A empresa que lida com o público pode obter grandes benefícios ao investir no atendimento ao cliente. Nas sorveterias, isso não seria diferente — mesmo porque, além dos produtos de qualidade e do ambiente agradável, a maneira como você trata o consumidor é a melhor forma de fidelizá-lo e garantir seu retorno.

Clientes que voltam a fazer negócios com sua marca são muito mais rentáveis do que aqueles que compram apenas uma vez. Do mesmo modo, fidelizá-los é menos oneroso a um empreendedor do que conquistar novos.

Para ajudar você a entender como cativar os consumidores e levá-los novamente à sua sorveteria, selecionamos 9 dicas que são fáceis de implementar e trarão grandes resultados. Continue a leitura e confira!

1. Conheça seus clientes

Toda sorveteria tem particularidades e, ao fazer um plano de negócios, você considera um público específico a ser atendido pelo estabelecimento. Essa audiência deve ser levada em consideração na hora de otimizar o atendimento ao cliente.

Pense, por exemplo, que os consumidores das classes A e B são mais atraídos por uma experiência de compra satisfatória, enquanto aqueles das classes C e D costumam tomar decisões de compra com base nos preços.

Qual é o diferencial do seu estabelecimento? Responder a essa pergunta ajudará a melhorar o atendimento oferecido ao cliente.

2. Ouça o que as pessoas estão dizendo

No mundo dos negócios, utilizamos o termo “feedback” quando nos referimos às impressões que são repassadas pelos clientes. Elas são importantes porque podem indicar o que está errado no atendimento da sua sorveteria hoje e aquilo que pode ser melhorado para aumentar seus lucros, independentemente da época do ano.

Um bom atendimento ouve os problemas apresentados pelo consumidor e age para resolvê-los. Não é suficiente apenas assumir que algo está errado: deve-se ouvir isso das pessoas e buscar, junto ao seu público, ideias de melhorias.

3. Construa uma relação de confiança com seu público

Dentro do mercado de sorvetes (e em qualquer outra área de serviços), a confiança que uma marca obtém ao longo dos anos é o que a torna diferente da concorrência. Para se destacar entre seus pares, será preciso construir um relacionamento com o consumidor que vá além do básico já esperado por ele.

Ser atendido com presteza é uma das expectativas da maioria dos clientes. Contar com um programa de fidelidade que o premia baseado na frequência com que visita sua loja, porém, é um diferencial.

Tal oferta pode ajudá-lo a construir uma reputação e um relacionamento mais duradouro com o consumidor, desde que sua empresa cumpra sempre com o combinado. São iniciativas como essa que transformam o atendimento ao cliente em algo melhor.

4. Viva os valores da empresa

Quando é criada, uma marca geralmente elenca seus valores. Trata-se de um tipo de compromisso que o empreendimento estabelece com quem se relaciona com ele.

É muito importante que esses pontos não sejam apenas palavras-chave utilizadas na hora de desenvolver sua comunicação: é preciso praticá-los. Viver os valores da sua marca é fundamental para que os clientes a identifiquem e sejam capazes de dar preferência a ela na hora das tomadas de decisões.

5. Invista em treinamentos para a equipe

Em grande parte das vezes, é sua equipe que lidará com o cliente (e não você). Embora a maioria desses preceitos seja fácil de entender, contratar colaboradores qualificados, que sirvam como ponte entre sua sorveteria e as pessoas que a frequentam, é uma maneira de garantir o bom atendimento.

A empresa, porém, tem a responsabilidade de orientar mesmo os profissionais experientes quanto ao que considera um bom atendimento. Por isso, ao realizar uma contratação, nunca se esqueça de levantar os pontos que considera essenciais para que um consumidor saia da sua loja satisfeito.

6. Conheça bem seus produtos

Ao ingressar em um mercado, apenas descobrir que lucro ele oferece não basta. É fundamental estudar e compreender o produto a ser vendido, de modo a oferecer aos seus fregueses informações suficientes para que façam uma compra consciente. Os atendentes devem conseguir responder a perguntas como as que reunimos abaixo.

  • Quais dos produtos não contêm lactose?
  • Quais desses produtos contêm pedaços de fruta?
  • Como é feito o sorvete de vocês?

Estar preparado para solucionar as principais dúvidas do seu público tornará viável oferecer um atendimento melhor a ele.

7. Cuide da imagem da marca

No setor alimentício, é muito comum que compremos com os olhos. Isso significa que cuidar da imagem da sua marca pode ser tão importante quanto oferecer produtos de qualidade elevada. Pensar em como seu espaço e suas iniciativas de marketing geram uma boa impressão do negócio é fundamental para conseguir oferecer um bom atendimento ao cliente.

Uma loja de sorvetes sem espaço suficiente para que seus consumidores possam se sentar não será capaz de entregar uma experiência de compra boa o bastante. São detalhes como esses que você deve levar em consideração ao manter a imagem da marca.

8. Seja empático

A definição de empatia é “entender a posição do outro”. No setor de serviços, esse é um aspecto muito importante do relacionamento com os consumidores. Tratar as demandas deles como menos relevantes do que as suas é a receita do fracasso. Portanto, além de aprender a ouvir, é preciso deixar evidente que está levando em conta as observações do público.

9. Teste novas ideias

Para que a empresa se mantenha do lado da inovação, será preciso testar ideias novas, inclusive no atendimento. Que tal estabelecer uma presença nas redes sociais para tirar as dúvidas de seus visitantes? Ou, então, criar um website que conte a história do seu negócio e ofereça outros conteúdos relevantes a quem o acessa?

É o fato de pensar em formas diferentes de promover e aproximar sua marca do público que o ajudará a manter um bom atendimento em todas as oportunidades. Isso é essencial para o sucesso dos pequenos e médios negócios.

O corpo a corpo e o feedback recebido pelas pessoas que frequentam sua loja farão com que elas recomendem e tornem o estabelecimento conhecido entre o público local. Agindo sobre as dicas recebidas dos clientes, por outro lado, você pode garantir que as melhorias no atendimento sejam constantes, solucionando os principais ruídos que afastam os consumidores.

Gostou de nossas dicas para melhorar o atendimento ao cliente? Então, compartilhe este artigo nas redes sociais e ajude a levar informação para seus contatos!