Quais são os negócios lucrativos em que um indivíduo pode investir se quiser se tornar seu próprio patrão?

Há empreendimentos que não é preciso gastar muito para começar e os retornos são garantidos em qualquer época.

As ideias de negócios que selecionamos aqui vão ajudá-lo a escolher que tipo de operação começar e vão lhe mostrar que um negócio lucrativo não é tão difícil de se criar. Acompanhe!

Saiba por que investir em pequenos negócios

Talvez você não saiba, mas são as pequenas empresas que movimentam boa parte da economia brasileira. É que, enquanto a maioria dos empreendimentos grandes está focada na exportação de bens e serviços, são as PMEs que atendem, de fato, ao público nacional.

Lojas de bairro costumam ser alguns dos lugares favoritos dos brasileiros, já que os preços nos centros comerciais são altos.

Isso acontece porque investimentos maiores elevam os preços dos bens de consumo. Quem paga um aluguel alto, terá de repassar esse custo para os consumidores em algum momento.

Os preços altos reduzem a competitividade desses empreendimentos com relação às estruturas mais enxutas de negócios menores.

Hoje, investir em uma microempresa não é assunto apenas para quem sempre teve o sonho de ser o próprio patrão. Com a crise, vários brasileiros estão tendo que “se virar” e encontrar maneiras criativas de manter seus rendimentos após a demissão ou mesmo a aposentadoria.

Negócios de nicho e operações comerciais em escalas menores têm oferecido bons lucros para quem escolhe empreender dessa forma, graças a algumas iniciativas, como a isenção de ICMS nos primeiros dois anos em alguns estados e a determinados planos, como o Simples Nacional.

Por esses motivos, muitos têm buscado, nas microempresas, a chance de viver uma vida confortável e de obter segurança financeira.

Conheça 5 ideias de pequenos negócios lucrativos

O que mais intriga os empreendedores de primeira viagem ainda é que tipo de empresa criar. Como a experiência prévia desses profissionais costuma estar atrelada aos escritórios e a empregos tradicionais, chegar a uma boa ideia pode ser complicado. Por isso, selecionamos alguns tipos de negócios lucrativos em que você pode investir!

1. Pequena fábrica de picolés

Criar uma pequena fábrica de picolés pode parecer complexo no início, mas, com apoio e capacitação, como o oferecido pelo Sebrae, um empreendedor pode aprender a gerir esse negócio rapidamente.

Investindo nos equipamentos certos e contratando pessoal especializado, ou capacitando os membros da sua família, é possível abrir uma fábrica de picolés em pouco tempo e em um espaço reduzido.

Essa fábrica encontra clientes em todo o Brasil e em vários nichos do mercado. Ela pode, por exemplo, comercializar picolés artesanais para um público cada vez mais exigente em sua própria loja ou fornecer produtos com exclusividade para buffets, festas de aniversário, padarias e outros comércios locais.

As oportunidades são muitas para tornar uma fábrica de picolés lucrativa. Um bom plano de negócios e trabalho duro são as coisas que você precisa para fazer esse empreendimento funcionar.

2. Pequena produção de sorvetes

Produzir sorvetes é uma maneira de empreender. Ao contrário do que se imagina, sorvetes não são consumidos apenas no verão e oferecem um fluxo constante de dinheiro para as empresas que apostam em sua produção.

Criar sabores exclusivos e qualificar sua produção com uma marca forte vai ajudá-lo a fazer esse negócio funcionar. Uma produção de sorvetes exige um investimento inicial relativamente baixo e pode ser começada mesmo por quem não tem nenhuma experiência no assunto.

3. Produção de bombons

Os bombons artesanais são mais uma estratégia para começar um negócio próprio. São também produtos de alta demanda em todas as épocas do ano, que podem ser produzidos, na sua própria casa.

Uma miniconfeitaria é uma empresa simples de se começar, podendo ser registrada até como empreendimento individual, o que reduz os gastos com impostos e instalações tanto quanto possível.

Como diferenciais, você pode estabelecer parcerias com empresas locais, um esquema de entregas em domicílio e investir em um catálogo de produtos que se adapte bem à demanda.

Novos sabores, um cardápio atualizado e flexibilidade para lidar com encomendas especiais também o ajudarão a fazer esse negócio decolar.

4. Venda e produção de chocolates artesanais

A venda e produção de chocolates artesanais é outra ideia de negócio lucrativo em que você pode investir com pouco.

Quer adquira chocolates de outro produtor, quer escolha fazer os seus, a curva de aprendizado para entrar nesse setor é baixa e encontrar profissionais qualificados representa uma tarefa menos complexa do que a de gerenciar um empreendimento maior.

Trabalhando em sua marca, é possível estabelecer uma margem de lucro elevada sobre os produtos e diferenciar-se das outras empresas.

5. Produção de açaí

Produzir açaí é também uma ótima ideia de negócios. Os cremes de açaí são produzidos com poucos ingredientes e têm muita aceitação no mercado, podendo ser comercializados em potes para o consumidor final ou em quantidades maiores para parceiros no comércio local e feitos em pequena ou larga escala.

O açaí é um produto natural, associado a muitos benefícios para a saúde e que representa uma tendência de alimentação saudável para muitos brasileiros. Ele passou a fazer parte da nossa dieta há pouco tempo e ainda não tem tantos fornecedores locais.

Ao mesmo tempo, a demanda pelo creme de açaí só cresce. Por isso, esse investimento ainda é muito lucrativo para os empreendedores.

Veja dicas para se planejar e abrir um pequeno negócio

Ficou empolgado com essas ideias e quer começar a se planejar para abrir um pequeno negócio? Confira, abaixo, o que é preciso considerar para fazê-lo:

Pesquise o mercado

Antes de abrir o seu próprio negócio, faça um esforço para conhecer o mercado local. Isso o ajudará a escolher a opção mais viável e lucrativa e a prever a demanda pelos seus produtos ainda no início das operações.

Verifique a legislação

Alguns tipos de empreendimento exigem alvarás e registros específicos na Junta Comercial da sua cidade. Confira tudo isso antes de empreender!

Crie um plano de negócios

Saber exatamente o que você espera obter de um negócio antes de abri-lo é fundamental. Um bom planejamento o ajudará a antecipar desafios e a reduzir os riscos ao empreender.

Empreender não é uma tarefa fácil e exigirá que você se dedique ao negócio por uma quantidade considerável de tempo. Estudar disciplinas, como a gestão financeira e a gestão de pessoas, será uma boa preparação para ingressar nessa jornada com maiores chances de sucesso.

Vale a pena pensar em estabelecer uma pequena empresa como forma de escapar da crise ou de aumentar seus rendimentos.

Gostou de conhecer esses pequenos negócios lucrativos? Confira, então, como é possível montar um negócio apenas com uma máquina de sorvete expresso!