Muitos equipamentos precisam ter o selo do Inmetro para que sejam considerados confiáveis. Afinal, essa certificação autoriza que o produto ou serviço seja comercializado porque está dentro do selo de identificação da conformidade mediante a Resolução Conmetro nº 05/ 2008. Daí a necessidade de se escolher maquinas de sorvete seguras.

A certificação do Inmetro vai garantir que o produto ou serviço não afetará a saúde e nem a segurança de quem for utilizá-lo — e isso é fundamental para qualquer negócio ou empresa. Por isso, continue a leitura do post e saiba mais sobre a importância das máquinas de sorvete confiáveis!

Por que comprar máquinas de sorvete seguras?

Para abrir uma sorveteria é imprescindível adquirir máquinas de sorvete certificadas e agregar, assim, diversos benefícios para o negócio.

E o órgão que garante essa certificação é o Inmetro, uma autarquia do Governo Federal que executa e fiscaliza as políticas nacionais de metrologia e da qualidade dos produtos. Por meio de Normas Regulamentadoras definem técnicas, princípios e medidas de proteção ao trabalhador tanto na saúde quanto na integridade física.

Uma dessas medidas é a Norma Regulamentadora 12 de Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos. Ela garante que o produto certificado segue um conjunto de boas práticas para evitar acidentes de trabalho relacionados a problemas e mau uso dos equipamentos. E, também, que o fabricante ou importador tenha um número de registro legalmente habilitado no Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CREA). 

A NR-12 prevê o local ideal para instalação, sistema de segurança, sinalizações de perigo ou atenção, aspectos ergonômicos da máquina e formas de utilização — e, em caso de alguma falha, haverá procedimentos e dispositivos de emergência. O profissional que cuidará de toda essa situação é um engenheiro legalmente habilitado contratado pela empresa fabricante.

Assim, o empregador terá menores riscos de acidentes de trabalho dentro do seu negócio, economizando gastos, prevenindo indenizações e reparações, entre outros graves problemas.

Além da NR-12, existe a Portaria 371/2009, obrigatória para todos os fabricantes de máquinas de sorvete. Ela regulamenta a adequação dos aparelhos eletrodomésticos e similares, importados ou fabricados no Brasil, com requisitos mínimos de segurança para quem vai operar os mesmos. A linha de produção certificada recebe auditoria periodicamente, sob pena de multas.  

Qual a importância da inspeção correta?

As máquinas de sorvete precisam de inspeção constantemente — algumas inclusive, com profissionais capacitados para isso. Assim, é relevante ter conhecimento e fazer estudos de riscos. Investir em equipamentos modernos traz mais segurança para quem vai operar.

O indicado é que um técnico de inspeção avalie e execute a manutenção da máquina de sorvete, suas instalações e sistemas, zelando pela parte estrutural e operacional. Os funcionários também devem seguir normas de segurança, como:

  • operar equipamento somente com autorização e conhecimento;
  • atenção ao executar as atividades na máquina;
  • informar sobre qualquer eventualidade;
  • usar os EPIs conforme a atividade que exerce;
  • avaliar os itens que fazem parte da máquina;
  • evitar danificar as proteções que estão inseridas no equipamento.

Como identificar as máquinas com selo do Inmetro?

A Portaria 073/2006 regulamenta o uso das marcas, símbolos de acreditação e selos de identificação do Inmetro, evitando que as máquinas sejam operadas de maneira errada. Uma vez que o produto recebeu o selo de identificação da conformidade deverá ser aplicado da seguinte forma:

  • informar o foco do programa — saúde, segurança, meio ambiente, desempenho etc.;
  • o foco do programa e a cor do selo estão associados para melhor interpretação dos consumidores — azul identifica saúde, verde é meio ambiente, laranja é desempenho e amarelo ou preto é segurança;
  • o selo informará o campo de aplicação do programa, se é voluntário ou compulsório;
  • os selos que fazem parte dos programas de avaliação da conformidade e usam o mecanismo de declaração do fornecedor deverão conter a marca do Inmetro.

Comprar máquinas de sorvete seguras é levar para dentro de sua empresa segurança e economia, ao mesmo tempo. Por isso, escolher equipamentos certificados pelo Inmetro é fundamental para o sucesso do seu negócio.

Agora que você já sabe reconhecer máquinas confiáveis, aprenda também como escolher a melhor máquina de sorvete para seu negócio!