Segundo estimativas da Mordor Intelligence, o mercado de sorvetes deve alcançar o valor total de US$89 bilhões até o ano de 2029. Isso significa que é preciso ficar de olho nas tendências para que a sua sorveteria obtenha destaque entre as demais. Os fatores que mais influenciam essa estimativa, globalmente, são o aumento do poder de compra e a forte demanda por produtos doces.

Hoje, grandes marcas imperam entre as produtoras de sorvete, mas o apreço dos consumidores pelos produtos artesanais e comercializados localmente também tem aumentado. Isso porque a venda de sorvetes de baixa qualidade está em queda, também de acordo com a mesma pesquisa, o que mostra que é preciso investir na produção de sobremesas cada vez melhores para se manter em operação.

Entender as principais mudanças no mercado de sorvetes vai ajudar você a conquistar o público certo para a sua marca e aumentar os seus lucros. Confira algumas delas nos tópicos a seguir!

O mercado de sorvetes no Brasil está crescendo

As pequenas e micro empresas ligadas ao mercado de sorvetes são as mais prósperas no Brasil e representam pelo menos 90% do mercado de sorvetes. Isso quer dizer que há espaço para o seu negócio, mesmo que concorrentes de maior porte estejam também inseridos nesse cenário.

De acordo com a ABIS, a Associação Brasileira de Sorvetes, o consumo médio do produto hoje chega a 5,44 litros por ano para cada pessoa. Esse número é quase o dobro do registrado no início dos anos 2000. Investir na área é uma maneira de diversificar seus rendimentos e ingressar em um mercado em expansão.

A busca por produtos diferenciados tornou-se maior

Restrições alimentares, como a intolerância à lactose e ao glúten, se tornaram mais comuns nos últimos anos. Negócios que apostam nessa fatia do público, criando produtos diferenciados e capazes de acomodar essas necessidades, são uma tendência. Opções premium e gourmet, além dos sorvetes veganos, têm movimentado o setor. Conforme uma pesquisa da Mintel, elas serão responsáveis por um crescimento de até 81% nessa área.

Os consumidores estão mais exigentes

A popularidade de recursos como a internet tornaram os consumidores brasileiros mais exigentes. Isso se reflete no setor de sorvetes. A multiplicidade de opções, receitas e informações obtidas na web moldam o comportamento e o perfil de quem consome esses produtos.

Ganha essa disputa quem consegue atender a essas expectativas, inovando de forma constante e adicionando ao seu cardápio produtos de alto valor agregado. Frutas regionais, sorbets e combinações diferentes podem tornar a sua empresa líder de mercado.

Atendimento nunca foi tão fundamental

Nas sorveterias, como em outros negócios, o atendimento é o que cativa o cliente. Oferecê-lo com excelência é uma maneira de fazer o seu empreendimento se destacar. O “por que” um cliente escolhe consumir um produto em detrimento do outro é hoje uma ciência estudada pelos profissionais de marketing.

O ponto em que todos concordam é que é importante conhecer melhor o público-alvo antes de fazer qualquer investimento. Sorveterias que se dedicam a entender quem procura os seus produtos são mais bem-sucedidas que as demais e a tendência é que esses negócios se tornem mais especializados por isso.

Um público que, por exemplo, busca por produtos gourmet, ambientes específicos (como aqueles com WiFi) e a possibilidade de servir o próprio sorvete — self-service — deve receber isso. Caso contrário, a empresa poderá perdê-lo para a concorrência.

Experiências únicas podem tornar o seu produto exclusivo

Um público que busca produtos diferenciados geralmente também está interessado em experiências. Lançamentos de novos sabores podem ser associados a degustações. Conteúdo de qualidade deve ser entregue para nas redes sociais e um canal para ouvir as opiniões do cliente deve estar disponível.

Esses tipos de mudanças na maneira como a sua sorveteria faz negócios é uma tendência porque traz o consumidor para perto da empresa e considera suas opiniões na tomada de decisões.

Os gelatos estão em alta

Quem gosta de sorvetes está atento para uma novidade em especial: os gelatos. Esses produtos têm como característica sabores especiais, pois, seguem a receita italiana e priorizam ingredientes naturais.

Porque têm um sabor refrescante, os gelatos são produtos muito apreciados. Ao optar por criá-los, a sua empresa pode ingressar em um mercado que, apenas nos últimos dois anos, cresceu cerca de 10%.

O brasileiro está aprendendo a consumir sorvetes o ano todo

Que tal aumentar os lucros do seu empreendimento deixando de ver o sorvete como um produto sazonal? Já é possível comercializar essas sobremesas em todas as estações do ano e apostar em novos sabores a cada mudança do tempo para que obtenha melhores resultados.

Mudanças incrementais no sorvete podem torná-lo mais atrativo para uma população que está aprendendo a consumi-lo durante todo o ano. A criação de sobremesas que combinam bolos e tortas, e a adição de sabores como nozes e castanhas são uma maneira de atrair pessoas para a sorveteria fora do verão.

É preciso preocupar-se com a apresentação

Quem não vende sorvetes exclusivamente em lojas e produz o alimento para ser levado para casa ou comercializado em outros pontos de venda tem muito a ganhar com o investimento em embalagens. A preocupação com a apresentação se mostra como uma excelente maneira de valorizar o produto.

Afinal, somos atraídos por embalagens antes mesmo que visualizemos ou provemos um produto. A tendência no mercado é criar invólucros mais resistentes, em formatos distintos e com designs únicos para fidelizar seus compradores.

Se ligar nas dinâmicas do mercado de sorvetes será importante para que o seu negócio prospere. Por isso, busque entender mais sobre os sabores que estão em alta e a respeito das mudanças no perfil do consumidor, como uma procura mais incisiva por produtos que trazem benefícios para a saúde. Essas tendências indicarão a você para onde ir, mas as particularidades da sua fábrica ou loja de sorvetes são o que farão a diferença no seu sucesso, no longo prazo.

E aí, o que achou dessas tendências? Quer se destacar entre outras empresas do mercado de sorvetes? Entre em contato com a FINAMAC agora mesmo e descubra como podemos ajudar!