Pensando em começar o seu próprio empreendimento e estudando as principais opções? O mercado de sorvetes é uma área muito interessante para se abrir um negócio, mas será que máquina de sorvete dá dinheiro? 

A rentabilidade de um produto e o tempo que se leva para poder recuperar um investimento são preocupações importantes para quem sonha em um dia ser o próprio patrão. Porém, há uma porção de outras particularidades do mercado sorveteiro que você precisa conhecer antes de tomar essa decisão.

Quer descobrir de uma vez por todas se investir em uma máquina de sorvete dá dinheiro? Continue a leitura e veja se esse é o negócio certo para você.

Vender sorvete dá dinheiro?

Quantas vezes você viu uma sorveteria por aí e se perguntou se aquele era o tipo de negócio certo para investir? Geralmente movimentados, esses estabelecimentos são frequentados o ano inteiro, por adultos e crianças, a procura de um dos alimentos de que aprendemos a gostar desde cedo. Porém, nem sempre uma fila na porta significa muito dinheiro no caixa.

Há vários negócios em que o investimento inicial é tão grande que, não importa quanto dinheiro se faça todos os meses, demora um tempão para se recuperar aquilo que foi preciso tirar do bolso para colocar o negócio de pé. Será que esse é o caso com as sorveterias?

A resposta não é tão simples quanto parece. Assim como acontece com qualquer outro investimento, o sucesso depende muito do perfil do dono do negócio e do que ele faz para promovê-lo. Uma sorveteria, construída após um bom planejamento do negócio e que atrai muitos clientes traz um excelente retorno no curto prazo.

As máquinas de sorvete dão retorno. É a falta de planejamento que costuma ser a maior inimiga de quem escolhe empreender sem antes avaliar bem o cenário ao seu redor.

Uma boa pesquisa de mercado e uma análise minuciosa da região em que planeja instalar a sua sorveteria é fundamental para que a compra de equipamentos traga bons retornos. 

Que tipo de negócio posso ter com uma máquina de sorvete?

Embora sorveterias sejam a primeira coisa que nos vêm à cabeça quando pensamos na compra de uma máquina de sorvete, elas não são o único tipo de negócio que você pode ter ao adquirir esse equipamento. 

Veja alguns exemplos de como você pode utilizar o equipamento para ganhar dinheiro.

Fábrica de sorvetes

Que tal vender sorvetes para empresas que o comercializam, mas não produzem? Supermercados, padarias e muitas outras lojas vendem esses produtos, mas não os fabricam. Cabe a outras empresas fornecerem o alimento, embalado e pronto para ser levado para casa.

Se você não gosta da ideia de ter uma loja, todavia quer produzir sorvetes, essa é uma opção bastante atraente. Com uma máquina de pequeno porte e alguns clientes fixos, dá para vender muito litros de sorvete e recuperar o seu investimento em pouco tempo.

Eventos e buffets

Não são só as lojas que revendem sorvete que precisam desse produto o compram com frequência. Buffets de festas, por exemplo, costumam oferecer picolés e sorvetes como opção de sobremesa para quem contrata seus serviços.

Com uma máquina de sorvetes você pode fornecer o produto para eventos e buffets na sua região, por exemplo, aumentando sua margem de lucro.

Quiosque de sorvetes

Os quiosques são mini lojas de sorvetes instaladas em espaços comerciais de alta circulação, como shoppings e espaços em que ocorrem eventos. Eles são uma opção mais econômica para quem quer abrir uma loja, mas não tem um espaço disponível para isso.

Loja de sorvete

Por último, não poderíamos deixar de mencionar as sorveterias também. Elas são a maneira mais tradicional de vender sorvetes e não precisam ser tão elaboradas quanto você imagina. Se tem acesso a um bom ponto comercial e um tino para a organização de negócios, você pode começar a sua rapidamente.

Quais as vantagens de comprar máquina de sorvete?

Ainda incerto sobre a possibilidade de comprar uma máquina de sorvetes? Mostramos, nos tópicos a seguir, quais as principais vantagens de comprar esse equipamento.

Baixa curva de aprendizado

O setor de sorvetes é um dos mais amigáveis para quem nunca empreendeu. Em pouco tempo, e com ajuda de cursos como os oferecidos pela Finamac, você conseguirá aprender tudo que é preciso para produzir sorvetes, picolés, gelatos e açaís

Além disso, há muito material disponível na internet para ajudá-lo a melhorar as vendas e a eficiência do seu negócio dia após dia.

Empreenda com uma máquina de sorvete

Quem quer abrir o próprio negócio deve olhar para a compra de uma máquina de sorvetes como uma oportunidade. Poucos empreendimentos têm uma barreira de entrada tão baixa quanto a abertura de uma sorveteria. 

Com baixo investimento é possível começar um pequeno negócio de sorvetes ou açaís e obter seu dinheiro de volta.

Trabalhe no seu próprio ritmo

Se não estiver pronto para começar um negócio de sorvetes em tempo integral, você pode utilizar a máquina para fazer renda extra, trabalhando no próprio ritmo. Caso opte por fornecer os produtos em eventos, essa opção é bastante viável.

Em quanto tempo verei o retorno do meu investimento?

É difícil estimar com precisão em quanto tempo você terá o retorno do seu investimento em uma máquina de sorvetes. Entretanto, podemos olhar para outros empreendedores que escolheram esse caminho para ter uma ideia do que virá pela frente.

Segundo a Pequenas Empresas Grandes Negócios, é possível conseguir lucro de até 700% na venda do produto. Porque a matéria-prima do sorvete é barata e os custos para armazenar e distribuir o produto também, um empreendedor dedicado consegue recuperar o seu investimento em um curto espaço de tempo.

O mercado de sorvetes está em constante expansão. Por isso, se você pensa em ter o próprio negócio, mas ainda não sabe em que área, considere comprar uma máquina de sorvetes para lucrar.

Agora que já sabe que máquina de sorvete dá dinheiro, que tal dar o próximo passo e empreender nessa área? Entre em contato com a nossa equipe e conheça os produtos que a Finamac oferece para você!