Nos últimos anos, o empreendedorismo tem crescido muito no Brasil, principalmente entre as pessoas mais jovens que querem ter mais autonomia em seu trabalho. Ser seu próprio patrão é uma ideia atraente e que tem ganhado apoio do governo, já que pequenos negócios lucrativos são muito importantes para o crescimento econômico do país.

Outro fator relevante na opção por abrir o próprio negócio é a crise econômica. Encontrar um emprego hoje, principalmente para os jovens em início de carreira, é um grande desafio. Sendo assim, a saída que encontram para conquistar a independência financeira é abrir o próprio negócio.

Mas quais são os negócios mais lucrativos nos quais os novos empreendedores podem apostar para criar uma empresa de sucesso? Em alguns empreendimentos não é preciso investir muito para começar e trazem excelentes retornos financeiros.

As ideias de negócios que selecionamos aqui vão ajudá-lo a escolher que tipo de empreendimento é o ideal para você. Embora não seja fácil, com dedicação e planejamento, é possível criar um negócio de sucesso. Acompanhe!

Saiba por que investir em pequenos negócios

Talvez você não saiba, mas são as pequenas empresas que movimentam boa parte da economia brasileira. Enquanto a maioria dos empreendimentos de grande porte está focada na exportação de bens e serviços, são as PMEs que atendem, de fato, ao público nacional.

Lojas de bairro costumam ser os locais favoritos de compra dos brasileiros, já que os preços nos centros comerciais são mais altos. Isso acontece porque investimentos maiores acabam elevando os preços dos bens de consumo. Quem paga um aluguel alto, em algum momento terá que repassar esse custo para os consumidores.

Hoje, investir em uma microempresa não é assunto apenas para quem sempre teve o sonho de ser o seu próprio chefe. Com a crise, vários brasileiros estão tendo que “se virar” e encontrar maneiras criativas de manter seus rendimentos após a demissão ou mesmo durante a aposentadoria.

Negócios de nicho e operações comerciais em escalas menores têm oferecido bons lucros para quem escolhe empreender dessa forma, graças a algumas iniciativas como a isenção de ICMS nos primeiros dois anos em alguns estados, e a determinados projetos do governo, como o Simples Nacional e o MEI.

Por esses motivos, muitos têm buscado, nas microempresas, a chance de viver uma vida confortável e de obter segurança financeira.

Conheça 8 ideias de pequenos negócios lucrativos

O principal desafio dos empreendedores de primeira viagem é que tipo de empresa criar. Como a experiência prévia desses profissionais costuma estar atrelada aos escritórios e a empregos tradicionais, chegar a uma boa ideia pode ser complicado. Por isso, selecionamos alguns tipos de pequenos negócios lucrativos nos quais você pode investir!

1. Monte uma pequena fábrica de picolés

Criar uma pequena fábrica de picolés pode parecer complexo no início, mas, com apoio e capacitação, como o oferecido pelo Sebrae, um empreendedor pode aprender a gerir seu próprio negócio rapidamente.

Investindo nos equipamentos certos e contratando pessoal especializado, ou capacitando os membros da sua família, é possível abrir uma fábrica de picolés em pouco tempo e em um espaço reduzido.

Essa fábrica encontra clientes em todo o Brasil e em vários nichos do mercado. Ela pode, por exemplo, comercializar picolés artesanais para um público cada vez mais exigente em sua própria loja ou fornecer produtos com exclusividade para buffets, festas de aniversário, padarias e outros comércios locais.

As oportunidades são muitas para tornar uma fábrica de picolés lucrativa. Um bom plano de negócios e trabalho duro é tudo o que você precisa para fazer esse empreendimento funcionar.

2. Crie uma pequena produção de sorvetes

Produzir sorvetes é uma maneira de empreender. Ao contrário do que se imagina, sorvetes não são consumidos apenas no verão e oferecem um fluxo constante de dinheiro para as empresas que apostam em sua produção.

Criar sabores exclusivos e qualificar sua produção com uma marca sólida vai ajudá-lo a fazer esse negócio funcionar. Uma produção de sorvetes exige um investimento inicial relativamente baixo e pode ser uma boa opção mesmo por quem não tem nenhuma experiência no assunto.

3. Produza bombons

Os bombons artesanais são mais uma estratégia para começar um negócio próprio. São também produtos de alta demanda em todas as épocas do ano, e que podem ser produzidos na sua própria casa.

Uma miniconfeitaria é uma empresa simples de se começar, podendo ser registrada até como empreendimento individual, o que reduz significativamente os gastos com impostos e instalações.

Como diferencial, você pode estabelecer parcerias com empresas locais, um esquema de entregas em domicílio e investir em um catálogo de produtos que se adapte bem à demanda. Novos sabores, um cardápio atualizado e flexibilidade para lidar com encomendas especiais também o ajudarão a fazer seu negócio decolar.

4. Venda e fabrique chocolates artesanais

A venda e produção de chocolates artesanais é outra ideia de negócio lucrativo o qual você pode investir com poucos recursos. Você pode fazer seus próprios chocolates ou adquirir de um grande produtor. Em qualquer caso, o negócio é fácil de ser aprendido e gerenciado.

Trabalhando bem a sua marca e oferecendo opções diferenciadas, é possível estabelecer um bom relacionamento com o público-alvo e obter uma margem de lucro elevada sobre os produtos.

5. Produza açaí

Produzir açaí também é uma ótima ideia de negócio. Os cremes de açaí são produzidos com poucos ingredientes e têm muita aceitação no mercado. Eles podem ser comercializados em pequenas embalagens para o consumidor final ou em quantidades maiores para parceiros no comércio local.

O açaí é um produto natural, associado a muitos benefícios para a saúde e que representa uma opção de alimentação saudável para muitos brasileiros. Portanto, é um produto que tem sempre boa demanda e com o seu diferencial empreendedor pode representar uma excelente oportunidade de negócio.

6. Venda gelatos artesanais

O gelato artesanal é produzido próximo ao momento do consumo e seu grande diferencial esta na variedade de sabores e recheios naturais com os quais ele é oferecido. É um produto tão bem aceito que tem impulsionado todo o mercado de sorvetes, e que deve crescer cerca de 80% até 2020, segundo levantamento da Mintel.

O produto, por ser de alta qualidade, representa um lucrativo modelo de negócio, já que sua margem de lucro é maior do que a do sorvete tradicional. Assim, você poderá obter boa lucratividade, mesmo com um volume menor de vendas. Por ser um produto relativamente novo, é importante que você faça um curso e adquira os conhecimentos necessários para conquistar o seu lugar no mercado.

 7. Trabalhe com produtos diet

Com a população cada vez mais preocupada com a saúde, a demanda por produtos diet tem crescido bastante, fazendo com que essa seja uma boa opção de negócio. Uma linha de sorvetes, açaís e picolés zero açúcar é uma boa opção para absorver essa demanda e obter lucros atraentes.

Antes de começar o seu negócio, procure se inteirar das políticas públicas relativas a esse segmento. Como muitas pessoas dependem dos produtos diet por questões sérias de saúde — como o diabetes —, sua produção e distribuição possuem regulamentações específicas.

8. Invista em alimentos low carb

Seguindo a linha de cuidados com a saúde, outra tendência que tem ganhado cada dia mais adeptos é a dieta low carb. Ela representa a possibilidade de perder peso e manter a forma com saúde, sem abrir mão de alimentos saborosos e nutritivos.

Existe uma infinidade de sabores que você pode criar para atender o público fitness, incluindo bombons, sorvetes, açaís e outras delícias, seguindo os princípios low carb. Investir em alimentos com baixo teor de carboidratos pode ser o diferencial que você precisa para começar um negócio atraente e saudável!

Veja algumas dicas para se planejar e abrir um pequeno negócio lucrativo

Ficou empolgado com essas ideias e quer começar a se planejar para abrir um pequeno negócio? Confira abaixo o que é preciso considerar para iniciá-lo:

Pesquise o mercado

Antes de abrir o seu próprio negócio, faça um esforço para conhecer o mercado local. Isso o ajudará a escolher a opção mais viável e lucrativa, assim como a prever a demanda pelos seus produtos ainda no início das operações.

Verifique a legislação

Alguns tipos de empreendimento exigem alvarás e registros específicos na Junta Comercial da sua cidade. Confira tudo isso antes de empreender!

Crie um plano de negócios

Saber exatamente o que você espera obter de um negócio antes de abri-lo é fundamental. Um bom planejamento o ajudará a antecipar desafios e a reduzir os riscos ao empreender.

Empreender não é uma tarefa fácil e exigirá que você se dedique ao negócio por um tempo considerável. Estudar disciplinas, como a gestão financeira e a gestão de pessoas, será uma boa preparação para ingressar nessa jornada com maiores chances de sucesso.

Nesse processo, dê uma atenção especial ao planejamento do seu espaço de trabalho. Procure focar principalmente na aquisição de equipamentos de qualidade e que deem conta da sua demanda, garantindo um processo produtivo e eficiente para que seu negócio dê bons resultados.

As máquinas para produção de sorvetes, picolés, açaí e chocolates oferecem recursos cada vez mais inovadores. Pesquise bastante para encontrar o conjunto de equipamentos mais adequado para os produtos com os quais você vai trabalhar e certifique-se de fazer negócio com uma empresa idônea, que ofereça treinamento e suporte e que tenha uma boa reputação no mercado.

Investir em uma pequena empresa pode ser uma forma eficiente de escapar da crise se você fizer um bom planejamento estratégico. Invista também em uma pesquisa de mercado para acertar nas melhores demandas da sua área, garantindo assim bons resultados para o seu negócio.

Gostou de conhecer esses pequenos negócios lucrativos? Aproveite também para conhecer uma linha moderna de equipamentos para a produção de gelados e chocolates e encontrar as melhores opções para o seu negócio. Entre em contato com a gente!

Powered by Rock Convert