Aprender como produzir açaí é uma excelente forma de empreender e capturar uma fatia de mercado que cresce de forma constante no Brasil. Os brasileiros consomem, pelo menos, 4,7 litros dessa iguaria por ano e, por isso, investir no setor é uma oportunidade de conquistar bons lucros e estabelecer um negócio estável.

No artigo de hoje nós mostraremos como produzir, como comercializar e por que investir no açaí. Também ofereceremos algumas dicas para que o seu empreendimento seja bem-sucedido. Pronto para aprender? Então vamos lá!

Conheça o açaí

O açaí é uma palmeira nativa da região norte, produzida nos estados do Amapá, Pará, Amazonas e Maranhão. Seus frutos de tom roxo escuro têm uma polpa rica, da qual se extrai um sumo muito apreciado — ele compõe os sorvetes e cremes de açaí consumidos em todo o Brasil.

O nosso país é um dos maiores produtores de açaí do mundo, mas ele também é encontrado em países como a Venezuela e a Holanda. A popularidade do açaí é muito grande pois trata-se de um produto saboroso e que oferece uma porção de benefícios para a saúde.

No fruto, são observadas características como a presença de:

  • antioxidantes, que previnem o envelhecimento precoce;

  • vitamina C, ômega 9 e substâncias anticitocinas, que fortalecem o sistema imune;

  • alta quantidade de fibras, que garantem a saúde intestinal;

  • muita energia, o que faz com que o produto seja preferido por aqueles que praticam esportes; e

  • ferro, que ajuda a suplantar a dieta e a evitar doenças como a anemia.

O açaí pode ser consumido em sucos, geleias e sorvetes e, na maioria dos lugares do sul, sudeste e centro-oeste do Brasil, é servido em tigelas. A essas tigelas podem ser adicionadas castanhas, caldas, leite em pó e tantos outros produtos quanto o cliente solicitar.

Batido com xarope de guaraná, o açaí também é um dos prediletos de quem segue uma dieta “fitness”. Existem três tipos de açaí sendo comercializados atualmente no país. São eles:

  1. o açaí grosso (ou especial), uma mistura com 14% ou mais de sólidos;

  2. o açaí médio (ou regular), que tem entre 11% e 14% de sólidos; e

  3. o açaí fino (ou popular), que tem entre 8% e 11% de sólidos.

Saiba como produzir açaí em seu negócio

Produzir o açaí é muito fácil. Em pequena escala, basta adquirir a polpa do produto e adicioná-la em um liquidificador com outros ingredientes para a homogeneização. Graças à alta densidade do produto e devido ao fato de que as polpas vêm congeladas, ele geralmente é servido na hora, nas tigelas que citamos acima.

No entanto, o açaí servido assim pode gerar problemas, como os cristais que são criados durante o endurecimento na armazenagem. Esse defeito pode ser reduzido se o açaí for feito em um maquinário especializado, no qual congelamento e mistura ocorrem rapidamente.

A baixa incorporação de ar é outro problema que pode prejudicar o rendimento final do açaí, sendo prejudicial para a comercialização. Para isso, produtos como o creme são criados sem a adição de leite e utilizando maquinário especial capaz de incorporar até 20% de ar.

Veja como comercializar o açaí

O açaí pode ser comercializado de diversas maneiras, dentre as quais:

  • porções para o comércio, como o açaí no copo, o açaí na tigela com vários complementos — como as coberturas, o leite em pó e as farofas doces;

  • em caixas, que vão de 5 a 10L e são vendidas no atacado para outros comerciantes de sua região ou de fora dela;

  • em potes menores, com até 2L, que são vendidos diretamente ao consumidor final; e

  • em derivações como os sucos, os sorvetes, as vitaminas, os picolés e outros tantos produtos que podem ser feitos com o creme de açaí.

7 motivos para investir nesse mercado

Muitos são os motivos para começar a produção de creme de açaí. Confira sete deles!

1. O consumo aumenta a cada ano

O açaí é um produto cada vez mais consumido pelos brasileiros. Isso tem modificado a nossa dieta e criado oportunidades no setor. As safras também têm crescido e, no último ano, o Brasil produziu 1,1 milhão de toneladas de açaí.

2. Oferece diversos benefícios para a saúde

Como mencionamos, o açaí traz vários benefícios para a saúde. Ele ajuda a prevenir doenças, o envelhecimento precoce e produz muita energia para o corpo, sendo recomendado para aqueles que praticam tarefas exaustivas e se exercitam constantemente.

3. Seu consumo é atemporal, ou seja, vende o ano inteiro

O consumo do açaí não é afetado pela sazonalidade. Quem dá preferência para esse produto o faz ao longo de todo o ano. Em academias, por exemplo, as lanchonetes servem açaí constantemente, o que cria uma fatia de mercado ampla para ser explorada pelos produtores do creme de açaí.

4. Existem diversos mercados para comercializar

Entretanto, o açaí não precisa ser comercializado apenas nesses espaços. Os empreendimentos focados no produto são cada vez mais populares e podem ser diversificados com a comercialização de sorvetes, picolés e outras formas de consumo da polpa — como as bebidas, inclusive alcoólicas.

5. Está associado à saúde e à boa alimentação

O açaí ganhou muita popularidade no mercado recentemente por estar associado à saúde e à boa alimentação. Os benefícios do alimento fizeram com que ele fosse reconhecido como um produto funcional, ou seja, que beneficia a dieta e os hábitos alimentares da população.

6. Tem sabor incomparável e agrada diversos paladares

Como o sabor da polpa de açaí é único, o creme de açaí agrada milhões de pessoas e diversos paladares. No norte do Brasil, por exemplo, ele é consumido de maneira distinta do resto do país: por lá o açaí costuma fazer parte de pratos salgados.

7. A lucratividade é alta

Como o açaí pode ser produzido com a incorporação de ar e é um alimento muito popular, ele traz altos lucros para os negócios. Investir em sua produção é capturar uma fatia do mercado muito importante e que traz movimento frequente para o seu estabelecimento comercial.

O comércio de açaí é uma boa ideia para quem quer investir em produção própria e na venda do alimento — seja como distribuidor para buffets, padarias e sorveterias ou como vendedor final. Esse tipo de empreendimento traz altos lucros e pode ser muito produtivo, desde que seja utilizado o maquinário adequado.

E então? Conseguiu entender melhor como produzir açaí pode ser uma grande oportunidade de negócios? Assine a nossa newsletter hoje mesmo e passe a receber em seu e-mail dicas para empreender e transformar a sua empresa em um negócio de sucesso!