Como uma empresa se torna referência no mercado de sorvetes? A história da Finamac é a de um negócio que sempre investiu em tecnologia e conhecimento para gerar soluções cada vez mais interessantes para os seus parceiros e clientes.

Hoje, contaremos um pouco melhor essa trajetória, desde o surgimento da empresa até aqui e sobre o que nos inspira a criar produtos de qualidade dia após dia. Vamos lá!

Conheça a história da Finamac

O mercado de sorvetes é um dos que mais trazem prosperidade para os seus empreendedores. Entretanto, no Brasil, a porta de entrada quase nunca é a produção industrial. A maioria dos comerciantes obtém sucesso investindo em produções artesanais e soft serv, que são alguns dos produtos mais procurados pelos consumidores.

Por se tratar de um país tropical, muitos acreditam que o Brasil deve figurar entre os maiores consumidores de sorvete do planeta. No entanto, a realidade não é bem assim. Atualmente, são consumidos cerca de 3 litros per capita, uma quantidade que não se compara aos 20 litros dos europeus e americanos.

Um dos problemas advindos disso é que não há muitas oportunidades para se investir em tecnologia, o que impede que as empresas ingressem nessa área e tornem-se referência. Construir operações e capacitar pessoal para a criação de máquinas e outros equipamentos necessários à produção de sorvetes é um investimento muito grande e que demanda esforços consideráveis. Por isso, a Finamac é única quando comparada com outras empresas do mercado.

Fundada em 1985 por um Engenheiro Aeronáutico, a empresa sempre se dedicou à produção de equipamentos que não eram comuns no Brasil. Como o consumo de sorvete aqui é menor, o normal é que a maioria das empresas importe tecnologia dos grandes produtores italianos e americanos, o que nos deu a oportunidade de preencher uma lacuna com serviço e produtos de qualidade.

Desde então, a Finamac investiu em pesquisa, buscou conhecer a realidade de quem empreende em sorveterias no Brasil e criou equipamentos próprios, registrando patentes importantes para o desenvolvimento do mercado local.

Hoje, temos clientes em mais de 70 países e os servimos com orgulho, entregando o que há de mais moderno na produção e no armazenamento de sorvetes. E esses 33 anos de mercado nos ensinaram muita coisa quando o assunto é ser uma referência no segmento.

Entenda a importância da inovação no setor de sorvetes

Não há, no Brasil, nenhuma outra empresa que mantenha uma estrutura de engenheiros e pesquisadores dedicados à produção para o setor de sorvetes. Todavia, esse não é o único diferencial que fez com que a Finamac se tornasse referência em seu mercado. O investimento em inovação é o que nos move e faz com que todos os nossos produtos sejam diferenciados e atendam tão bem ao consumidor.

A inovação é o que faz com que as pequenas empresas se tornem gigantes e ela sempre esteve em nosso DNA. Desde que, em 1988, nosso fundador construiu os primeiros exemplares de uma picolezeira inédita até a atualidade, muitas coisas foram aprendidas e tivemos também a oportunidade de ensinar. Foi assim que a Finamac entendeu que se diferenciar da concorrência só seria possível com sérios investimentos nos seus diferenciais competitivos.

Um dos pontos que levamos em consideração para tornar nossos produtos únicos é a concepção do design das máquinas. O mais comum, até nosso ingresso no mercado, era esconder as máquinas de sorvete atrás do balcão e torcer para que o cliente jamais as visse.

Porém, o consumidor mudou e a maneira como ele se relaciona com os produtos que adquire também. Hoje, buscamos entender e, sempre que possível, observar como os alimentos que consumimos são produzidos. O fato de a Finamac ter sido a primeira a investir no design de seu maquinário foi algo que serviu para nos consolidar como referência no mercado de sorvetes.

Máquinas bonitas, coloridas, funcionais e capazes de encantar até os responsáveis pelos concursos de design da Apex (Agência Brasileira de Incentivo à Exportação) foram algumas de nossas apostas em termos de inovação. No entanto, a tecnologia que existe por trás delas nunca foi deixada de lado.

Pelo mercado, ainda é provável que você encontre máquinas que utilizam tecnologias que são consolidadas há mais de 40 anos. Mas se a sua empresa não parou no tempo, por que os equipamentos que ela utiliza deveriam fazê-lo? Com esse raciocínio em mente, buscamos desenvolver soluções tecnológicas que pudessem melhorar a vida do produtor e garantir que ele consiga comercializar os melhores sorvetes que puder fazer.

Fizemos investimentos em eficiência térmica para que você possa economizar na sua fábrica e criamos mecanismos para garantir a produção de mais sorvete em menos tempo. Porém, a produtividade nunca foi a nossa única preocupação. São sabor e qualidade os principais protagonistas do nosso processo de inovação, que leva em consideração aquilo pelo que seu cliente busca na hora de escolher uma sorveteria predileta.

Por isso, desenvolvemos máquinas de picolé com congelamento rápido, para evitar a formação de cristais que deixam o produto com um sabor inferior. Nossa engenharia gera equipamentos capazes de garantir cremosidade, sabor e qualidade para quem resolve apostar nos produtos Finamac.

Conseguimos tudo isso porque não nos cansamos de estudar e somos apaixonados pelo que fazemos. Ao longo do caminho, vieram algumas patentes e a certeza de que estávamos fazendo o melhor trabalho possível quando nos tornamos líderes em venda, mesmo em mercados muito competitivos, como o norte-americano.

Observe como a Finamac trabalha para levar tecnologia e qualidade aos produtos

No presente momento, a Finamac trabalha para levar a tecnologia aos seus consumidores de uma forma prática. Por isso, submeteu alguns de seus projetos mais recentes a algumas instituições, como a Fapesp, que incentiva a inovação no Estado de São Paulo.

Junto à Fundação, desenvolvemos conhecimento especializado para criação de tecnologias disruptivas. Com o apoio de pesquisadores e doutores, a Finamac trabalha todos os dias não apenas para ser uma referência dentro de seu mercado, mas para ser a principal delas e ajudar empreendedores em todo o mundo na criação dos melhores produtos.

Fazemos todos esses investimentos e nos preocupamos muito com o resultado de nossos esforços porque somos apaixonados pelo trabalho que desenvolvemos. E o resultado disso é gratificante: tornamo-nos referência no mercado de sorvetes.

Ser uma referência no mercado de sorvetes não é tarefa fácil, principalmente se considerarmos que, até o surgimento da Finamac, boa parte das tecnologias utilizadas no Brasil vinha de fora. Atualmente, temos orgulho em produzir e entregar maquinário e recursos que permitam que você tenha um negócio de sorvetes bem-sucedido.

E aí, conseguiu entender por que a Finamac é referência no mercado de sorvetes? Entre em contato conosco agora mesmo e descubra como podemos ajudar o seu negócio!