A gestão de redes sociais é muito importante, principalmente para os pequenos negócios, porque é uma maneira de promover o seu empreendimento por um custo acessível. Embora existam profissionais especializados na gestão de redes sociais, há muito que se pode aprender para cuidar disso sozinho.

No artigo de hoje, mostramos como é possível construir uma estratégia de redes sociais inteligentes para a sua sorveteria e conquistar novos clientes utilizando a internet.

Crie um plano de gestão de redes sociais

Assim como acontece com outras ações de marketing, como a compra de anúncios em jornais e outdoors, é preciso ter um plano antes de expor a sua marca  A gestão de redes sociais pode ser muito mais bem-sucedida se você sabe exatamente o que pretende alcançar. Por isso, determine algumas metas que deseja obter com a presença online de sua marca.

Entre as metas, você pode incluir:

  • aumentar o número de clientes da sorveteria;
  • vender mais sorvetes, independente da estação;
  • fidelizar quem já frequenta o seu espaço;
  • divulgar novidades entre seus fãs; ou
  • realizar atendimentos.

Você consegue determinar quantas metas quiser, o importante é que elas sirvam para apontar o caminho. Uma boa dica é começar com metas que incluem métricas, como “conquistar 50 novos fãs”. Dessa forma, é fácil estimar em quanto tempo as metas podem ser alcançadas e adaptá-las à realidade do seu empreendimento.

Metas são capazes de serem atualizadas e otimizadas de acordo com a evolução da estratégia de redes sociais. Documentá-las, porém, vai ajudá-lo a não repetir erros e a aprender com seus acertos.

Entenda o perfil dos seus compradores

Todos nos sentimos mais atraídos por mensagens que falam diretamente conosco. Para que a sua sorveteria seja um sucesso nas redes sociais, ela precisa falar a linguagem dos clientes e sempre oferecer a eles informações relevantes, como os benefícios e diferenciais dos seus produtos.

É uma boa ideia observar quem já frequenta a sua sorveteria, ou construir personas de quem você gostaria que frequentasse. Personas são arquétipos de fregueses, com uma história e objetivos específicos. Elas são fundamentais no marketing porque indicam exatamente uma maneira de se dirigir aos consumidores, os tipos de comunicação que mais lhes atraem e que ações devem ser tomadas para conquistá-los.

Escolha as redes sociais certas

Nem sempre estar em todas as redes sociais é o que traz os melhores resultados para uma empresa. O ideal, na verdade, é criar perfis nos ambientes online que sejam mais interessantes dentro do seu mercado.

Uma sorveteria, por exemplo, talvez não veja muitos benefícios em criar um perfil no Twitter, mas pode ganhar uma porção de clientes com fotos e conteúdos publicados no Instagram. Isso não é uma regra, todavia.

Crie perfis para a sua marca em diversas redes sociais e avalie quais oferecem os melhores resultados. Desse jeito, é possível filtrar em quais delas a atuação da marca deve ser mais incisiva.

Produza conteúdo de qualidade e com frequência

Conteúdo é chave para adquirir clientes na internet. Por isso, você deve pensar muito bem em cada post e em como eles podem ser relevantes para o seu freguês. Nem sempre o que você considera a atuação perfeita de uma sorveteria nas redes sociais é a mesma coisa que o seu consumidor valoriza.

Nesse contexto, as coisas também funcionam como tentativa e erro. Produza materiais diferentes por um período de tempo, observe os resultados deles e verifique em que horários e dias as suas publicações fazem mais sucesso. Repetir fórmulas testadas e aprovadas é o caminho para uma atuação constante e coerente na web.

Utilize ferramentas para aumentar a produtividade

Não sabe como as pessoas conseguem postar tantos conteúdos nas redes sociais e ainda gerir seus negócios? As ferramentas de automação são de grande utilidade para maximizar o seu tempo e manter os perfis da marca sempre atualizados.

Mas quais são esses recursos e como eles funcionam? Tecnologias gratuitas como o Buffer permitem que você agende posts para todas as redes sociais do seu negócio, de acordo com um calendário de publicações adaptado às particularidades da sua empresa.

Dedicando apenas um dia na sua semana é possível garantir muitos posts por dia e interações constantes com os seus visitantes. Ferramentas como o Bume certificam-se de que o seu perfil no Instagram curta e siga pessoas e hashtags nessa rede social para aumentar o seu desempenho.

Se tiver dificuldade de lidar com esses recursos, é possível beneficiar-se das automações que o próprio Facebook disponibiliza. A rede social possui funcionalidades nativas para que você agende posts em sua página.

Acompanhe seus resultados

Toda estratégia de marketing fica melhor quando acompanhamos seus resultados, porque assim podemos otimizar a forma como atuamos nelas. O mesmo é válido para a gestão de redes sociais.

A maioria delas conta com painéis customizados em que é possível visualizar os principais dados de uma página. Facebook e Instagram em seus perfis empresariais permitem ver quantas pessoas visualizaram suas publicações, interagiram com elas ou curtiram a sua página, dentre outras informações importantes para comparar o sucesso dos posts entre si.

É possível fazer downloads de relatórios e integrá-los às planilhas do Excel para acompanhar como o desempenho da sua marca em mídias sociais tem avançado.

Interaja com seus consumidores

É terrível enviar mensagens para pessoas e não receber nenhuma resposta, não é? O mesmo é válido para as marcas. Quando um usuário interage com um perfil corporativo, ele espera que esse perfil interaja de volta e isso é importante para que a sua sorveteria obtenha bons resultados.

Há ferramentas de automação para lidar com parte dessas demandas, respondendo automaticamente a mensagens no Facebook e curtindo comentários. É possível, de qualquer forma, fazer isso manualmente e tirar um tempo para desenvolver o relacionamento com o cliente.

Os aplicativos das redes sociais são de grande ajuda. Eles lhe notificam de todas as interações em sua página e permitem que você visualize, em um só lugar, que mensagens e comentários ainda precisam ser respondidos.

Gestão de redes sociais é um tema muito importante. Não importa em que cidade ou estado a sua loja esteja: os seus clientes estão online. Usar o Facebook e o Instagram para se conectar com eles é uma excelente maneira de mostrar seus produtos, divulgar promoções e convidá-los a conhecer a sua sorveteria. Por isso, considere as indicações deste post e comece já a criar uma presença virtual para a sua marca!

Gostou de conhecer melhor essas técnicas para fazer a gestão de redes sociais? Já que você está estudando maneiras para promover o seu negócio não deixe de conferir nosso guia completo para criação de um plano de marketing!