O mercado de sorvetes está em constante crescimento. Além de manter uma demanda sempre crescente, ele também garante novos produtos e tendências anualmente, o que estimula ainda mais o investimento de diversos empreendedores nessa área.

Para quem está pensando em começar o próprio negócio e ainda não sabe qual é a melhor opção de mercado para fazer o investimento, o ramo alimentício pode ser uma boa ideia.

No entanto, para ter uma sorveteria self service de sucesso, é preciso ficar de olho em algumas questões. Existem estratégias e ações que é o alicerce da empresa e que sem elas raramente o negócio caminhará para um futuro promissor.

Quer saber quais são os passos essenciais para abrir uma sorveteria self service bem-sucedida? Continue a leitura.

1. Pesquisar sobre o mercado

O primeiro passo para ter uma sorveteria self service de sucesso é estudar sobre seu mercado de atuação. É importante que você tenha em mente quais são as expectativas dele, as novas tendências e como você pode adequar-se a elas.

Tenha em mente algumas empresas nas quais você admira e se espelha e acompanhe o trabalho que elas realizam.

Não se esqueça, também, de avaliar os concorrentes e levantar estratégias que estão sendo usadas por eles. O segredo de uma sorveteria self service de sucesso é saber atender o consumidor com excelência e destacar-se da concorrência, reforçando seus diferenciais competitivos.

2. Entender o público alvo

Conhecer seu público é um passo importantíssimo para conseguir criar um negócio de sucesso. Nesse momento, você precisa estudar:

  • quem é seu consumidor;
  • quais são suas necessidades;
  • quais são seus desafios;
  • que tipo de solução ele espera da sua sorveteria;
  • em quais canais de comunicação ele busca por informações;
  • que tipo de conteúdo consome;
  • que tipo de linguagem é a mais adequada.

No mercado de sorveterias, existe uma infinidade de possíveis segmentos baseados na necessidade do público. O público família, por exemplo, exige uma estrutura e um atendimento diferentes de um público mais jovem e “moderninho”, que certamente está procurando por sorvetes e ambientes mais “instagramáveis”.

Entender seu consumidor será fundamental para definir como será a estrutura da sua sorveteria, o cardápio, os argumentos de venda e a comunicação.

3. Adquirir conhecimento sobre o segmento

Estudar e se manter-se atualizado sobre o mercado de sorvetes também é importante para construir uma sorveteria de sucesso.

Para isso, é interessante fazer cursos focados nesse mercado, para aprender a produzir sorvetes, picolés, açaí e outras alternativas. Também é fundamental fazer um bom curso de gestão de negócios, para que você consiga fazer uma boa gestão de estoques, de fornecedores, financeira, assim como outros detalhes que são cruciais para a longevidade da sua sorveteria.

4. Definir uma boa localização

A localização da loja é um fator determinante para seu sucesso. Afinal, ela precisa estar em um lugar de grande rotatividade de pessoas, ser acessível e permitir que seus consumidores cheguem até lá com facilidade.

Por isso, antes de abrir sua sorveteria, faça uma boa pesquisa sobre a região de interesse, veja quais são os pontos mais movimentados e promissores.

Analise, também, as lojas e empresas que estão nas redondezas e veja se elas estão estabelecidas ou se a rotatividade delas é muito grande.

5. Diversificar a oferta de produtos

Apesar de sorveterias terem produtos básicos característicos do mercado, é muito importante saber diversificar essa oferta.

A diversificação pode ser por meio do lançamento de novos produtos (picolés, paletas, milkshakes) ou da criação de um cardápio especial e diferenciado em cada estação, como sorvetes e sobremesas mais elaborados para o inverno, sabores da primavera e outras opções.

Para isso, acompanhe as tendências e veja quais novos sabores podem ser explorados dentro do seu negócio.

6. Investir em máquinas para sorvete

O maquinário é a base de uma sorveteria self service de sucesso! É com ele que você conseguirá produzir todos os produtos com qualidade e de forma mais simples e prática.

Por isso, é importante investir em um maquinário de qualidade, que seja capaz de atender às suas demandas e possua uma estrutura que realmente garanta a produtividade e a segurança.

Faça uma pesquisa sobre os melhores nomes do mercado e veja quais deles realmente cabem no seu bolso.

Uma dica: o maquinário da Finamac é uma opção muito buscada pelos empreendedores, por garantir performance e qualidade em seus produtos!

7. Ter um espaço adequado para crianças

Quando pensamos em sorveteria, é comum pensarmos em família e crianças. Pensando nisso, para conseguir ter ainda mais destaque no mercado, é importante ter um espaço adequado para receber os pequenos.

Isso porque, muitas vezes, ir à sorveteria é um programa de família nos fins de semana, e garantir aos pais o conforto e a tranquilidade de ter um espaço adequado pode ser um diferencial na hora de escolher o destino do passeio.

8. Ter uma boa estratégia de comunicação

Por último, mas não menos importante, ter uma boa estratégia de comunicação é necessário para alcançar seu público e mostrar a ele todas as vantagens e os diferenciais da sua sorveteria self service.

Depois de já ter feito seu estudo de público alvo, você certamente já sabe em quais canais eles estão, que tipo de conteúdo consomem o como sua empresa pode entregar valor para essas pessoas.

Com base nisso, será possível definir quais canais de comunicação serão trabalhados e como fazer essa tarefa de forma mais estratégica e assertiva.

É interessante ter um calendário de conteúdo que permitirá que você direcione suas estratégias de comunicação de acordo com as sazonalidades do ano, interagindo com seu público em qualquer estação.

Para ter uma sorveteria self service de sucesso, é fundamental manter-se atualizado, tanto sobre o mercado, quanto sobre seus consumidores. Conhecer essas pessoas e conseguir entregar a elas exatamente a experiência que elas procuram é fundamental para aumentar a clientela, o lucro e, claro, a fidelização desses consumidores.

Além disso, um bom maquinário também faz a diferença: ele garante performance e permite que você entregue sorvetes com muito mais qualidade – e esses detalhes são fundamentais para a experiência dos clientes.

A Finamac, especialista no mercado de sorveterias, oferece soluções diferenciadas para seus consumidores: além de comercializar máquinas também oferece de cursos e treinamentos para garantir a qualidade e praticidade dos empreendedores no dia a dia.

Quer aprender mais conosco e descobrir como podemos te ajudar? Entre em contato!