O sorvete premium está conquistando o consumidor brasileiro. Com a chegada de empresas como a Ben & Jerry’s no Brasil, em 2014, os consumidores foram introduzidos a uma nova categoria de produto, que preza tanto pela qualidade quanto pela inovação na hora de cativar o cliente. A marca, conhecida por seus sabores inventivos, que combinam alimentos em sorvetes pedaçudos, com muita calda e sabor a cada mordida, é apenas uma das várias empresas que apostou no segmento premium e deu certo.

Neste artigo, vamos entender a distinção dos produtos que entram nessa categoria e aprender que servir sorvetes premium na sua empresa pode ajudá-lo a conquistar novos consumidores. Pronto? Então vamos lá!

A importância de oferecer produtos diversificados

O que motiva um cliente a visitar uma loja pela primeira vez? E o que faz com que ele volte a ela periodicamente, para consumir de novo os produtos que já conhece ou verificar se novos estão disponíveis?

Esse tipo de fidelização é possível graças à diferenciação de produtos e, por isso, esse é um aspecto do negócio que não pode ser deixado de lado. Muitas marcas vendem itens da mesma categoria, mas sabemos o nome de apenas algumas delas de cor.

Isso acontece porque elas souberam se diferenciar das demais, seja pelo posicionamento de mercado, qualidade dos produtos ou até pelo preço. Oferecer produtos diversificados, como os que integram a linha premium de sorvetes das marcas, é uma maneira de tornar o seu negócio único, incomparável e extremamente valioso para os clientes. 

É isso que as empresas do segmento premium podem notar com facilidade: seus produtos são mais desejados pelos consumidores, que não ligam de pagar um pouco mais pela qualidade. Com os lucros, elas podem investir em trabalhar cada vez melhor para entregar sorvetes diferentes para o cliente — e o ciclo continua.

A diferença do sorvete premium para o sorvete comum 

Diferenciar os produtos é importante, e entrar em um segmento como o premium é uma maneira de fazer isso. Mas será que você sabe, de fato, o que é um sorvete premium? Quando falamos dessa categoria, é comum que o interlocutor pense que estamos nos referindo a gelatos. Na verdade, esses sorvetes não apresentam muita diferença em relação ao tradicional sorvete comum. 

Os sorvetes artesanais, por exemplo, têm como principal diferencial a quantidade de ar que incorporam na mistura, e isso é que faz com que eles pareçam tão diferentes em relação aos sorvetes de pote que você encontra em supermercados e padarias.

Ainda que seja uma grande diferença incorporar entre 30% e 110% de ar no produto, isso não é suficiente para fazer com que nenhuma dessas categorias seja considerada premium. São outras características, como o teor de gordura no alimento e a utilização de matéria-prima mais nobre, que influenciam de fato em como um sorvete é visto pelo público.

Então, ao utilizar o termo “sorvete premium” estamos nos referindo principalmente a produtos como os feitos pelas marcas Ben & Jerry’s e Häagen Dazs. São sorvetes de alta qualidade, produzidos com matéria-prima de primeira linha, que oferecem sabores diferenciados e, por isso, atraem o público.

Sorvetes premium são uma maneira de o dono de sorveteria agregar valor à oferta que faz aos consumidores. Hoje mais exigentes, os clientes que frequentam sorveterias e consomem com frequência esse alimento estão procurando produtos com esse conceito.

Eles não se importam de pagar mais caro por um sorvete com pedaços, caldas e combinações complexas de sabor e, mesmo que uma marca não decida tornar os produtos premium seu carro chefe, ela deve investir na criação de novas linhas de sorvete para agregar valor à sorveteria.

Dicas para vender sorvete premium

Viu como o sorvete premium se diferencia do sorvete comum? Então é hora de aprender como lucrar vendendo esses produtos diferenciados na sua sorveteria. Confira estas dicas!

Aumente a divulgação da sua sorveteria

Divulgar, divulgar e divulgar: esse é o segredo de ações de marketing bem-sucedidas e não poderia ser diferente quando você escolhe passar a servir sorvetes premium no seu estabelecimento. 

Campanhas dentro e fora da internet serão suas grandes aliadas para informar o público a respeito dessas novas ofertas e convidá-lo para fazer uma visita. Por isso, pense em maneiras criativas de chamar a atenção e convencer os clientes a provarem seus novos sabores.

Cupons, programas de fidelização e anúncios em veículos de comunicação locais, além de Ads na internet, são uma boa maneira de chamar atenção para a linha de sorvetes premium. Trabalhar com influencers também é uma ótima estratégia para incentivar o consumidor a visitar a loja.

Renove seu cardápio com frequência

Os sabores diferenciados e a qualidade dos insumos utilizados na produção de sorvete o colocam na categoria premium. Para se manter lá, porém, você deverá observar as respostas do público e fazer atualizações no cardápio com frequência.

Somos motivados pela novidade e estamos muito mais propensos a visitar uma sorveteria se soubermos que ela lançou novos produtos. Aproveite a sazonalidade para inspirar os sabores vendidos pela sua empresa e invente receitas com frequência para conquistar o favoritismo do consumidor.

Adquira equipamentos de qualidade

Os sorvetes premium podem ser feitos tanto em máquinas voltadas para o mercado de sorvetes artesanais, como a Pro 16, quanto em máquinas de gelato, como a Ice Clean. A qualidade do equipamento que utiliza para produzi-lo é um fator fundamental para conseguir os resultados que seu cliente espera e ingressar na categoria premium.

Se você não tem um bom equipamento atualmente, isso pode ser um dos fatores que está prejudicando a vendagem dos produtos da sua sorveteria. Por isso, ao ingressar no segmento de sorvetes premium, considere adquirir novo maquinário para corresponder à expectativa de produção e de vendas.

Os sabores também são o que diferenciam um sorvete premium de um sorvete comum. Em máquinas como a Pro 16, você consegue produzir 120 litros de sorvete premium por hora.

Invista em formação

Não sabe como criar os sabores diferenciados que são tão importantes para o sucesso na categoria de sorvetes premium? É hora de atualizar seus conhecimentos com um curso de sorvete.

A Finamac ensina como criar, balancear e reproduzir uma receita para que você consiga preparar sorvetes premium exclusivos, que só existem na sua sorveteria. Esse fator ajudará a atrair o consumidor e permitirá que seus sorvetes conquistem o público.

Com a mudança no perfil do consumidor brasileiro, que deixou de adquirir bens para consumir experiências, investir no segmento premium é uma maneira de abocanhar uma grande fatia do mercado e manter a sorveteria relevante. Considere as dicas que aprendeu aqui e avalie se uma mudança de posicionamento para o segmento premium é vantajosa para o seu negócio.

E aí, pronto para investir em equipamentos e tecnologia que ajudarão você a ganhar mais com sorvete premium? Fale agora mesmo com um de nossos consultores e conheça os produtos da Finamac.