clientes e conversar com cada um deles para identificar como a sua empresa pode melhorar e que tipo de produto eles estão demandando.

Esse detalhe ajudará a conhecer melhor o seu mercado e encontrar novas oportunidades de investimento.

O resultado? Melhora do diferencial competitivo, aumento do entendimento de mercado e das oportunidades de venda para sua sorveteria.

Para isso, realize pesquisas de satisfação e opinião com seus consumidores, colha feedbacks no ponto de venda e fique atento às opiniões apresentadas por essas pessoas.

Dentre as estratégias de como atrair clientes, destaca-se a necessidade de construir um cardápio diferenciado. Para isso, é interessante conhecer alternativas que entreguem muito mais valor para os clientes.

Quer saber mais sobre isso? Confira nosso artigo sobre como oferecer os melhores sabores de milkshake para os clientes?