Você, certamente, já sabe que o sorvete é uma das sobremesas favoritas do brasileiro. Esse amor nacional é favorecido, em grande parte, pelo nosso clima ser predominantemente tropical. Entretanto, justamente por estar associado ao calor e ao verão, quem pensa em abrir uma sorveteria pode se perguntar: como vender sorvete no inverno?

Se você quer entrar no ramo de sorvetes ou, até mesmo, se já possui uma sorveteria e quer saber como aumentar suas vendas nas semanas mais frias, acompanhe este artigo que preparamos e garanta a lucratividade dos seus negócios o ano inteiro!

Entenda por que o sorvete tem um mercado promissor

indústria do sorvete no Brasil movimenta, em média, R$ 12 bilhões por ano, gerando mais de 200 mil empregos diretos e indiretos em todo o país. Entretanto, os dados apontam que 50% do consumo de sorvetes ocorre apenas durante os meses de verão, chegando a ser até 70% menor durante o inverno.

Entretanto, ao observarmos outros países ao redor do mundo, os quais possuem invernos muito mais rigorosos que o nosso, a média anual de consumo de sorvete, por pessoa, é muito superior à brasileira. É o caso da Nova Zelândia, com 26,3 litros por pessoa, ou dos Estados Unidos, com 22,5 litros. O Brasil, por sua vez, apresenta uma média de apenas 4,7 litros por pessoa durante o ano.

A diferença principal reside justamente no fato de que, nesses países, é bastante comum que a população consuma sorvete, mesmo durante os meses mais frios do ano. E, neste post, você verá como pode fazer o mesmo na sua sorveteria!

Descubra como atrair clientes durante o inverno

A seguir, enumeramos algumas estratégias para você descobrir como vender sorvete no inverno e garantir a lucratividade do seu negócio durante os meses mais frios do ano!

1. Escolha sabores que combinem com o frio

Normalmente, durante o verão, as pessoas buscam por sorvetes e picolés mais leves, à base de água, e com sabores de frutas cítricas e tropicais — como limão, abacaxi e tangerina, por exemplo.

Assim, durante o inverno, uma estratégia eficaz é focar a sua oferta em sabores mais robustos e que combinem com o frio, como aqueles derivados do chocolate. O teor mais elevado de gordura dessas alternativas contribui para aquecer o organismo de dentro para fora, acelerando o metabolismo.

2. Invista na ambientação

Você já considerou a possibilidade de investir em climatizadores para a sua sorveteria? Esses equipamentos refrescam o ambiente durante o verão e aquecem durante o inverno, fazendo com que o seu estabelecimento ofereça um ambiente sempre agradável aos clientes, independentemente da época do ano.

A iluminação também pode ajudar a deixar as pessoas mais à vontade. Assim, durante as noites mais frias, uma iluminação indireta em tons mais amarelados pode transmitir uma sensação de calor e aconchego.

3. Faça festivais e promoções

Festivais e promoções são uma das formas mais eficientes de divulgar um negócio de alimentação em qualquer época do ano — e com a sua sorveteria, certamente, não deverá ser diferente. Desde descontos diretos ou progressivos até cartões de fidelidade e venda de combos promocionais, as opções são inúmeras!

No entanto, é fundamental que você conheça bem a sua clientela para saber o que será mais atraente. Ao estabelecer promoções, porém, não se esqueça de ter todos os seus custos bem calculados, a fim de que a sua margem de lucro não sendo prejudicada.

4. Ofereça acompanhamentos

Alguns acompanhamentos podem ajudar a tornar o sorvete mais agradável em climas frios. Também chamados de toppings, essas opções são ricas em gorduras e calorias saudáveis, como castanhas e pistache.

Assim, ao montar o seu mix de toppings, seja criativo e ousado: ofereça cookies, pedaços de chocolate, canudinhos comestíveis, caldas, mousses, frutas, cereais, castanhas e outros itens para deixar os sorvetes divertidos e interessantes.

5. Expanda seu cardápio

As pessoas podem ir à sua sorveteria atrás de sobremesas quentes que contenham, em sua composição, o seu sorvete. Desse modo, expandir o seu cardápio pode ser uma excelente estratégia para conquistar o público durante o inverno.

Algumas das opções mais clássicas de sobremesas que podem ser acompanhadas de sorvete são:

  • petit gateau;
  • churros fritos com caldas variadas;
  • fondue de sorvete;
  • sorvete assado com marshmallow;
  • frutas banhadas em chocolate;
  • sorvete frito.

Com essas opções, você consegue atrair quem deseja comer algo quente, sem precisar desviar do conceito original da sua sorveteria.

6. Ofereça bebidas diversas

Se a sua sorveteria possui uma estrutura adequada, pode ser muito interessante oferecer bebidas aos seus clientes, como drinks de café. Ou, quem sabe, você também pode desenvolver bebidas que misturem cafés e sorvetes, como milkshakes e frapês de sabores diversos.

Descubra quais são os mitos do sorvete no inverno

Existem alguns mitos enraizados na nossa cultura que associam o consumo de sorvete em dias mais frios à algumas enfermidades — sobretudo aquelas que estão relacionadas à garganta. Nesse sentido, é comum ver mães e pais evitarem dar sorvete aos seus filhos durante o inverno.

Mas será que a sobremesa ajuda ou atrapalha quando a garganta está inflamada? A verdade é que não há estudos científicos que associem, definitivamente, o consumo de alimentos ou bebidas gelados à inflamações da garganta.

O que ocorre é que, durante o inverno, a imunidade das pessoas pode ficar mais baixa — deixando-as mais propensas à ação de vírus e bactérias que estão na atmosfera durante o ano todo.

Isso também acontece porque, nos meses invernais, as pessoas tendem a ficar em ambientes mais fechados para se protegerem do frio, o que faz com que os microrganismos se multipliquem com mais facilidade nesses locais.

Por outro lado, uma prática que costuma ser adotada por especialistas, é a indicação do consumo de sorvete após cirurgias da garganta, como uma maneira de auxiliar na recuperação. Assim, essa história de evitar o sorvete no inverno por conta de inflamações na garganta pode ser considerada um mito!

O sorvete não é apenas uma sobremesa deliciosa, como também é muito versátil e pode ser consumida durante todo o ano.

Portanto, siga as nossas dicas e adote um gerenciamento de vendas estratégico para não deixar a movimentação da sua sorveteria cair!

Se gostou do nosso post sobre como vender sorvete no inverno e quer descobrir como aumentar seus lucros e montar uma sorveteria de alto nível, entre em contato conosco! Será um prazer atender você!

Powered by Rock Convert