Você, certamente, já sabe que o sorvete é uma das sobremesas favoritas do brasileiro. Esse amor nacional é favorecido, em grande parte, pelo nosso clima, que é predominantemente tropical. Entretanto, justamente por estar associado ao calor e ao verão, quem pensa em abrir uma sorveteria pode se perguntar: “como vender sorvete no inverno?”.

Se você quer entrar no ramo de sorvetes ou, até mesmo, se já possui uma sorveteria e quer saber como aumentar suas vendas nas semanas mais frias, acompanhe este artigo que preparamos e garanta a lucratividade dos seus negócios o ano inteiro!

Entenda por que o sorvete tem um mercado promissor 

mercado de sorvete no Brasil movimenta, em média, R$ 12 bilhões por ano, gerando mais de 200 mil empregos diretos e indiretos em todo o país. Entretanto, os dados apontam que 50% do consumo de sorvetes ocorre apenas durante os meses de verão, chegando a ser até 70% menor durante o inverno. 

Entretanto, ao observarmos outros países ao redor do mundo, os quais têm invernos muito mais rigorosos do que o nosso, a média anual de consumo de sorvete, por pessoa, é muito superior à brasileira. É o caso da Nova Zelândia, com 26,3 litros por pessoa, ou dos Estados Unidos, com 22,5 litros. O Brasil, por sua vez, apresenta uma média de apenas 4,7 litros por pessoa durante o ano. 

A diferença principal reside justamente no fato de que, nesses países, é bastante comum que a população consuma sorvete, mesmo durante os meses mais frios do ano. E, neste post, você verá como pode fazer o mesmo na sua sorveteria!

Descubra como atrair clientes durante o inverno 

A seguir, enumeramos algumas estratégias para você descobrir como vender sorvete no inverno e garantir a lucratividade do seu negócio durante os meses mais frios do ano! 

1. Escolha sabores que combinem com o frio 

Normalmente, durante o verão, as pessoas buscam por sorvetes e picolés mais leves, à base de água, e com sabores de frutas cítricas e tropicais — como limão, abacaxi e tangerina. 

Assim, durante o inverno, uma estratégia eficaz é focar a sua oferta em sabores mais consumidos e robustos que combinem com o frio, como aqueles derivados do chocolate. O teor mais elevado de gordura dessas alternativas contribui para aquecer o organismo de dentro para fora, acelerando o metabolismo.

2. Invista na ambientação 

Você já considerou a possibilidade de investir em climatizadores para a sua sorveteria? Esses equipamentos refrescam o lugar durante o verão e aquecem-no durante o inverno, fazendo com que o seu estabelecimento ofereça um ambiente sempre agradável aos clientes, independentemente da época do ano. 

A iluminação também pode ajudar a deixar as pessoas mais à vontade. Assim, durante as noites mais frias, uma iluminação indireta em tons mais amarelados pode transmitir uma sensação de calor e aconchego. 

3. Faça festivais e promoções 

Festivais e promoções são uma das formas mais eficientes de divulgar um negócio de alimentação em qualquer época do ano — e, com a sua sorveteria, certamente, não deverá ser diferente. Desde descontos diretos ou progressivos até cartões de fidelidade e venda de combos promocionais, as opções são inúmeras! 

No entanto, é fundamental que você conheça bem a sua clientela para saber o que será mais atraente. Ao estabelecer promoções, porém, não se esqueça de ter todos os seus custos bem calculados, ou seja, uma gestão financeira empresarial a fim de que a sua margem de lucro não seja prejudicada. 

4. Ofereça acompanhamentos

Alguns acompanhamentos podem ajudar a tornar o sorvete mais agradável em climas frios. Também chamadas de toppings, essas opções são ricas em gorduras e calorias saudáveis, como castanhas e pistache. 

Assim, ao montar o seu mix de toppings, seja criativo e ousado: ofereça cookies, pedaços de chocolate, canudinhos comestíveis, caldas, mousses, frutas, cereais, castanhas e outros itens para deixar os sorvetes divertidos e interessantes. 

5. Expanda seu cardápio 

As pessoas podem ir à sua sorveteria atrás de sobremesas quentes que contenham, em sua composição, o seu sorvete. Desse modo, expandir o seu cardápio pode ser uma excelente estratégia para conquistar o público durante o inverno. 

Algumas das opções mais clássicas de sobremesas que podem ser acompanhadas de sorvete são: 

  • petit gateau; 

  • churros fritos com caldas variadas; 

  • fondue de sorvete; 

  • sorvete assado com marshmallow; 

  • frutas banhadas em chocolate; 

  • sorvete frito.

Com essas opções, você consegue atrair quem deseja comer algo quente, sem precisar desviar do conceito original da sua sorveteria. 

6. Ofereça bebidas diversas 

Se a sua sorveteria tem uma estrutura adequada, pode ser muito interessante oferecer bebidas aos seus clientes, como drinks de café. Ou, quem sabe, você também pode desenvolver bebidas que misturem cafés e sorvetes, como milkshakes e frapês de sabores diversos.

Veja as vantagens de contar com estratégias para a venda de sorvete no inverno 

Todo ano, você pensa o que poderá fazer de diferente para que o faturamento da sorveteria não caia nos dias frios. Estratégias diversas podem ser usadas para impedir essa redução. 

Diferencial competitivo 

Saia na frente de seus concorrentes e ofereça aos seus consumidores um cardápio diferenciado com opções de sorvetes para o verão e o inverno. Isso chama a atenção dos clientes fidelizados e, ainda, atrai um novo público à sorveteria. 

Excelência em relação aos concorrentes 

Busque a inovação além do cardápio, por exemplo, com a expansão do seu negócio para regiões onde o inverno é ameno. Os estados do norte e nordeste são quentes, praticamente, o ano todo.

Talvez nem precise ser uma sorveteria grande. Pode ser um investimento menor, mas que leve sua marca para outras cidades. Assim, você poderá ampliar o atendimento, conquistar novos clientes e ganhar mais dinheiro, mesmo mantendo seu estabelecimento na região fria.

Promoção do marketing 

A empresa pode ser a melhor do mundo, mas se ela não investir em marketing, não se fará presente aos seus clientes. Por isso, conheça bem seu público para produzir uma comunicação bem direcionada obtendo resultados positivos e o crescimento da sorveteria.

Saiba os materiais que devem ser utilizados para a venda de sorvetes 

Já diz o ditado, “a propaganda é a alma do negócio”, porém, esqueceram-se de incluir que ela deve ser direcionada e criada com amplo conhecimento do seu público. Assim, sabendo quem ele é, mostre o diferencial para atraí-lo. 

Dentro da mídia offline, você pode fazer anúncios em jornais, revistas, panfletos, outdoors, busdoors, televisão e materiais de ponto de venda, além de criar uma mascote e tantas outras opções.

Na mídia online, invista nas redes sociais, crie um canal no YouTube e faça um blog com conteúdo voltado aos produtos que você comercializa e com links patrocinados. A criatividade que dará a inovação na comunicação da sorveteria. 

Conheça o maquinário ideal para a venda de sorvetes 

Veja se o maquinário necessário atenderá aos clientes na rua ou dentro de um estabelecimento para que você possa fazer a pesquisa corretamente.

Procure por máquinas certificadas 

As máquinas de sorvetes recebem certificação do Inmetro e da Comunidade Europeia (CE), demonstrando a sua procedência e garantindo que elas foram testadas. Ainda, oferecem segurança e produtividade, conforme as especificações do fornecedor. 

Avalie o seu modelo de negócio 

Se você for vender vários produtos, como sorvete, picolé e açaí, precisará de uma máquina que atenda às suas necessidades. É no seu plano de negócio que estará a visão dos tipos de maquinários para produzir o produto e atender à demanda. 

Analise as características da máquina 

Cada máquina funciona de uma maneira diferente, assim, a que produz gelato, por exemplo, deve extrair em uma temperatura abaixo dos 10º. Dessa forma, veja quais as características de seus sorvetes para saber escolher a máquina que melhor dará custo-benefício para a sorveteria. 

Veja se o sistema de energia é otimizado 

Para economizar energia sem trazer prejuízos à qualidade do sorvete, a máquina deve conter um sistema de energia otimizado. Esse é um ponto importante a ser considerado. 

Conheça o fornecedor que é referência no mercado 

Visite a fábrica que produz a máquina para saber como funciona e os tipos de treinamentos oferecidos para ajudar você a se familiarizar com seu manuseio. Pergunte se há uma equipe de engenharia responsável, pois essa fornecerá uma assistência de qualidade. 

A empresa que tem experiência no mercado o ajudará a escolher o equipamento certo para seu negócio e dará todo o suporte de que precisar para que tenha um bom desempenho. 

Descubra quais são os mitos do sorvete no inverno 

Existem alguns mitos enraizados na nossa cultura que associam o consumo de sorvete em dias mais frios a algumas enfermidades — sobretudo, àquelas que estão relacionadas à garganta. Nesse sentido, é comum ver mães e pais evitarem de dar sorvete aos seus filhos durante o inverno. 

Mas será que a sobremesa ajuda ou atrapalha quando a garganta está inflamada? A verdade é que não há estudos científicos que associem, definitivamente, o consumo de alimentos ou bebidas gelados às inflamações da garganta. 

O que ocorre é que, durante o inverno, a imunidade das pessoas pode ficar mais baixa — deixando-as mais propensas à ação de vírus e bactérias que estão na atmosfera durante o ano todo.

Isso também acontece porque, nos meses invernais, as pessoas tendem a ficar em ambientes mais fechados para se protegerem do frio, o que faz com que os micro-organismos se multipliquem com mais facilidade nesses locais. 

Por outro lado, uma prática que costuma ser adotada por especialistas é a indicação do consumo de sorvete após cirurgias da garganta, como uma maneira de auxiliar na recuperação. Assim, essa história de evitar o sorvete no inverno por conta de inflamações na garganta pode ser considerada um mito!

O sorvete não é apenas uma sobremesa deliciosa, como também é muito versátil e pode ser consumido durante todo o ano.

Portanto, siga as nossas dicas e adote um gerenciamento de vendas estratégico para não deixar a movimentação da sua sorveteria cair! 

Se gostou do nosso post sobre como vender sorvete no inverno e quer descobrir como aumentar seus lucros e montar uma sorveteria de alto nível, entre em contato conosco! Será um prazer atender você!