Finamac
8 dicas para ganhar dinheiro com uma máquina de fazer sorvete
11 de março de 2019
Categoria:

8 dicas para ganhar dinheiro com uma máquina de fazer sorvete

Brasil, país tropical com calor praticamente o ano todo, tem demonstrado um mercado crescente no consumo de sorvete. Setor que tem valido a pena investir numa máquina de fazer sorvete, pois é um produto que se vende praticamente sozinho.

Independentemente do clima, agrada às crianças, aos adultos e aos idosos não tendo hora e nem lugar para ser consumido. Por este motivo tem sido considerado um negócio interessante e com boas margens de lucro.

Segundo a Associação Brasileira de Indústrias e do Setor de Sorvete (Abis) o Brasil é o 10º colocado em consumo mundial, sendo 5,4 litros anuais por pessoa. Um mercado que tem muito para ser explorado, principalmente com produtos diferenciados e inovadores.

Entenda a seguir como fazer deste empreendimento um negócio de sucesso.

Conheça a máquina de fazer sorvete

Conforme o perfil de seu negócio há uma máquina de fazer sorvete indicada que pode oferecer o produto para empresas, vendedores ambulantes e sua própria sorveteria. Veja alguns equipamentos disponíveis no mercado para:

Sorvete expresso

O sorvete expresso é um produto que pode ser inserido dentro de shopping centers, estabelecimentos comerciais, quiosques, locais pequenos, pois o tamanho de sua máquina não ocupa muito espaço.

Sua massa cremosa pode ser servida em casquinhas, copinhos, barquinhas. Você pode usar sua criatividade para inovar. Outra vantagem é que o pagamento deste produto pelos clientes é à vista.

A máquina de sorvete expresso tem capacidade para produzir a partir de 100 unidades por hora de acordo com o modelo. Seu sistema de refrigerar a calda instantaneamente proporciona um sorvete supercremoso. 

A manutenção requer profissionais credenciados porque o funcionamento é sofisticado. O valor no mercado varia a partir de 15 mil reais, de acordo com o modelo escolhido.

Sorvete de massa

Produto de gosto popular é vendido em potes, casquinhas, copinhos, etc. As formas de chegar ao cliente são variadas. Você pode abrir uma sorveteria ou fabricar o sorvete para vender a outras empresas.

Conforme o modelo, a máquina de sorvete de massa produz a partir de 60 litros por hora. Os sorvetes podem trazer receitas tradicionais como de chocolate, frutas, creme e diferenciados com inovações em ingredientes naturais, sem lactose, etc.

No mercado a máquina de fazer sorvete de massa é vendida a partir de 20 mil reais, o preço varia segundo o modelo.

Picolé

Quem não gosta de se refrescar nos dias quentes, e um picolé é uma boa pedida. Uma máquina de fazer picolés consegue produzir uma média de 200 unidades do produto por hora. Você pode investir na fabricação para repassar aos ambulantes ou sorveterias, lanchonetes, cantinas de escola, etc.

Conforme o modelo, capacidade e recursos, o preço para compra desta máquina é a partir de 13 mil reais.

Diferenciais competitivos

Para obter sucesso com o negócio de sorvetes o maquinário escolhido é relevante, no entanto, há outros pontos imprescindíveis que sendo trabalhando em conjunto garante a lucratividade.

1.Ofereça atendimento de excelência

Dê treinamento de atendimento a sua equipe, analise os pontos fortes e fracos para que sejam modificados, faça com que a atenção e o sentimento de importância por parte do cliente sejam uma experiência gratificante.

2.Tenha capacidade criadora

Observe o que seus concorrentes oferecem e faça o mesmo, no entanto, acrescente criatividade e inovação para se destacar dos demais. Isto pode ser apresentado na embalagem, sorvetes diferenciados, ambiente inovador. Pense em formas de atrair e manter o cliente na loja.

3.Mantenha o local higienizado

Ninguém gosta de entrar em um lugar sujo e bagunçado. Prime pela higiene e organização. Além de ser uma condição da Vigilância Sanitária para que a sorveteria ou fábrica possa funcionar é sinal de respeito com você, seus funcionários e clientes. Mantenha todo ambiente sempre bem limpo. Principalmente, no setor de alimentação, isto é bem observado pelos consumidores.

4.Esteja nas redes sociais

As redes sociais atualmente são um dos melhores meios de comunicação tanto pago quanto orgânico. Invista em suas páginas com informações do endereço, telefone, produtos que são vendidos, mostre o ambiente de trabalho, dicas e receitas de como consumir o sorvete, etc.

5.Fabrique sorvete de qualidade

A qualidade na textura, temperatura e sabor são um dos diferenciais, por isso desenvolva sorvetes que se destacarão. Escolha fornecedores que lhe ofereçam matéria-prima com o mesmo nível. Às vezes a economia em detrimento da qualidade pode custar caro.

Acrescente acompanhamentos, caldas, guloseimas, bolachas, licores, doces para proporcionar aos consumidores novas experiências ao tomar o sorvete.

Aproveite datas comemorativas para criar sabores relacionados a ela, ou apresentação temática do sorvete para natal, páscoa, dia das crianças. Vale tudo na hora de criar.

6.Busque aperfeiçoamento

O mercado de sorvetes tem muito workshop para a produção da sobremesa, novos equipamentos, materiais usados e gestão. Faça sempre cursos para estar atualizado. Há aulas de produção de sorvetes para iniciantes até avançado.

Para quem está no começo é importante aprender as categorias do sorvete, fases de sua produção, noções de higiene nos alimentos, receitas tanto de massa quanto de picolé. Aprendido o básico, invista nos sofisticados.

7.Faça o controle financeiro

Ter um negócio próprio é complexo, são muitas situações para estar atento, devido a isso tenha um controle financeiro automatizado para gerir o estoque, matéria-prima, fluxo de caixa, emitir nota fiscal eletrônica, relatórios. Use um sistema que possa ser instalado nas nuvens para que você tenha acesso de qualquer lugar tanto no computador como no celular.

8.Agregue valor ao seu sorvete

Se manter no mercado é um desafio que deve ser superado todos os dias. E são os diferenciais que sua empresa oferecer em diversidade de produtos, atendimento, experiências, preço e outras novidades que farão seu negócio crescer. Quanto maior valor agregado tiver, maiores serão os lucros. Cative seu público sempre.

Empreender com uma máquina de fazer sorvete tendo diferenciais é garantia de sucesso, pois o produto é do gosto popular. Aqui nesta página você pôde saber quais os segmentos que dão boa renda e fatores que exigem atenção para se manter competitivo no mercado.

Gostou do artigo? Conheça mais a respeito sobre como escolher a melhor máquina de sorvete. E boas vendas.

Compartilhar: 

8 comments on “8 dicas para ganhar dinheiro com uma máquina de fazer sorvete”

  1. Sou apaixonada por esse seguimento, estou analisando seriamente em montar uma mini sorveteria , logo, logo. Seguimento no expresso.

    1. Olá!

      A Finamac se coloca a disposição para te ajudar com a etapa de planejamento de sua sorveteria.

      Finamac agradece seu contato.

  2. Muito bom , já tive uma máquina de fabricar picolé em casa, mais por falta de esclarecimento fechei, e agora estou vendo possibilidades de entrar no mercado novamente, espero que me passem mais informações sobre máquinas e valores das mesmas para mim , tanto de picolé como de sorvete, o que será mais rentável.

  3. Olá, sou de Santo André- São Paulo. Recentemente Mudei para do Sul da Bahia. Estou cogitando em iniciar no ramo de picolés, sorvetes e açaí e preciso de uma orientação de vocês quanto aos métodos iniciais, cursos para produção e aquisição de equipamentos. Meu contato : (11) 94030-6537

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também:

magnifiercrosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram