O verdadeiro empreendedor de sucesso é aquele que se preocupa em oferecer produtos e serviços de qualidade excepcional a seus clientes durante toda a interação, desde o primeiro contato com sua marca até a interação pós-venda.

E quando atuamos no ramo de alimentos e bebidas, um produto de qualidade é, também, um produto seguro para consumo e que não oferece nenhum risco à saúde dos consumidores.

Se você quer aprender mais sobre segurança alimentar e higiene na produção de sorvetes, acompanhe-nos ao longo deste post e veja como você pode proteger o seu público ao mesmo tempo em que garante que a sua empresa esteja em dias com as exigências legais. Confira!

A importância da boa higiene na produção de sorvetes

O sorvete é um alimento delicioso. Rico em minerais, gorduras saudáveis, açúcares e proteínas, não é de se admirar que essa sobremesa seja unanimidade no Brasil e em todo o mundo.

Entretanto, os mesmos fatores que fazem com que nós apreciemos tanto o sorvete, são também os que o tornam interessante para microrganismos presentes na atmosfera e que podem ser nocivos à saúde: elevado teor nutritivo e calorias bem acessíveis.

Além disso, por ser confeccionado muitas vezes com leite e ovos, ambos ingredientes delicados, o sorvete pode se tornar um excelente meio para a proliferação de bactérias, desde que não sejam feitos os procedimentos de higiene adequados.

Para garantir a higiene na produção de sorvete e entregar um produto delicioso e seguro, é fundamental que sejam seguidos os procedimentos de limpeza apontados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Cuidados na higienização da sua máquina de sorvetes

Independentemente das regras apontadas pelos órgãos competentes, todo equipamento requer manutenção frequente e adequada para que continue funcionando de forma ideal, e o mesmo princípio se aplica à sua máquina de fazer sorvete.

Deixar de executar os procedimentos corretos de limpeza, além de pôr em risco a saúde dos seus clientes, também compromete a qualidade final do seu produto, alterando a consistência e o sabor do sorvete. Além disso, a falta de manutenção adequada vai, com o tempo, prejudicar seu equipamento, causando transtornos e um custo de reparo elevado.

Obviamente, cada equipamento terá necessidades de limpeza e manutenção específicas, e você sempre deve procurar instruções detalhadas de limpeza e operação no manual de instruções ou diretamente com o fabricante.

Apesar disso, existem orientações que podem e devem ser seguidas sempre que se proceder a um processo de higienização de quaisquer equipamentos de processamento de alimentos, e o mesmo vale para máquinas de sorvete. 

Dicas de limpeza da sua máquina de sorvetes

Siga as dicas que separamos e garanta que sua máquina esteja sempre perfeita para a produção de sorvetes e gelados de alta qualidade:

  • garanta a sua segurança: o primeiro passo para lidar com qualquer equipamento é garantir que a sua segurança pessoal esteja preservada. Certifique-se de que a máquina está desligada da fonte de alimentação e de que você está protegido de quaisquer partes cortantes;
  • esvazie a máquina: uma vez que você tenha certeza de que a máquina está devidamente desligada, esvazie os compartimentos em que ainda haja sorvete. Se a produção for recente e ainda estiver boa para consumo, armazene-a em um recipiente adequado e na temperatura correta;
  • desmonte as partes móveis: seguindo as instruções fornecidas pelo fabricante da sua máquina, desmonte as partes móveis uma a uma, a fim de facilitar sua limpeza;
  • lave e seque tudo: proceda então com a lavagem das peças, sempre usando detergente neutro e uma esponja macia umedecida. Caso o fabricante indique o uso de algum produto específico nessa etapa do processo, sempre dê preferência às indicações de fábrica. Em seguida, seque tudo com um pano limpo e macio, que não solte fiapos;
  • finalize a limpeza e remonte o equipamento: por fim, termine a limpeza com álcool 70%, a fim de esterilizar completamente as bactérias e demais microrganismos presentes. Deixe que o álcool evapore naturalmente e, então, remonte sua máquina.

A higiene do manipulador

De nada adianta que sua máquina seja limpa de forma detalhada e cuidadosa todos os dias se a pessoa que manipula o equipamento e produz o sorvete não tem cuidados com a sua higiene pessoal, não é mesmo?

Os cuidados a serem tomados pelos manipuladores são:

  • Tomar banho todos os dias;
  • Usar unhas sempre curtas e limpas;
  • No caso dos homens, trazer barba e bigode sempre bem feitos;
  • No caso das mulheres, não usar esmaltes ou bases de qualquer tipo;
  • Lavar adequadamente as mãos antes de começar a produção, sempre que for ao banheiro, tossir, espirrar ou entre uma produção e outra;
  • Trazer os cabelos presos e cobertos por touca;
  • Usar uniformes sempre limpos e em bom estado de conservação, com trocas diárias.

As normas da ANVISA para produção de sorvetes

Existem duas portarias da ANVISA que afetam a produção e comercialização de sorvetes. A primeira delas é a RDC 216/04, que estipula normas gerais para serviços de alimentação.

Já a RDC 267/03 trata mais especificamente de estabelecimentos industrializados de gelados comestíveis, que é o caso dos sorvetes. Vale a leitura da portaria completa, mas podemos destacar alguns artigos de maior relevância:

  • “4.4.3. A pasteurização deve atender às seguintes condições mínimas: no processo contínuo (HTST), 80°C por 25 segundos, ou no processo em batelada (batch), 70°C por 30 minutos”;
  • “4.5.1. A mistura deve ser resfriada, imediatamente após a pasteurização, à temperatura de 4°C ou inferior”;
  • “4.6.1. Quando realizada a maturação deve-se manter a mistura em temperatura de 4°C ou inferior por no máximo 24 horas”;
  • “4.10.3. As condições de armazenamento devem manter a integridade e qualidade sanitária do produto final, sendo a temperatura do mesmo igual ou inferior a -18°C”.

Como vimos, a higiene na produção de sorvete é muito importante, mas com algumas medidas simples e com o acompanhamento constante você pode garantir a saúde e a segurança alimentar dos seus clientes.

Gostou do nosso material sobre higiene na produção de sorvete? Tem alguma dúvida sobre o assunto? Se você quiser saber mais sobre os procedimentos e equipamentos necessários para abrir uma sorveteria de sucesso, é só entrar em contato conosco!

Powered by Rock Convert