O veganismo é uma filosofia de vida que exige que seus participantes deixem de consumir todo e qualquer produto de origem animal. Como a maioria dos sorvetes comuns leva leite em sua composição, esses produtos são proibidos para veganos praticantes, uma fatia considerável do mercado que não é atendida pelas sorveterias tradicionais.

O que é sorvete vegano? Essas opções são tendência porque não servem exclusivamente àqueles que deixaram o consumo de produtos animais para trás. Quem sofre de problemas gastrointestinais, como a intolerância à lactose, também pode beneficiar-se com sorvete vegano, já que ele exclui a proteína que causa mal-estar em quem convive com esse problema.

Cada vez mais os clientes estão atentos para tendências de bem-estar e mudanças de estilo de vida, que tornam os sorvetes veganos mais atraentes. No artigo de hoje, mostramos quais são as vantagens de uma sorveteria investir nesses produtos e por que você deveria fazer isso o quanto antes. Continue a leitura para entender!

Aumento da participação no mercado

Neste exato momento, há uma grande parcela de consumidores que não é atendida pela sua empresa, se ela não faz sorvetes veganos: quem é adepto ao veganismo e clientes com restrição ao consumo de lactose.

Colocar essas pessoas no seu radar, produzindo sorvetes que consideram as necessidades especiais desse público, é uma maneira de expandir seu nicho de clientes e a participação do seu negócio no mercado de sorvetes. Por isso, não se concentre apenas na produção de sorvetes veganos para serem consumidos na loja. Faça picolés, envase os sorvetes para viagem e garanta que eles passem a ser a sobremesa favorita dos veganos da sua região.

Diferenciação entre sua marca e a concorrência

Quantos dos seus concorrentes oferecem sorvetes para dietas especiais hoje? Faça um benchmark do mercado local para entender se essas opções estão disponíveis no mercado, avaliar o grau de satisfação dos consumidores com elas (se estiverem presentes) e identificar que sabores e coberturas não podem faltar na sua linha de sorvetes veganos.

Ter opções que contemplam dietas especiais é um diferencial competitivo e tanto para sua marca. Além de sorvetes veganos, você também pode investir em picolés sem adição de leite e sobremesas que não levam açúcares entre seus componentes, para expandir a cartela de opções para os clientes com essas necessidades, desde aqueles que estão de dieta aos que têm restrições ao consumo desses produtos por problemas de saúde.

Variação no cardápio da sorveteria

Os sorvetes veganos é uma excelente opção para quem quer diversificar ainda mais o cardápio da sorveteria. Além de poder investir em sabores inusitados para compor a linha de sorvetes sem adição de leite, um empreendedor pode variar dentro do próprio cardápio vegano, trocando o substitutivo de leite utilizado para dar consistência aos sorvetes.

Vários vegetais são utilizados para fazerem substitutivos de leite, como as amêndoas, a castanha de caju e a soja. Experimente variar entre esses “leites” conforme a disponibilidade ou o custo-benefício indicarem. Isso permitirá que você tenha sempre vários produtos veganos, sem precisar cobrar muito mais por eles do que pelos sorvetes comuns.

Sorvete vegano como produto Premium

Outra opção é trabalhar os sorvetes veganos como produtos Premium, usando a diferenciação de preço a seu favor. Sabores mais elaborados, pedaços de frutas, toppings e de outros alimentos veganos, como biscoitos e doces integrados à massa do sorvete, criam um produto mais elaborado e atrativo para o consumidor, que pode ser precificado de maneira diferente pela sua sorveteria.

Pesquise receitas populares entre veganos e adapte seus componentes para que possam ser consumidos na forma de sorvete, mas também customize receitas populares e tradicionais para que os veganos sejam contemplados por elas. Há uma infinidade de estratégias na hora de definir o cardápio vegano da sorveteria, e você deve estar atento ao feedback dos clientes para conseguir ir de encontro às expectativas e ganhar mais espaço no mercado com seu sorvete vegano.

Potencial para entrar em novos mercados

Nem todas as sorveterias fazem o sorvete vegano, o que significa que sua empresa, ao começar a produzir esses alimentos, ganha a chance de se tornar fornecedora de produtos da categoria para outros empreendimentos na sua região. Padarias, supermercados e lojas de conveniência, por exemplo, sempre vendem sorvete, mas raramente contam com uma opção vegana para atender a esse nicho de clientes.

A sua empresa pode embalar produtos e vender não apenas direto ao consumidor, mas também para negócios como esses. Assim, ela aumenta sua presença e familiaridade no mercado local e ganha muitas novas oportunidades de negócio.

Promoção da empresa com sorvetes veganos

Os sorvetes veganos são, também, uma excelente estratégia para promover sua empresa. Materiais exclusivos, postagens em redes sociais e outros esforços promocionais podem ganhar um diferencial a mais com selos que evidenciam a ausência de componentes animais em parte dos sorvetes da sua linha de produtos.

Esses selos também servem para fazer com que as embalagens fiquem mais atraentes para o consumidor, e ele seja convidado a experimentar um sabor que ainda não conhecia. Não se esqueça de colocá-los em todos os produtos da linha vegana para chamar atenção dos clientes que têm dietas com restrição a lactose e outros componentes do sorvete comum.

O Brasil é um mercado em expansão para marcas que se preocupam em oferecer produtos diferenciados, como os sorvetes veganos. Além da parcela da população que adere a esse regime, quem tem intolerância à lactose ou não pode, por um motivo ou outro, consumir o leite comum, tende a se beneficiar do aumento da oferta de produtos lac free, como os sorvetes veganos.

Investir nessa novidade vai diferenciar sua sorveteria dos concorrentes, abrir um novo espaço para ela no mercado e influenciar no número de vendas e na fidelização de clientes. É possível fazer sorvetes veganos de vários sabores, usando os substitutos de leite. Começar a oferecer esses produtos o mais rápido possível fará com que os clientes sempre se lembrem da sua empresa ao pensar em sorvete vegano.

Gostou de conhecer mais sobre essa tendência e entender por que é boa ideia investir no sorvete vegano? Pronto para começar a produzir esses alimentos? Fale agora mesmo com um consultor da Finamac e veja como podemos ajudar!