A intolerância à lactose vem sendo detectada com mais frequência entre as populações adultas. No Brasil, a fatia de consumidores que enfrentam esse problema chega a 35% da população. Não é nenhuma surpresa, portanto, que as empresas que investem em sorvete sem lactose estão mais aptas a atender essa fatia do mercado e a melhorar suas vendas.

Produzir sorvete sem lactose não é difícil e incluir esse produto entre aqueles vendidos pela sua marca pode trazer vantagens. Descubra quais são elas nos tópicos a seguir!

Os clientes estão cada vez mais interessados nesse produto

Não são apenas os clientes que têm intolerância a lactose os interessados nesse tipo de produto. Embora ele seja feito considerando as pessoas que não conseguem digerir a enzima lactase, os sorvetes sem leite de vaca são uma excelente opção para um público cada vez mais preocupado com a própria saúde.

Isso acontece porque a lactose oferece um percentual de gordura muito alto se comparada com outras bases para sorvete. Quem frequenta a academia, por exemplo, mas não consegue resistir a tomar um sorvete de vez em quando, encontra nessa opção a oportunidade de continuar consumindo seu produto favorito.

Não é oneroso investir em sorvetes sem lactose

Já se perguntou como é feito o sorvete sem lactose? Há algumas opções no mercado para quem deseja desenvolver esses produtos. Utilizar alternativas ao leite de bovinos, como os leites de amêndoas, de coco e de cabra é uma das opções. Eles podem, também, se basear em receitas que já não consideram a incorporação de lactose, como as usadas em sorbets.

Ainda que esses produtos possam custar mais caro para o empreendedor, o sorvete sem lactose também pode ser precificado de uma forma diferente. O que torna o investimento pouco oneroso para quem produz é o fato de que não é preciso comprar maquinário específico para fazer o sorvete lac free.

Utilizando os equipamentos da sua planta, desde que bem higienizados, é possível produzir sorvete sem lactose e incluir esse produto em seu cardápio. Ao contrário daqueles sem glúten, que devem ser feitos em um ambiente diferente dos demais, porque a contaminação é muito fácil, a lactose não oferece esse desafio.

Produtos sem lactose ampliam o cardápio da sorveteria

Produtos sem lactose são uma excelente opção para ampliar o repertório da sua sorveteria. Eles permitem que você experimente novos sabores, texturas e invista, até mesmo, na criação de uma linha gourmet.

Isso porque os consumidores de produtos sem lactose são mais exigentes, eles esperam ser surpreendidos, não apenas com releituras de sabores que já conhecem, mas com produtos especiais que consideram essa necessidade.

Sorbets, por exemplo, são produtos sem lactose que a sua empresa pode produzir considerando essa audiência e que vão oferecer novas opções até para quem consegue digerir a enzima. Os produtos lac free não precisam ser consumidos exclusivamente por quem é intolerante, podendo ser apreciados por todos.

A tendência é que eles sejam cada vez mais procurados

Em países como a Austrália, o mercado de produtos lac free, sem glúten e veganos é cada vez maior. Empresas grandes, como a Danone, pretendem investir cerca U$60 milhões, nos próximos anos, na construção de plantas específicas para desenvolver esses produtos. Isso significa que elas detectaram uma demanda permanente pelos iogurtes, sorvetes e demais produtos sem lactose e que a sua empresa deveria investir nesse nicho também.

A intolerância à lactose é um problema persistente, ou seja, que não pode ser curado. As crianças e adultos diagnosticados como intolerantes devem conviver com isso por toda a vida. Manter sorvetes sem lactose em seu cardápio o ajudará a fidelizar esses fregueses.

Os sorvetes sem lactose são a sua chance de atrair um novo público para a sorveteria e de tornar a sua loja mais competitiva. Considere essa opção para enriquecer a sua produção de sorvetes e conquistar uma fatia vultosa do mercado.

Além do sorvete sem lactose, a sua empresa pode começar a investir em muitos outros produtos diferenciados para fidelizar clientes. Entenda como produzir açaí e lucrar mais em sua sorveteria!