Se você está engajado em construir uma empresa de sucesso e quer saber quais são as características de um bom empreendedor, confira as dicas abaixo e comece sua jornada com o pé direito.

A importância de conhecer o negócio no qual você vai investir

O primeiro passo para quem quer abrir uma empresa é reunir o máximo de conhecimentos sobre o ramo em que deseja atuar.

Imagine, por exemplo, uma pessoa que pretende abrir um restaurante, mas que não se interessa por comer fora ou não gosta de cozinhar e come qualquer coisa de forma indiscriminada. O cenário para ela não parece muito promissor, não é verdade? 

Ao identificar uma oportunidade de negócio, procure aprender ao máximo sobre aquele mercado e estude bastante sobre a atividade, desde detalhes técnicos até perspectivas do setor. 

As características de um empreendedor de sucesso

Sabemos que são muitos os fatores que levam alguém ao sucesso, mas existem alguns traços que podem ser encontrados em todos os empreendedores que deram certo e que são recomendados por especialistas em todo o mundo.

As principais características de um bom empreendedor são:

1. Proatividade

Proatividade é a capacidade de tomar a iniciativa, de se antecipar aos problemas, indo além daquilo que é esperado de você. A pessoa proativa não espera que ninguém lhe diga para agir: ela simplesmente faz o que é preciso quando identifica problemas a serem solucionados.

Para desenvolver sua proatividade, comece tomando iniciativas diante de questões que você já pode resolver no seu dia a dia. Em vez de esperar que outras pessoas solucionem os problemas ou peçam sua ajuda, tome a iniciativa e se antecipe às situações.

Essa vai ser uma das habilidades mais valiosas na sua carreira de empreendedor, já que você vai precisar dar o tom da cultura organizacional da sua empresa.

2. Persistência

Acredite: a vida de empreendedor não é nenhum mar de rosas. Dificuldades burocráticas, clientes exigentes, funcionários que não se esforçam e imprevistos técnicos são apenas alguns dos problemas que aguardam você na sua jornada rumo ao sucesso.

Entretanto, se você observar a trajetória de qualquer um dos grandes nomes do empreendedorismo mundial, vai ver que eles também enfrentaram dificuldades extremas, alguns chegando mesmo a lidar com a completa falência.

Foi a capacidade de acreditar nos seus projetos e nas suas habilidades que fez com que esses homens e mulheres continuassem quando a maioria das pessoas já teria desistido. A persistência frente às maiores dificuldades é fundamental para que um empreendimento tenha sucesso.

3. Capacidade de planejamento

A vida empreendedora é cheia de surpresas, algumas boas e outras nem tanto. Para equilibrar a instabilidade típica desse estilo de vida, uma boa capacidade de planejamento é fundamental.

Procure antever ao máximo seus próximos passos, traçar planos detalhados e estabelecer metas que guiem suas ações. Dessa forma, mesmo que ocorram imprevistos e seja necessário promover mudanças, ainda assim você saberá exatamente aonde quer ir e sempre poderá tomar as decisões necessárias para isso.

4. Excelência 

Steve Jobs queria que os computadores da Apple fossem harmônicos e perfeitos até mesmo por dentro, mesmo que os clientes nunca chegassem a ver o interior de suas máquinas.

Essa obsessão pela excelência em tudo o que faz é uma das marcas mais fortes do empreendedor de sucesso. Pode ter certeza de que seus clientes vão perceber e valorizar sua dedicação aos detalhes. 

Outras características de um bom empreendedor

Além dessas dicas, existem muitas outras características que marcam a personalidade e as atitudes de um empreendedor de sucesso, como resiliência, capacidade de liderança, facilidade em identificar profissionais de alto desempenho etc.

O mais importante, porém, é que você se dedique sempre ao crescimento e ao aperfeiçoamento das suas habilidades. Cerque-se de pessoas e de equipamentos de qualidade e tenha em mente que sempre é possível investir em conhecimento e aprender algo novo.

Se você se identificou com as características de um bom empreendedor e quer saber mais sobre o mundo dos negócios, não deixe de conferir os 4 principais passos para começar um novo negócio!