Um plano de marketing funciona como um guia para a sua sorveteria desenvolver produtos e serviços para o mercado. Boas iniciativas de divulgação são fundamentais para que os consumidores entendam por que seus produtos são diferentes ou melhores que os da concorrência.

A ideia é alcançar objetivamente a fatia do público que a empresa deseja atingir e, assim, criar uma base de consumidores para o negócio. Mas, como fazer isso? É o que ensinaremos a partir de agora!

1. Identifique a sua persona

Ter essa definição é o primeiro passo na criação do seu plano de marketing. Resumidamente, a persona é um personagem semifictício cujo perfil simboliza o cliente ideal do seu empreendimento.

Existem vários tipos de sorveterias por aí: algumas atendem apenas clientes que revendem o produto (como supermercados e padarias), e outras lidam com o consumidor final. Qual caminho a sua vai seguir?

Faça uma boa pesquisa com o objetivo de identificar a sua persona. Esse trabalho vai lhe trazer uma série de informações relevantes. Você pode explorar, entre outros pontos:

  • qual a idade de quem frequentará sua sorveteria;
  • onde essas pessoas moram;
  • que tipos de produtos elas consomem (picolé, gelato, sorvete etc.);
  • quais os hábitos e interesses desse público.

A partir daí, será muito mais fácil desenvolver estratégias de sucesso e se destacar no mercado de sorvetes

2. Conheça os concorrentes da sua sorveteria

Entender o mercado não é só definir para quem vendemos. É, também, conhecer melhor quem está inserido na mesma linha de negócios que você. Ou, no caso, realizar um levantamento sobre quem produz e vende sorvetes na sua região.

Para fazer essa análise, você deve levar em conta alguns aspectos como:

  • público atendido;
  • canais de comunicação utilizados;
  • produtos e serviços oferecidos;
  • diferenciais competitivos.

Ao conhecer melhor quem já atua no mesmo setor que você, será possível estabelecer o que apenas a sua sorveteria pode oferecer. Com essas informações, você conseguirá definir os valores da sua marca.

3. Defina uma estratégia

Quando falamos em “definir uma estratégia”, queremos dizer que é preciso estabelecer uma forma de se alcançar metas. O melhor lugar para começar a fazer isso é pela definição das metas em si. Algumas delas podem ser:

  • vender uma quantidade X de sorvetes por dia;
  • conquistar um número Y de clientes no primeiro ano;
  • produzir uma quantidade Z de litros de sorvete;
  • investir em uma nova máquina de sorvete para otimizar a produção.

Com essas metas em mãos, você partirá para a construção de uma estratégia. Considerando o primeiro exemplo listado aqui (vender X sorvetes), podemos traçar estratégias como:

  • panfletar na região para mostrar suas ofertas;
  • criar anúncios em redes sociais para atingir o seu público-alvo e fazê-lo conhecer a sua marca;
  • criar programas de fidelidade que façam as pessoas retornarem à sua sorveteria.

Lembre-se de que estratégias estão em constante evolução. Isto é, sempre que suas metas mudam, elas devem ser atualizadas para conduzir aos objetivos do negócio.

4. Faça uma lista de ações

Sabe aquelas estratégias que citamos no tópico anterior? Elas são apenas o caminho para as ações de um plano de marketing. Uma panfletagem, por exemplo, é uma ação estratégica que envolve a distribuição de um conteúdo específico para a sua audiência.

Mas vale ressaltar que ações podem ser determinadas também como fins em si. Uma promoção se encaixa nesse caso.

São as ações de um plano de marketing que o tornarão executável. Elas devem ser documentadas e planejadas no momento em que você abre as portas da sua sorveteria.

5. Elabore um cronograma de execução

Uma das características de um bom empreendedor é ter capacidade de planejamento. Isso inclui estabelecer prazos para que as ações do plano de marketing sejam realizadas.

A proposta de um cronograma de execução consiste em distribuir as atividades promocionais em um intervalo de tempo, que seja o suficiente para acompanhar suas repercussões.

Uma estratégia sem cronograma é pouco eficiente porque não é consistente o bastante. Planos de marketing funcionam melhor quando determinam ações constantes e que podem ser monitoradas.

6. Estabeleça um orçamento

Não é porque você está abrindo um pequeno ou médio negócio que não precisará determinar um orçamento de marketing. Todas as ações têm um custo e, se ele estiver definido em seu plano, será possível avaliar quais delas são mais (ou menos) vantajosas para a empresa.

Definir um orçamento pode ser uma tarefa complicada ao começar um novo negócio. Recomendamos que você não estabeleça um valor absoluto (como R$1.000,00), e sim um valor relativo (como X% dos lucros de um período).

Assim, dá para garantir investimento constante na promoção do negócio, e a verba necessária para acompanhar o andamento das ações.

7. Acompanhe métricas

Lembra quando falamos que é preciso monitorar as iniciativas de marketing? Durante a criação do plano, você terá oportunidade de definir as métricas que avaliarão a performance da sua sorveteria. Entre elas:

  • custo de aquisição de clientes (CAC);
  • taxa de retenção de clientes;
  • volume de negócios em um intervalo de tempo.

Todavia, cada plano de marketing exige um trabalho específico. Quem anuncia na internet, por exemplo, deve acompanhar o número de impressões e visualizações de um anúncio. Já aqueles que optam por panfletar, precisam verificar a quantidade de material distribuída pela sua equipe.

8. Revise e otimize o plano de marketing a cada ciclo

O plano de marketing de uma empresa não precisa ser estático. Idealmente, ele deve ser revisado e atualizado com o passar do tempo, para que iniciativas que não funcionaram tão bem sejam substituídas por outras, com maior potencial.

Conforme você conhece melhor o seu público e as maneiras de atingi-lo, tem mais clareza sobre o que precisa ser alterado no plano para que ele continue beneficiando a sua sorveteria. Por isso, recomendamos que, ao fim de cada ano (ou semestre), você revise e compare as métricas, a fim de averiguar a eficácia do planejamento atual.

Fazer um plano de marketing é fundamental para todos os negócios, independentemente se eles são grandes ou pequenos. Se você deseja que a sua empresa ganhe espaço e vire referência no mercado de sorvetes, é essencial construir uma marca, torná-la conhecida entre as pessoas e definir ações capazes de promovê-la.

Que tal descobrir quais são os outros passos para a sua sorveteria ser um sucesso? Assine a nossa newsletter para receber materiais exclusivos, que ajudarão você a conquistar novos clientes!