Para montar uma loja de açaí bem-sucedida, é preciso escolher equipamentos de ponta. Investir em maquinário é uma das primeiras coisas com o que quem deseja empreender nessa área precisa se preocupar.

Há alguns anos, máquinas geravam um custo muito grande para as PMEs, mas hoje se popularizaram e se tornaram fundamentais para que uma empresa faça um bom trabalho.

Está pensando em abrir uma loja de açaí? Fique atento, então, para os equipamentos que não podem faltar!

1. Triturador

Para produzir o açaí, será preciso triturar a polpa da fruta do açaizeiro. Esse processo em microempreendimentos — que produzem pouquíssimos litros — é feito em liquidificadores industriais, mas uma loja de açaí que envasa volumes mais altos precisa de um triturador – açaí mixer.

Ambos cumprem uma função parecida: a de quebrar a polpa em pedaços menores e homogeneizá-la. Porém, só o açaí mixer conta com a capacidade para fazê-lo em escala maior. Algo entre 40 a 500 litros de açaí cabem no triturador, o que aumenta a produtividade dos empreendimentos que optam por ele.

2. Produtoras

A máquina produtora mistura os ingredientes e congela o açaí, garantindo cremosidade e ótimo sabor.

A produtora Pro 4 da Finamac é capaz de processar de 60 L a 80 L por hora. Entre seus benefícios estão um investimento baixo, a produção de volumes menores a cada batida e o fato de que com apenas um treinamento básico é possível aprender a operá-la.

A Super C produz de 150 L até 200 L por hora, de forma contínua, ideal para produção de grande escala para envase em potes, copos, caixas e baldes.

3. Envasadora

Sua loja também pode lucrar bastante preparando açaí para revenda ou consumo fora do local. Embalando o produto em seus próprios envases, é possível popularizar a sua marca e torná-la conhecida por mais pessoas e, consequentemente, mais utilizada.

A envasadora Gyrofiller é um equipamento automático que pode ser personalizado de acordo com a sua produção, e conectado a uma produtora contínua (Super C ou outras), ela dosa o exato volume que deseja envasar e os adiciona aos recipientes. Em seguida, a máquina os tampa para que estejam prontos para o consumo.

Produzindo até 4000 unidades por hora, em volumes de 90mL a 500mL, a Gyrofiller ajudará a ampliar seus negócios e alcançar novos públicos.

4. Pasteurizadora

O processo de pasteurizar um alimento nada mais é do que elevar a temperatura dele e depois diminuí-la drasticamente, para garantir a eliminação de micro-organismos que causam riscos à saúde. No açaí, pasteurizar é mais importante ainda, já que produtores não certificados (que compõem grande parte do mercado) não podem garantir que suas polpas de fruta não estão contaminadas pelo besouro de Chagas, que gosta de se esconder no açaizeiro.

5. Vitrine de Exposição

Com todos esses equipamentos, já sabe como vai exibir o seu açaí para os clientes? As vitrines, como a Elegance e a Vista, são boas opções. Elas são uma ótima maneira de mostrar o produto para os clientes e podem também ser utilizadas para armazenar outros produtos de açaí, como os picolés e os sorvetes.

Com uma vitrine você pode criar um sistema de self-service, que gera uma experiência interessante e proporciona maiores lucros. Como o creme de açaí tem um custo fixo nas lojas, são os toppings que fazem com que um empreendimento possa cobrar mais por porção.

Quando são os consumidores que fazem as próprias porções, eles tendem a exagerar nos complementos. Se há muitos deles disponíveis, é provável que adicionem tantos quanto puderem.

São os toppings que criam sabores diferenciados para a loja, adicionando sabor extra ao creme. Utilizando frutas da estação, eles podem custar mais barato do que o creme, aumentando o lucro da porção.

Caldas, castanhas e leite em pó também criam bons toppings e enriquecem o cardápio da loja.

Vale dizer que adquirir equipamentos de qualidade vai ajudar o seu negócio a obter melhor desempenho. Enfrentando problemas de funcionamento constante, a performance da loja de açaí tende a piorar e a frustração de empreendedores e funcionários pode causar bastante estresse.

Por isso, equipamentos novos são sempre uma aposta mais segura do que os usados. Eles vêm com garantia de fábrica, suporte e manutenção para que a sua loja tenha segurança. Todos esses benefícios fazem com que se obtenham um melhor custo-benefício para o seu empreendimento, no longo prazo.

E aí, gostou de conhecer os equipamentos importantes para montar uma loja de açaí? Então, compartilhe este texto nas suas redes sociais!

Powered by Rock Convert