Muitas pessoas acham que o food truck é uma moda, mas estão enganadas. Ele é um negócio sólido que vem transformando a antiga comida de rua desde 2014 no Brasil. Em 2018, a Associação Nacional de Restaurantes divulgou que o setor de alimentação fora de casa fechou o ano com 3,5% de aumento no faturamento; a previsão para 2019 é chegar a 5%. Dentro desse setor podemos incluir o food truck de sorvete.

Com a rotina intensa dos brasileiros, a gastronomia e as sobremesas vêm sendo consumidas fora de suas casas, representando uma boa oportunidade de investimento. Se você quer abrir o próprio negócio, saiba que é preciso ter conhecimento da área e planejamento para investir em algo rentável.

Neste post, você vai saber mais sobre o investimento em food truck de sorvete. Continue a leitura e saiba como abrir o seu!

Veja como atender vários pontos comerciais

Se você é uma pessoa que não gosta de ficar presa a um lugar, o food truck de sorvete pode ser uma boa opção para ganhar dinheiro em um negócio itinerante. É possível, por exemplo, aliar trabalho e viagem, já pensou nisso? Enquanto conhece outras cidades pode aproveitar para vender sorvetes no seu próprio veículo!

Além disso, há a oportunidade de investir no mercado de feiras, casamentos, aniversários, buffet etc. Nesses casos, você terá duas opções: alugar seu food truck ou atender a esses eventos pessoalmente. Para saber como divulgar seus serviços, é importante analisar quem é e onde está o seu público de interesse.

Saiba como começar o negócio de food truck de sorvete

Para montar um food truck de sorvete é preciso mais do que simplesmente investir no carro, comprar o sorvete e sair vendendo. Existe legislação específica para essa modalidade de negócios que deve ser seguida, bem como exigências da Vigilância Sanitária para abertura de empresa de alimentos.

Para ajudar, listamos a seguir os primeiros passos para abrir um food truck de sorvete. Acompanhe!

Faça um bom planejamento

Comece pesquisando o mercado, o público-alvo, a matéria-prima que será utilizada e a forma de divulgar seu serviço. Quanto mais informações tiver à disposição, mais segurança terá em suas decisões.

No futuro, essas informações e planejamento também serão as bases para a expansão da negócio e aumento da lucratividade.

Procure a legislação específica

O ramo de alimentação deve seguir exigências específicas da legislação municipal. Assim, procure a Vigilância Sanitária para conhecer as normas a serem cumpridas e os cursos que devem ser feitos. Cada município tem suas leis próprias para que consiga o alvará de funcionamento.

Além disso, você terá de abrir uma empresa. Veja se o food truck se enquadra no MEI e, caso não seja possível, informe-se em um escritório de contabilidade sobre o regime tributário no qual sua empresa pode entrar para que possa fazer a abertura da mesma.

Compre o seu truck 

Como o truck é um caminhão pequeno adaptado, o valor deve caber em seu bolso e servir para atender o alimento que vai oferecer. Ele pode ser novo ou usado. Avalie o seu projeto para ter certeza que ele atenderá as necessidades. Os valores variam de R$8 mil a R$200 mil. 

Adquira os equipamentos necessários  

A estrutura interna do food truck de sorvete não necessariamente precisa de uma máquina de sorvete. A produção pode ser feita em casa e depois transportada para ele. Mas é preciso um refrigerador, armários para armazenar ingredientes como as casquinhas de sorvetes, pazinhas, pia para higienização dos utensílios e demais materiais que precisam ser lavados. Como também, balcão de aço, gerador de energia, coletor de detritos, instalação elétrica e o que for mais necessário. 

Crie um cardápio com poucas opções 

Um dos diferenciais do food truck é o cardápio enxuto de opções para que os clientes não se percam entre tantas sobremesas e o empreendedor não tenha dificuldades de atender a muitas variedades de produtos. O indicado é três sabores diferentes de cada mercadoria. 

Faça o marketing na internet 

Divulgar o seu negócio é imprescindível e a internet, atualmente, é o lugar certo para que você faça seu marketing. Como os custos de anúncios não são caros, invista nas redes sociais para criar audiência e ser conhecido. Contrate um profissional de marketing para fazer uma publicidade com qualidade. 

Conheça as vantagens de produzir o próprio sorvete 

Fabricar o próprio sorvete lhe trará diferencial e exclusividade sobre sua marca. Seu food truck de sorvete não ficará dependendo dos sorvetes terceirizados, além disso: 

  • terá liberdade na criação dos sabores produzindo os que estão na moda ou mesmo inovando de acordo com o gosto de seus clientes; 
  • poderá desenvolver novas embalagens para venda, decorações diferentes nos sorvetes e a venda pode ser por quilo ou por bola; 
  • se sentirá mais tranquilo quanto à falta de produtos, já que você será o fabricante e conseguirá manter qualidade, a demanda e higiene; 
  • conseguirá negociar preços melhores dos insumos para ter uma margem de lucro maior e, assim, expandir o negócio. 

Escolha a máquina de sorvete ideal 

Se a sua escolha foi a produção própria, então é preciso adquirir a máquina de sorvete que lhe trará um bom custo-benefício. O empreendedor deve considerar algumas características sobre a capacidade do fabricante de entregar um maquinário de alta qualidade para seu tipo de negócio. 

Compre máquinas certificadas 

As máquinas de sorvetes devem ter as certificações do Inmetro e da Comunidade Europeia (CE), pois foram testadas em diversas condições para oferecer segurança e produtividade, de acordo com as especificações do fabricante. 

Avalie o tipo do seu negócio 

Caso você queira vender em seu food truck além do sorvete, picolé e açaí é preciso considerar uma máquina diferente ou mais de uma para produzir as quantidades conforme sua demanda. 

Adquira máquina com energia otimizada 

Para lhe ajudar a poupar energia, o equipamento deve ter sistemas economizadores de energia. Esse é um fator importante como diferencial nos custos de seu negócio. Assim, com o dinheiro economizado poderá investir em outras áreas. 

Visite a fábrica 

Vá até a fábrica para conhecer a produção da máquina, ver como funciona, participe dos treinamentos para poder operar com segurança e converse com a equipe de engenharia para tirar todas as suas dúvidas.  

Antes de fechar a compra, considere se a fábrica é referência no mercado, se o atendimento lhe deu as informações necessárias para que adquira o equipamento correto e se a mesma fornece treinamento, workshop e cursos para fabricação de sorvete para ampliar o conhecimento do empreendedor. 

Resumindo, o investimento em um food truck de sorvete proporciona uma liberdade profissional e financeira. Você pode verificar isso lendo as possibilidades de atender diversos mercados, os passos para montar o caminhão para seu negócio e como escolher as máquinas necessárias.  

Conheça mais sobre os benefícios de produzir seu próprio sorvete e como ganhar mercado com ele. Até a próxima!